Olá,
Já cá não venho há uns tempos, mas agora preciso da vossa ajuda/conselhos/opinião.
Este fim de semana fui para fora (tal como já aconteceu muitas vezes). Na sexta ao fim do dia troquei a areia dos gatos (são dois). Quando voltei no Domingo, estavam dois "presentes" na sala (leia-se cócós..). Achei estranho, dado não ser comum, mas pronto, pensei "coitados, deu-lhes uma dor de barriga, foram a correr para a casa de banho e já não foram a tempo". MAS na segunda de manhã, quando acordo, estava OUTRO cócó na sala, precisamente no mesmo sitio dos outros. Mas uma vez deixei passar. E hoje, quando acordei, tinha OUTRA vez mais um cócó, e mais uma vez no mesmo sitio. Pelo que agora não sei o que pensar...não há motivo para isto, e nem sei qual dos dois anda a semear presentinhos na sala...só sei que a areia está limpa, e eles nunca me tinham feito isto. Quanto muito, às vezes fazem à porta do wc, quando acham que está muito sujo. Mas até isso é raro, porque tenho muito cuidado em manter a areia limpa.
Conclusão: hoje já tive que deixar a sala fechada, o que me chateia porque gosto que eles andem à vontade. Mas caramba...também não posso deixá-los a achar que a sala é um wc gigante para eles, não é?
Não houve alterações lá em casa que pudessem originar um comportamento destes. Já fui para fora muitas outras vezes, e nunca fizeram isto, por isso não pode ser uma "represália". Os gatos têm 3 e 2 anos respectivamente, praticamente sempre viveram juntos. Ele é castrado e ela não.
Venho aqui pedir a vossa ajuda. Já vos aconteceu? E o que é que eu posso fazer para eles perceberem que a sala NÃO É a casa de banho nova deles???
Obrigada desde já por eventuais respostas.
Fiquem bem,
Scooby
Será que alguém me poderá ajudar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Olá!
Eu tive o mesmo problema há 2 anos quando estive fora duas semanas de férias... Quando voltei um deles defecava fora do WC...
Tente ver se não há mais nenhuma alteração no ambiente deles...
Se a gata não é esterilizada pode ser uma forma de marcar território e chamar outros gatos para junto dela, uma vez que os gatos normalmente enterram as fezes para não serem detectados por outros animais (predadores) e quando não o fazem é mesmo uma forma de chamarem a atenção sobre eles...
No meu caso, após algum tempo (1 ou 2 meses) deixou de acontecer...
Boa sorte e o melhor é mesmo manter a sala fechada enquanto durar a perturbação!
Cumprimentos,
Susana
Eu tive o mesmo problema há 2 anos quando estive fora duas semanas de férias... Quando voltei um deles defecava fora do WC...
Tente ver se não há mais nenhuma alteração no ambiente deles...
Se a gata não é esterilizada pode ser uma forma de marcar território e chamar outros gatos para junto dela, uma vez que os gatos normalmente enterram as fezes para não serem detectados por outros animais (predadores) e quando não o fazem é mesmo uma forma de chamarem a atenção sobre eles...
No meu caso, após algum tempo (1 ou 2 meses) deixou de acontecer...
Boa sorte e o melhor é mesmo manter a sala fechada enquanto durar a perturbação!
Cumprimentos,
Susana
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Assim na sala nunca me aconteceu.
Tente limpar bem o local onde têm feito pois se voltam ao mesmo sítio é porque conseguem cheirar ainda alguma coisa, talvez tenha de usar aqueles detergentes com enzimas. Experimente também pôr sumo de limão no local...
A gata está com o cio? De qualquer forma já ouvi falar de gatas com o cio a marcar território com xixi, com cóco nunca ouvi... As fezes estão normais ou são moles?
Tente limpar bem o local onde têm feito pois se voltam ao mesmo sítio é porque conseguem cheirar ainda alguma coisa, talvez tenha de usar aqueles detergentes com enzimas. Experimente também pôr sumo de limão no local...
A gata está com o cio? De qualquer forma já ouvi falar de gatas com o cio a marcar território com xixi, com cóco nunca ouvi... As fezes estão normais ou são moles?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
A sala tem tapetes?
Houve uma altura que a Iscas andava maluca com o tapete, provavelmente gostou da textura e fazia o mesmo, não arranjou nenhum tapete novo?
De qualquer maneira coloque papel de alumínio ou aquele de encapar os livros escolares no sítio, se apanhar algum no flagra borrife-o com água ou abane as chaves
a ver se desistem da ideia
. Porque não gostam nem desses barulhos nem das patitas meias coladitas 
Houve uma altura que a Iscas andava maluca com o tapete, provavelmente gostou da textura e fazia o mesmo, não arranjou nenhum tapete novo?
De qualquer maneira coloque papel de alumínio ou aquele de encapar os livros escolares no sítio, se apanhar algum no flagra borrife-o com água ou abane as chaves

