A GATA ALICE NÃO COME :(((

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta jul 24, 2002 8:51 am

Olá amigos,

Estou um bocadinho preocupada e preciso de umas opiniões. A minha gatinha Alice (ex Camila!) tem mais ou menos 2 meses e meio e parece-me que come pouco. Não me lembro muito bem como era o Gaspar nesta idade, mas acho que comia mais. A Alice praticamente só come quando lhe ponho o prato à frente! Será que tem alguma coisa a ver com o facto de ela ter tinha?

Outra coisa: quando finalmente juntar os dois, como hei-da fazer para a alice não comer a comida do gaspar e vice-versa? devo dar comida de gatinho aos dois? ou não faz muito mal se ela "atacar" a comida de adulto? (isto, claro, esperando que ela comece a comer normalmente quando já estiver completamente curada!)

Mais uma vez, obrigada e beijinhos
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

quarta jul 24, 2002 9:12 am

Olá Scooby!

Julgo que não deves ficar preocupada com o facto da tua gatinha comer pouco. Há gatos que comem mesmo pouquinho, até abaixo das gramas que lhe estão destinadas consoante o peso. Tenho uma dessas lá em casa! A Magda! É só ossos, mas sempre foi assim desde pequenina!

De qualquer forma, se te tranquiliza mais, aconselho uma conversa com o vet, pois melhor que ninguém ele saberá dizer se está tdo bem com a gatinha. Penso que não terá nada a ver com a tinha.

Agora em relação às comidas de adulto e de junior... isso é que vai ser mais complicado! A Magda, é a mais nova, e na altura foi bastante dificil evitar que comesse a Iam's Light que eu dava para os outros gatos adultos, pois depois dela experimentar esta, nunca mais quis saber da comida de bebé!

Hoje em dia, por causa da doença do Tomás, que exige uma alimentação específica, para que a urina dele não seja tão alcalina, passei a colocar a ração certa em tigelas diferentes consoante o gato a que se destina, que só lhes faculto a horas certas, mantendo o cuidado de distribuir os gatos isoladamente por cada divisão da casa, de forma a que não hajam trocas. Dá muito trabalho, é certo, pois mesmo assim, preciso vigiá-los para que não se escapem e não troquem as comidas.

É uma sugestão!

Jinhos e melhoras para a tinha da gatinha!

Rita Santos
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta jul 24, 2002 9:16 am

Eles quando estão doentes comem muito menos. O que agora fiz com a minha que apanhou bronquite e lhe custa até a engolir foi deitar uns pedacinhos da ração numa tegelinha com um bocadinho de água por uns 4 mn (só o necessário para inchar a ração) e ela devorou tudo!!!

Experimente, pode ser que resulte também.

Melhoras para a Alice,

Caneco
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quarta jul 24, 2002 12:56 pm

Olá

A sugestão do Caneco parece-me boa. Há gatinhos que não gostam de comer ração seca, mas humidificada já gostam. Se ela não tiver diarreia nem problemas digestivos, podes também tentar misturar a ração com um bocadinho de lata, porque aí fica não só mais húmida mas também mais saborosa. Mas se ela ficar com diarreia, é porque a lata lhe está a fazer mal, por isso não dês mais.

Quanto à separação de comidas, de facto, é complicado. A minha Eva nunca gostou de ração para bébés e comeu comida de adulto desde que veio para cá (com 4 meses e meio). Isto porque quando eu punha ração de adulto num prato para a Scarlet e de bébé noutro para a Eva elas comiam sempre ao contrário e a Scarlet começou a ficar uma gorducha. Mesmo quando separava as gatas para comer, a Eva quase não tocava na ração de bébé - comia muito pouco e comecei a ficar preocupada. Falei com a vet, que me disse que se não via grande inconveniente em ela comer ração de adulto, se gostava mais, desde que lhe desse uns suplementos vitamínicos para compensar. Foi o que fiz e a Eva passou a comer muito melhor. Mas a Alice se calhar ainda é muito novinha para comer comida de adulto, mesmo com as vitaminas a acompanhar.... Fala com o teu vet e vê o que ele te diz

Um abraço e as melhoras da menina
Isabel
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta jul 24, 2002 2:10 pm

Acho que deves ir à vet pois pode ter a ver não com a tinha mas com os remédios se ela os lambeu etc. Os bebes também teem muitas vezes prolemas de estomago e vê também se não são parasitas. Experimenta dar outra coisa só para ver se ela tem mesmo fome mas não gosta da ração. Mas pouco, eles às vezes querem comer muito quando gostam e vomitam tudo.

