Cortar as unhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta jun 25, 2004 1:11 pm

Olá a todos!
Lembri-me que os novos donos devem estar agora a pensar em cortar as unhitas dos seus agrafadorzinhos arranhadores. É muito importante corter-lhes a unhas, pois se estas crescem demais dificulta-lhes o andar e podem mesmo levar a deformações nas patinhas. Além disso, à medida wque crescer, cresce também a veia depois da qual se deve fazer o corte. E quanto maisor a vei a estiver, mais compridas as unhas ficarão. É um círculo vicioso que não convém sequer começar. Por isso , respirar fundo e mãos à obra.
A primeira vez que cortei unhas a um furão acabei com a camisola toda transpirada: os nervos eram muitos e a trabalheira foi incrível. Nenhum furão gosta de cortar unhas.também. :D E mesmo assim as unhas das minhas meninas são transparentes, ainda bem: dá para ver a veiazinha e não errar o corte.
De início, tinha um medo terrível das mordidelas da Nina, que faziam sangue. Por isso, era eu, o Nuno e um par de luvas de cabedal grossas. O segurar a bicharoca era a parte mais difícil, por causa do espernear, do torcer o corpo, o receio de cortar demais er a magoar.
Com o tempo fui ganhando mais confiança e passou a uma só luva. Depois lembrei-me de um artigo que li e que sugeria deitar uns pingos de FerreTone na barriguita deles. Milagre: agora não custa nada, ficam muito entretidas a lamber-se e nem ligam.
Ainda não vi por aí à venda o famoso FerreTone, mas é um produto que eu aconselho mesmo a mandarem vir de Inglaterra. Além de lhes deixar o pêlo muito bem condicionado com as vitaminas que tem, é a melhor goluseima que lhes podemos dar, acreditem. Até se lambem!
PeaceFerrets
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 5:10 pm

sexta jun 25, 2004 1:26 pm

a partir de k idade lhe podemos cortar as unhas?
e de 15 em 15 dias?
saudações foristas
paz
ines_faria
Membro Veterano

sexta jun 25, 2004 5:15 pm

Eu penso que não há uma idade mínima, mas durante os dois primeiros meses não é preciso. A Dotty cortou as unhas pela primeira vez no dia em que fez 3 meses (esta semana).
Mas tudo depende do crescimento das unhas e cada furão será um caso. A Nina, por exemplo, só precisa de cortar as unhas das patas da frente cada 2/3 semanas, e as de trás com muito menos frequência (uma vez por mês).
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

sexta jun 25, 2004 8:13 pm

Ai, ai :roll:
Quem me dera que as da Mina demorassem mais tempo para crescer.
Até parece que têm adubo :o ;)

beijinhos
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

terça jun 29, 2004 2:41 pm

Inês,
o Rufo está com 2 meses e as unhitas dele arranham bastante, será que já podemos cortá-las?! Eu acho que ainda é tão pequenino, mas o outro dono anda constantemente arranhado :lol: , diz que magoa mais com as unhas do que com os dentes! :D
Qual a tesoura mais indicada?
Bronsom
Membro
Registado: segunda abr 26, 2004 4:05 pm

terça jun 29, 2004 3:57 pm

:) O Bronsom odeia que corte a sua unha,quando vou fazer isso tenho a ajuda da minha filha.Mesmo assim temos que distraí-lo de todas as formas possíveis e imposíveis. :? Que trabalhão.
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

terça jun 29, 2004 4:35 pm

A tesoura que comprei para cortar as unhas da Mina é uma daquelas que se usa para cortar as unhas dos gatos.
Podes vê-las aqui: http://www.ferretstore.com/nailcare3.html
ines_faria
Membro Veterano

terça jun 29, 2004 5:03 pm

Eu também uso as de gatinho, há à venda em qualquer hipermercado e são pequeninas. Eu cortei as unhitas da Dotty porque já estavam a passar o limite do humanamente suportável. Eu acho que com dois meses as unhas já podem ser cortadas, especialmente porque as unhas "de leite" ;) são muuuuito afiadinhas.
Depois contem como foi! :p
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 7:40 am

