Evolução/Personalização das raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

domingo ago 22, 2004 5:06 pm

Tenho visto muitos criadores dizerem que concordam com as cruzas, se estas forem feitas para a evolução da raça.

Digamos que eu tenho um exemplar, da raça A e tem todas as caracteristicas do estalão dessa raça.
Ora, o que eu tenho visto muitas vezes é criadores a quererem cruzar o seu canito, com o canito de fulano tal, porque tem determinada característica, que até era uma mais valia, no seu cão(segundo ele).

Ora se eu tenho um cão que está de acordo com o estalão da raça, ao escolher que caracteristicas vou aperfeiçoar no meu cão, não estarei a personalizar o meu cão em vez de evoluir a raça????ou seja, a contribuir para que o meu canito tenha determinadas caracteristcas, em prol de outras, que até são mais apreciadas por outro criador???
É que cada criador escolhe o que prefere aperfeiçoar...logo....ficam cada um com um cão a seu gosto...
Isto falando de exemplares que reunem todas as características do estalão da raça.

Gostava que os criadores me dessem a vossa opinião, sobre este assunto.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 5:25 pm

Isto falando de exemplares que reunem todas as características do estalão da raça.

Se conseguir isto chegou ao céu :D
Não precisa de procriar mais,pois conseguio o cão perfeito.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 22, 2004 6:47 pm

Não sou criadora por isso não me vou alongar neste tema.
A própria resposta da xabita leva a considerar se haverá algum cão que corresponda 100% ao perfil traçado no estalão.
Esse é um ponto.

Outro e é a este que me quero referir é a visão que o criador tem da raça, visão essa que pode até não estar de acordo com o estalão, mas...

Imaginemos que este criador tem em mente que o cão em causa é sobretudo um cão de caça e que deve ter caracterísicas funcionais mais marcantes que as propostas no estalão.
Pe, mais robusto para aguentar longas horas de caçada, de focinho mais pontiagudo (imaginando que isto lhe melhora o faro), pernas mais curtas e grossas capazes de aguentar terrenos difíceis de pedregulhos e mato, etc.
Tem uma visão.

Provávelmente vai a exposições e os seus cães estão sempre em desvantagem.
Não deixa por isso de ser um criador completo.
É um criador, como um artista.

E quem sabe ? Um dia a sua visão impõe-se,"against all odds", no mercado.
Já têm acontecido.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo ago 22, 2004 6:48 pm

P1TuXk4

acho que está um bocadinho baralhada, como é que um criador desenvolve um cao da mesma raça para ter ou apurar determinadas caracteriscas diferentes de outro??
nao faz sentido!
se estamos a falar de Criadores no verdadeiro sentido da palavra
qualquer apuramento do cão é em prol do estalão como é obvio!
logo, o objectivo é spm o mesmo!
a questao nao está relacionada a um criador gostar mais de tal caracterisca que outro, mas sim por carecer dessa tal caracterisca, e querer ou aprefeiçoa-la com o cruzamento com um exemplar que a possua!
o seguimento do estalao é a unica coisa valida para o desenvolvimento da raça correctamente, logo o obejectivo é sempre o mesmo, ou melhor deveria ser....
pq infelizmente nao acontece com muita frequencia diga-se de passagem...

cmp
P1TuXk4
Membro Veterano

domingo ago 22, 2004 7:42 pm

[quote=xabita]
Se conseguir isto chegou ao céu :D
Não precisa de procriar mais,pois conseguio o cão perfeito.
[/quote]
Quer com isto dizer que os seus cães, se os cria claro, parecem-se com o estalão, mas não são bem o estalão....

Resumindo:
1-Há apenas cães parecidos, com o estalão
2-Os que ganham as exposições são os mais parecidos com o estalão
e posto tudo isto
3-Desde que seja parecido com o estalão, pode ser considerado puro

Nesse caso, certos cruzamentos, entre raças parecidas, cujos filhotes por vezes são um meio termo, entre ambas(estou-me a lembrar do Pinscher Miniatura e do Chiuaua), se um dos filhotes estiver mais parecido com uma das raças, fixe...é puro????
Acho isso de que se está com as caracteristicas do estalão, é perfeito, uma visão meia extremista.....mas...você lá sabe...eu apenas pedi a opinião aos criadores...

