Praga de carraças invade o País!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

segunda ago 16, 2004 1:06 pm

Eis a noticia da TVI:

" Uma praga de carraças pode estar a afectar o País, de norte a sul. Os produtos insecticidas, habitualmente utilizados, não são suficientemente eficazes e a situação é cada vez mais preocupante.

Os animais mais afectados por esta praga são, já se sabe, são os cães, mas também as pessoas correm sérios riscos de serem vítimas.

O problema é difícil de controlar e as consequências podem mesmo conduzir à morte.

As temperaturas elevadas e a humidade que se tem feito sentir, são as principais causas desta praga, para já difícil de controlar. "

Vamos lá a ter muito cuidado!!! :D

Bryda
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 16, 2004 1:25 pm

Bryda Escreveu: Eis a noticia da TVI:
" Uma praga de carraças pode estar a afectar o País, de norte a sul. Os produtos insecticidas, habitualmente utilizados, não são suficientemente eficazes e a situação é cada vez mais preocupante.
...
:oops:
-Local onde existe maior risco de ataque :
Qualquer onde se encontrem os "nossos" políticos, mas mais em épocas pré-eleitorais.
Em especial, cuidado com o sub-espécimen PaulusPortus próximo de feiras e arraiais.

-Local onde as podemos apanhar em estado "dormente":
Assembleia da República

-Períodos de maior actividade :
Sempre que apareça uma câmara (com reporter agarrado) da SIC ou TVI.

-Produto repelente :
Trabalho

-Produto exterminador :
A verdade (só em estado puro)

Não resisti.
Sorry :lol:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

segunda ago 16, 2004 1:38 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 16, 2004 1:41 pm

:D :D :lol:

Agora a sério, são aquelas carraças pequeninas escurinhas? É que essas sacaninhas agarram-se a tudo, e são mais chatas de exterminar do que as gordas acinzentadas. Ultimamente tenho visto mais dessas...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 16, 2004 1:43 pm

Eu vi a reportagem.
A praga de carraças, e a resistência aos produtos, não é deste ano. Já há uns tempos que isso se vem verificando e é a nível mundial.
Não gostei lá muito da reportagem. Em primeiro lugar porque me pareceu mais uma reportagem alarmista "a la TVI", que em vez de esclarecer veio com os bichos papões do costume....e vamos todos ser picados e mortos pela picada das carraças. Não explicou nada sobre as doenças que a carraça transmite ( como sabemos não é a carraça que mata) e não explicou devidamente todo o processo de transmissão. Enfim, uma reportagem pobre e de alarmismo excessivo sobre uma coisa que já acontece há muito tempo e ainda não extingui a humanidade ;)
Também não gostei do 'criador de cães' que eles foram entrevistar. Só percebo a escolha pela facilidade com que se encontravam carraças nos cães dele para servir de exmplo da praga. D facto num 'canil' que não era mais que um conjunto de barracas de madeira e rede, no meio de um terreno cheio de ervas secas, não me admira que as carraças e outras doenças proliferem!

Cumprimentos
Paulo C.
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

segunda ago 16, 2004 1:47 pm

A quantidade de animais abandonados também deve contribuir bastante para esta situação :(
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda ago 16, 2004 3:18 pm

Eu penso que não deve ser muito diferente dos outros anos... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Cri
Registado: quinta jan 29, 2004 6:11 pm

segunda ago 16, 2004 3:23 pm

[quote=MMPA]

Agora a sério, são aquelas carraças pequeninas escurinhas? É que essas sacaninhas agarram-se a tudo, e são mais chatas de exterminar do que as gordas acinzentadas. Ultimamente tenho visto mais dessas...
[/quote]

São exactamente as mesmas....as pequeninas escurinhas são as gordas acinzentadas depois de terem sugado o sangue, ou seja, são exactamente as mesmas
:p
Cri
Registado: quinta jan 29, 2004 6:11 pm

segunda ago 16, 2004 3:26 pm

[quote=MMPA]

[/quote]

As pequeninas escurinhas são exactamente as mesmas que as gordas acinzentadas.... depois de terem sugado sangue.

E sim, era de facto uma reportagem lamentável
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda ago 16, 2004 3:34 pm

Também vi a reportagem... não podiam ter escolhido melhor criador :o ... ali, até um canito com 50 coleiras apanhava carraças :lol:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda ago 16, 2004 3:44 pm

PauloC Escreveu: Em primeiro lugar porque me pareceu mais uma reportagem alarmista "a la TVI", que em vez de esclarecer veio com os bichos papões do costume....e vamos todos ser picados e mortos pela picada das carraças. Não explicou nada sobre as doenças que a carraça transmite ( como sabemos não é a carraça que mata) e não explicou devidamente todo o processo de transmissão. Enfim, uma reportagem pobre e de alarmismo excessivo sobre uma coisa que já acontece há muito tempo e ainda não extingui a humanidade ;)

Cumprimentos
Paulo C.
Pois e por vezes a falta de explicação cria fobias, se já há pessoas com aversão aos canitos, agora...
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda ago 16, 2004 3:45 pm

Cri Escreveu: As pequeninas escurinhas são exactamente as mesmas que as gordas acinzentadas.... depois de terem sugado sangue.

E sim, era de facto uma reportagem lamentável
São? É que essas pequeninas de que falei parecem diferentes, mesma depois de terem sugado sangue. Ficam redondas, em vez de achatadas. As outras acinzentadas são maiores, e em forma de "pevide". Não consigo arranjar descrição melhor. E são muito mais pequenas do que as outras.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 16, 2004 6:29 pm

E eu que tinha avaliado que neste ano havia menos... :roll:
As pequeninas e escurinhas são diferentes das outras, visto não incharem. São mais difíceis de eleminar e agrupam-se em "filas" e não aos molhos, como as outras. A zona de maior incidência das pequenas é no lombo, no exterior das orelhas e em volta dos olhos. As zonas preferidas das outras é entre os dedos, dentro das orelhas e um pouco por todo o corpo do animal.
No ano passaod foi uma praga, ams este ano foi só na segudna semana de junho. Depois acabou tudo.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda ago 16, 2004 6:42 pm

[quote=PauloC]
D facto num 'canil' que não era mais que um conjunto de barracas de madeira e rede, no meio de um terreno cheio de ervas secas, não me admira que as carraças e outras doenças proliferem!
Cumprimentos
Paulo C.
[/quote]

Num canil tão horrendo, eu até me admira como é que as próprias carraças resistem, o que fará os canitos....
Aquele de certeza não é um Criador com "C".
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça ago 17, 2004 1:36 pm

[quote=Rainbow]
...
Eu penso que não deve ser muito diferente dos outros anos... :roll:
...
[/quote]

Popularmente essas carraças pequeninas têm o nome de «bago de chumbo». São terríveis pois são muito pequeninas e só se detectam qd já estão agarradas.

Em minha casa este ano só apanhei 1 carraça, normalmente não tenho apesar de haver muita vegetação em volta. O que costumo usar são produtos que se dissolvem na água (altamente tóxicos), com os quais dou banho aos cães e pulverizo toda a área circundante (muros, ervas, árvores, etc). Tem resultado. Para as pulgas, em casa uso vários produtos ambiente, que também resultam.

Cumprimentos,
Anita
Responder

Voltar para “Cães”