Olá a todos: :)
Eu tambem corto as "garras" das feras com um corta-unhas de gatos... Mas um dos nossos tambem serve se tiverem cuidado a cortar.
Andei à procura de um site que mostrasse como se cortam as unhas aos furões com imagens, mas não encontrei. Assim, fica aqui um de gatos (o procedimento é o mesmo). Tem uma imagem em que se vê claramente como cortar a unha :)
http://www.catscratching.com/htmls/article.htm

Beijinhos,
Rita
PeaceFerrets
Membro

quinta jul 08, 2004 3:06 pm

sem falar das unhas, mas sim das orelhas, suponho k ao limpa-las seja só a "cartilagem", :?: por axim dizer...
é existe uma parte k tb se vê, a mai interna, k tem axim um aspecto pro rugoso, mas k ñ se deve limpar, ou deve? é k tenho medo de a magoar...

thanks

paz
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta jul 08, 2004 4:03 pm

Essa parte costuma acumular cera e ácaros. Há um produto próprio para as limpar, quando um dia ela for ao vet, ele vê ao microscópio se ela tem ácaros, é uma cera escura que se acumula.
Pode se limpar com muito cuidado se estiver escura, com óleo de amêndoas doces ou soro fisiológico.
O meu vet mandou-me limpá-las (não as minhas, as do Opale...) com um cotonette embebido em Fronteline, que se compra na farmácia.

MHZ
PeaceFerrets
Membro

quinta jul 08, 2004 4:10 pm

mais uma vez thanks mhz...certo, tem de ser com muito cuidado então.
suponho k poxa ser tb com algodão apenas, em vez de cotonete, ñ sei é se lá xega, mas a cotonete, um movimento brusco e pode ser perigoso...então vou arranjar frontline, tb serve para limpar os olhos?

um abraço

paz
MHZ
Membro Veterano

quinta jul 08, 2004 7:30 pm

Peaceferrets, expliquei-me mal!

O Frontline é um medicamento contra parasitas, pulgas, ácaros...
De modo que só lhe dá Frontline se necessitar, o que me parece que não é o caso.
Agora limpe as orelhas com o óleo morno, porque frio não gostam, até um pouco de azeite pode servir ou soro fisiológico.
O meu tem ácaros, por isso lhe limpo as orelhas com o Frontline e com ordem médica.

E NUNCA lho ponha nos olhos. Pode limpar simplesmente com água.
Como vai agora à vacina, peça ao vet para ele espreitar as orelhas da "menina"

MHZ
PeaceFerrets
Membro

sexta jul 09, 2004 8:24 am

bons dias!
então soro fisiológico tb ñ devo meter nos olhos né?
e suponho k este ñ seja preciso akexer ;)
poix, em relaxão ao frontline, ontem fui à farmácia e foi o k eles me dixeram :p
vá mhz, thanks.

um abraço

paz
MHZ
Membro Veterano

sexta jul 09, 2004 8:43 am

PeaceFerrets

Qualquer coisa fria que se coloque nos ouvidos, é sempre incomodativa e num animal tão irrequieto como este, resulta que depois ele mais irrequieto fica.
O meu, quer seja morno, quer seja frio, estrebucha sempre e é uma canseira para qualquer dessas limpezas, de modo que já não estou para amornar o líquido quando lhas limpo. ;)
E a minha vingança...

Quanto aos olhos, confesso que nunca lhos limpei nem vi necessidade, mas água simples serve.
O que faço muitas vezes é passar-lhe uma toalhinha Dodot como a Moya me ensinou e ficam muito cheirosinhos (pena ser por pouco tempo...)

MHZ
Responder

Voltar para “Furão”