[quote=noInfo]
P1TuXk4
acho que está um bocadinho baralhada, como é que um criador desenvolve um cao da mesma raça para ter ou apurar determinadas caracteriscas diferentes de outro??
[/quote]
Presumo que você tem consciência que nem todos os cães nascem iguais, quer a nível de carácter, quer mesmo a nível físico....e caso não saiba isso, pode consultar o resto do forum e vai ficar surpreendida com a quantidade de diferenças que por vezes pode encontrar numa mesma ninhada...duh.
Logo um criador pode querer cruzar a sua cadela com um cão, cujo carácter predominante é mais calmo....
A nível de preferência da cor do pêlo, já que há estalões que permitem variantes...
Era a isso que eu me referia..

[quote=aisd]
Não sou criadora por isso não me vou alongar neste tema.
A própria resposta da xabita leva a considerar se haverá algum cão que corresponda 100% ao perfil traçado no estalão.
Esse é um ponto.
[/quote]
Então explique-me:
Você chega a um criador, compra um cão, este cão depois de você comparar com as caracteristicas descritas no estalão, reune essas caracteristicas.
Vai-me dizer que esse cão não existe???

[quote=aisd]
Outro e é a este que me quero referir é a visão que o criador tem da raça, visão essa que pode até não estar de acordo com o estalão, mas...
[/quote]
Nem mais. Isso para mim, é personalizar o cão, ou no caso, a raça.

[quote=aisd]
Imaginemos que este criador tem em mente que o cão em causa é sobretudo um cão de caça e que deve ter caracterísicas funcionais mais marcantes que as propostas no estalão.
Pe, mais robusto para aguentar longas horas de caçada, de focinho mais pontiagudo (imaginando que isto lhe melhora o faro), pernas mais curtas e grossas capazes de aguentar terrenos difíceis de pedregulhos e mato, etc.
Tem uma visão.
[/quote]
Cm tanto [b]TUNNING[/b], para mim, deixa pura e simplesmente de pertencer a essa raça.

[quote=aisd]
Provávelmente vai a exposições e os seus cães estão sempre em desvantagem.
[/quote]
Expô-lo, sob que raça?????

[quote=aisd]
Não deixa por isso de ser um criador completo.
É um criador, como um artista.
[/quote]
Pois, lá que é uma arte, é sim, mas até que ponto é que isso pode ser considerado apuramento e não personalização?????
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 22, 2004 8:10 pm

Bom eu também tenho a minha visão...

Ainda estou a pensar nela, por isso não tenho opinião muito definida e até agradeço outros argumentos que me permitam avaliar melhor a questão.

Para mim, se fosse criadora, era um aborrecimento ter pura e simplesmente que conformar-me a uma imagem pré-definda.
Havia de querer deixar a minha marca pessoalissíma na raça da minha eleição.
Até podia acontecer que fosse a do estalão.
Mas se não fosse, não era isso que me iria perturbar.

O cocker, pe, é um cão de caça.
Agora eu acho (imaginemos) que é, antes de mais, um cão de companhia.
É natural que procure "fabricar" cães mais pequenos, mais dóceis, mais meigos que a verdadeira natureza da raça original.

Na verdade, pelo que ouço dizer, as exposições estão a valorizar esta visão pelo que o mais natural é que fiseze a opção oposta.É apenas um exemplo (gosto de estar na oposição).

O que é uma linha de sangue senão uma marca pessoalíssima de um criador ?
E que diabo são os doberman, o dogue argentino, etc senão criações originais de um ou mais criadores ?
Na verdade não vejo mal nenhum na pesquisa de novos cães, ou novas raças desde que feitas por quem sabe e têm habilitações para isso.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo ago 22, 2004 8:24 pm

Os estalões das raças são suficientemente abertos para deixar ao criador imprimir a sua própria interpretação do mesmo nos cães que cria. A isto chamam-se linhas, e apesar de diferirem, estão dentro do estalão. É o que faz com que se olhe para um cão, e que se saiba só de olhar para ele que é criação de X ou de Y (ou que pelo menos provém dessas linhas). É isto que faz os bons cães, aqueles cujo o trabalho de selecção, segundo a interpertação que o criador faz do estalão, nos fazem "cair o queixo"; e esse não é o cão ordinário, que até está dentro do estalão, mas que não se distingue excepcionalmente em nada.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 22, 2004 8:26 pm

aisd Escreveu:
É natural que procure "fabricar" cães mais pequenos, mais dóceis, mais meigos que a verdadeira natureza da raça original.
Mudar as raças para agradar ao povo consumista e comodista .. sem duvida uma das vertentes mais lucrativas de estar na canicultura.