Olha eu sempre tive várias idades e tudo come comida de adulto (ao contrário é que não) e tento dar de vez em quando de bebe quando os outros estão distraidos. Depois acompanho com vitaminas. Nunva tive problema nenhum e todos cresceram. Os meus gatos vão dos 3 meses (a Marta) aos 10 anos (a Augusta). Pelo mesmo motivo não dou senior.
gwenevere
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 9:48 pm

Então noticias????Esperamos. A Alice é um bocadinho de todos.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 24, 2002 9:59 pm

olá
para mim é tão incompreensível um gato comer pouco, que até me espanta. mas acontece. a eva de uma amiga minha é um pisco. comigo só aconteceu a joana comer pouco e depois deixar de comer definitivamente quando adoeceu a sério. não me parece que seja o caso da alice. mas eu não descansava enquanto não soubesse o que ela tem. pelo menos para ficar como a "prima alice" que é a minha batatinha amarela!!!
anjaazul
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta jul 24, 2002 10:03 pm

A minha também é um pisco a comer, então agora que lhe doi a garganta só vai a ração que eu ensopar!
Caneco
anjaazul
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 10:07 pm

bem, em caso de doença, eu sei... mas no seu estado normal, os meus gatos são autênticas máquinas de comer. foram mal habituados, de modo que agora é quase impossível dar-lhe a "dose certa".
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 10:25 pm

Eu não tenho piscos.....buaaaaaa, já viram o que poupava? Mas não, prefiro k comam senão entro em pânico. Eu consigo controlar tudo se comem, se fazem xixi tudo. Sou dona galinha.
icvcabral
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 10:34 pm

Gwen

Como é que consegues controlar quem faz xixi com 19 gatos???? Eu vejo-me grega com 3!!! Agora sei que há um que anda a fazer pouco porque costuma haver 6 ou 7 xixis por dia e 3 cócós nos WC (sim, eu conto, hehehe - sou mãe galinha mesmo), e só tem havido 4 ou 5 xixis. Mas saber qual deles é que faz pouco é outra história.

Beijocas
Isabel
anjaazul
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 10:41 pm

olá isabel
isto não é ser paranóica, mas fazer pouco ou nenhum xi-xi pode ser sinal de infecção urinária. normalmente o gato vai montes de vezes à areia e não consegue fazer. também, acontece, com mais frequência nos gatos. olho vivo!!!
anjaazul
gwenevere
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 10:41 pm

É prática. Só é mais dificil saber quem fez uma diarreia porque tenho uns que não fazem na minha presença. Mas chego lá. E faço ginástica enquanto me levanto e sento para controlar tudo. Tem de ser pois tenho muito medo dos problemas renais.

Acreditas que há donos que estão uma semana sem perceberem que o gato não faz xixi ou não come????Nem dá para acreditar.
caneco
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 11:14 pm

Tem de explicar melhor como sabe quem não urina com 19 gatos!

Caneco
icvcabral
Membro Veterano

quarta jul 24, 2002 11:28 pm

Olá outra vez

Espero que não seja uma infecção urinária, mas não me parece porque a Scarlet já teve uma vez e agora não vejo em nenhum deles os sintomas que ela tinha - ir muitas vezes ao areão e não fazer nada e lamber a vulva a toda a hora. Aí foi fácil perceber o que era e levei-a logo ao vet. Tomou antibiótico e ficou fina, desde que parei com a comida de lata (segundo a vet há gatos que quando comem lata não bebem água e daí ela ter tido a infecção).

Mas agora não vejo sintomas em nenhum gato. Estão todos um bocado moles, mas acho que é do calor. A única coisa que noto é menos xixis no areão, mas, como disse, é difícil controlar quais é que não fazem porque não estou sempre em casa e porque a Scarlet não faz nada à minha frente.

Espero que seja passageiro, mas pelo sim pelo não vou enfiar seringadas de água pelas 3 goelas abaixo

Beijocas
Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”