os gatos sao propriedade ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
alexasrosa
Registado: quinta jul 18, 2002 7:38 pm

quinta jul 18, 2002 7:49 pm

olá a todos!
Estou a traduzir um livro sobre o comportamento dos gatos e numa das secções diz que os gatos não são considerados como propriedade e portanto os donos não são imputaveis por lei. Este livro é ingles... e eu não conheço a ligeslação portuguesa a esse respeito. Alguem me pode ajudar ?
Obrigada desde já
Alexa
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 18, 2002 10:15 pm

olá
pois em portugal, os animais são considerados propriedade dos donos. é uma questão de procurares na net a legislação sobre animais.
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sexta jul 19, 2002 12:27 am

Se perguntares ao Dr Gonçalo que é um querido e é da parte de Bem Estar Animal Da LPDA (Liga) ele sabe de certeza pois mexem imenso com leis.
Luazul
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 10:48 pm

sexta jul 19, 2002 1:21 am

oi :p
pela lei portuguesa o gato é sempre da propriedade de quem o teu, so em casos expecificos é que isso nao acontece mas para teres mesmo acerteza podes perguntar em forums de gatos ou procurar na net!

bjs
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo jul 21, 2002 11:21 am

Olá

Que eu saiba, os gatos, tal como os cães, são considerados propriedade dos donos e, portanto, os donos são imputáveis. No caso, como se trata de uma tradução, e dependendo do livro, acho que bastaria incluir uma "nota da tradutora" chamando a atenção para a diferente legislação em Portugal. :)

Fique bem

Florinda Lopes
Ilsa
Membro Júnior
Registado: segunda jul 22, 2002 12:18 pm

segunda jul 22, 2002 4:20 pm

Olá,
Li muito recentemente um artigo onde se referia que os animais são responsabilidade dos respectivos donos, salvo casos excepcionais, como por exemplo quando são entregues a terceiros para deles tomarem conta (p.ex. altura de férias) e nessa situação são essas pessoas responsáveis por quaisquer danos causados pelo animal.

Cumprimentos
:)
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

terça jul 23, 2002 9:33 am

Oi Alexasrosa!

Ontem no fórum sobre cães, discutiu-se a questão do número máximo de animais permitido por lei, que cada pessoa pode ter na sua habitação. Daí depreende-se obviamente, que tanto cães e gatos são propriedade dos donos.
Um membro daquele fórum (Paulo C.), inclusivé, colocou-nos à disposição o diploma que regulamenta a questão em causa. Deixo-te aqui o mesmo, pois pode servir-te de ajuda para o que necessitas:
http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 7_2001.htm

Jinhos,

Rita Santos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jul 23, 2002 9:01 pm

olá
há coisas que me irritam tanto que nem sei bem por onde começar. isto a propósito do número limite de animais e da legislação que o regula. há pessoas que não deviam ter um único animal. estou a falar nas suas incapacidades, nomeadamente de espaço. acontece que pelos vistos a lei estipula um número máximo de 4 animais/prédio urbano. será a mesma coisa viver numa casa de 50 m2 ou 500? se calhar na primeira, 4 animais estão apertados, na última perdem-se de vista. depois há a questão da higiene. a primeira coisa que faço quando me levanto é limpar a casa e o quintal. é um ritual que dura há anos. não me preocupa só a questão de se contraírem doenças como não gosto de viver num pardieeiro. entretanto, a minha vizinha do lado tem apenas um cão. o cheiro é tão nauseabundo que me custa ir para aquele lado do quintal. em queixa que fiz ao ministério público, estes vizinhos não estão a cometer um crime ao tratarem o animal daquela forma. eu sim, porque violo a lei.
não são meras discussões teóricas, estas que estou a fazer. os meus vizinhos maravilhosos de lx já se estavam a preparar para fazer queixa às autoridades por causa do número de animais que possuo. até a vizinha do andar de cima se queixava do barulho que os gatos faziam...ao andar!!! agora, espero que não se lembrem de aprontar nenhuma.
anjaazul
alexasrosa

segunda ago 05, 2002 12:47 pm

Olá
Antes de mais muito obrigada a todos os que se prontificaram a ajudar-me com a questão da propriedade dos gatos.
Infelizmente, a legislação portuguesa é realmente do tempo da pedra lascada. Pouco ou nada se consegue fazer em prol dos direitos dos animais, até porque, por exemplo, não há uma autoridade dedicada a eles, como em Inglaterra. Casos que para nós são banais, de animais mal tratados ou abandonados em quintais e apertados de tal forma que a carne em volta do pescoço fica em ferida, seriam imediatemente objecto de uma deslocação da polícia que os levaria e trataria e de um inquerito que "trataria" dos donos.
Obrigada a todos mais uma vez. Ah... e já traduzi o livro. Vai ser um livro sobre como "ler" as expressões dos gatos e aprender a sua linguagem. Bem engraçado !
Alexandra
alexasrosa

segunda ago 05, 2002 12:48 pm

Olá
Antes de mais muito obrigada a todos os que se prontificaram a ajudar-me com a questão da propriedade dos gatos.
Infelizmente, a legislação portuguesa é realmente do tempo da pedra lascada. Pouco ou nada se consegue fazer em prol dos direitos dos animais, até porque, por exemplo, não há uma autoridade dedicada a eles, como em Inglaterra. Casos que para nós são banais, de animais mal tratados ou abandonados em quintais e apertados de tal forma que a carne em volta do pescoço fica em ferida, seriam imediatemente objecto de uma deslocação da polícia que os levaria e trataria e de um inquerito que "trataria" dos donos.
Obrigada a todos mais uma vez. Ah... e já traduzi o livro. Vai ser um livro sobre como "ler" as expressões dos gatos e aprender a sua linguagem. Bem engraçado !
Alexandra
Responder

Voltar para “Gatos”