Olá,
Obrigada pelas respostas. Vou tentar responder a todas as perguntas que me fizeram, mas posso esquecer-me de alguma
Não houve nenhuma alteração ao ambiente deles. Como disse, está tudo exactamente igual...também não comprei nenhum tapete novo. Aliás, não comprei nada novo. As fezes são normalissimas, e não moles...e a gata não está com cio.
Já me tinha ocorrido isso de ser ela a marcar território...mas tb achava que isso era feito com xixi...não sei o que pensar.
Quanto a ficar bem limpo, fica de certeza. Logo que dei de caras com os presentinhos, limpei o chão com lixivia. Mas eles continuaram a ir lá...vou tentar o sumo de limão...
Enfim..odisseias de quem tem gatos
Obrigada pelas respostas. Vou tentar responder a todas as perguntas que me fizeram, mas posso esquecer-me de alguma

Não houve nenhuma alteração ao ambiente deles. Como disse, está tudo exactamente igual...também não comprei nenhum tapete novo. Aliás, não comprei nada novo. As fezes são normalissimas, e não moles...e a gata não está com cio.
Já me tinha ocorrido isso de ser ela a marcar território...mas tb achava que isso era feito com xixi...não sei o que pensar.
Quanto a ficar bem limpo, fica de certeza. Logo que dei de caras com os presentinhos, limpei o chão com lixivia. Mas eles continuaram a ir lá...vou tentar o sumo de limão...
Enfim..odisseias de quem tem gatos

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Parece um comportamento tipíco de birra por ficarem sozinhos. O que é estranho já que para eles é normal.
Muitas vezes os animais fazerem fora do wc significa que existe alguma doença, não notou nenhuma alteração?
Beijokas
Kathleen
Parece um comportamento tipíco de birra por ficarem sozinhos. O que é estranho já que para eles é normal.
Muitas vezes os animais fazerem fora do wc significa que existe alguma doença, não notou nenhuma alteração?
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
A lixívia ainda atrai mais
não limpe com ela, pode ter aí a resposta. 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
As fêmeas em cio tanto marcam com urina como com fezes. Saliento que nem todas têm cios nítidos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Tb não sabia que podiam marcar com cocó...
A minha tb nunca fez cocó fora do WC, mas xixi meu Deus! uma vez até dentro do microondas fez questão de deixar lá umas pingas... nunca mais deixei a porta do microondas aberta! á porta da minha casa de banho tb faz qd acha que o dela não está mt limpa, mas agora desde que foi operada e não tem mais cio, já não tenho que me preocupar!
Olha segue o conselho, não laves com lixívia (só o WC deles para os atrair a irem lá fazer) e tenho a certeza que as rodelas de limão vão fazer milagres
a Clara Detesta limão e laranja! só de me ver com um ou outro na mão encolhe logo as orelhas e semiserra os olhos...
Tb se deixares a porta da sala fechada uns tempos não faz mal e qd tiveres em casa vai observando o comportamento a ver qual o pestinha que te "presenteia" se o apanhares na altura, pega nos cocós com um saco enfiado na mão e no gato leva-o ao WC deles e deixas lá ele e o cocó dele, fala duro com ele, pode ser que se aperceba que anda fazendo asneira!
São Gatices!
A minha tb nunca fez cocó fora do WC, mas xixi meu Deus! uma vez até dentro do microondas fez questão de deixar lá umas pingas... nunca mais deixei a porta do microondas aberta! á porta da minha casa de banho tb faz qd acha que o dela não está mt limpa, mas agora desde que foi operada e não tem mais cio, já não tenho que me preocupar!
Olha segue o conselho, não laves com lixívia (só o WC deles para os atrair a irem lá fazer) e tenho a certeza que as rodelas de limão vão fazer milagres

Tb se deixares a porta da sala fechada uns tempos não faz mal e qd tiveres em casa vai observando o comportamento a ver qual o pestinha que te "presenteia" se o apanhares na altura, pega nos cocós com um saco enfiado na mão e no gato leva-o ao WC deles e deixas lá ele e o cocó dele, fala duro com ele, pode ser que se aperceba que anda fazendo asneira!

São Gatices!