Mas ao menos sejam sinceros e admitam que já não estão a criar cocker spaniel, mas sim simples canitos de companhia com aspecto de cocker ...

Saudações e bom dia
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo ago 22, 2004 8:35 pm

P1TuXk4 "Presumo que você tem consciência que nem todos os cães nascem iguais, quer a nível de carácter, quer mesmo a nível físico....e caso não saiba isso, pode consultar o resto do forum e vai ficar surpreendida com a quantidade de diferenças que por vezes pode encontrar numa mesma ninhada...duh.
Logo um criador pode querer cruzar a sua cadela com um cão, cujo carácter predominante é mais calmo....
A nível de preferência da cor do pêlo, já que há estalões que permitem variantes...
Era a isso que eu me referia.."

entao mas o topic mudou foi??!?!
leia de novo o que disse na abertura do topic!
e acho que deveria aprofundar mais os seus conhecimentos em relaçao ao que é um estalão!
voçe no incio fala-me de criadores que querem personalizar os seus caes, logo, a partir do momento que fala em personalizar! já está ir contra a ideia do que é um estalao! como é que se personaliza uma raça explique?? e como é que um criador pode prezar mais e tentar apurar certas caracteristicas numa raça? e outro criador fazer o mesmo por outras caracteristicas? nao quer dizer que isso nao aconteça, só que é errado
é simples, o principal objectivo de um criador deve ser reunir todas as caracteristicas do estalao da sua raça, o estalao é feito por um equilibrio de caracteristicas tanto morfologicas como comportamentais que devem ser seguidas a rigor...nao é para tentar melhorar o que quer que seja, o estalao é a propria descrição de um exemplar perfeito!
não existe o desejar ou preferir certas caracteriscas! o estalao é explicito e só tem que ser seguido!
e agora responde me ja alterando a ideia inicial que deu a entender...
mas mesmo assim.. repare "Logo um criador pode querer cruzar a sua cadela com um cão, cujo carácter predominante é mais calmo.... "
o que é isto? se o cão em questao for classificado como calmo segundo o estalao...mt bem! na criaçao de uma raça nao pode exister preferencia pelo quer que seja, o cão já tem um estalao definido e só cabe ao criador mante-lo! por isso qualquer pessoa antes de se dedicar a uma certa raça deve aprecia-la e mantê-la no seu todo!
e quando me fala disto "surpreendida com a quantidade de diferenças que por vezes pode encontrar numa mesma ninhada...duh."
o que é isso? o que me descreve já é á partida o resultado de uma seleçao mal feita! e nem sei até que ponto sao essas diferenças fisicas e comportamentais que fala...!
Uma cruza resultante de seleçao bem feita! a % das hipoteses de aconteçer o que disse são mt poucas! a genetica nao brinca em serviço! ;)
aconselho-lhe entao mais uma vez a tentar entender o que é um estalao e talvez tb um pouco de genetica!

cmp
e espero que tenha entendido agora e nao me responda de novo com outra variante da sua ideia inicial!
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 8:41 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 1:33 pm, editado 1 vez no total.
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

domingo ago 22, 2004 8:54 pm

Voltando ao tópico...
P1TuXk4 Escreveu: Ora se eu tenho um cão que está de acordo com o estalão da raça, ao escolher que caracteristicas vou aperfeiçoar no meu cão, não estarei a personalizar o meu cão em vez de evoluir a raça????ou seja, a contribuir para que o meu canito tenha determinadas caracteristcas, em prol de outras, que até são mais apreciadas por outro criador???este assunto.
Muito pertinente a sua questão!!!

Tem lógica mas... A perfeição só a Deus cabe, e como tal, qualquer cão, por muito bom que seja, pode SEMPRE ser aperfeiçoado! Não há prémios absolutos.
Nenhum juíz dirá a ninguém:
"Por muitos cães que apareçam aqui nos próximos 15 anos, este vai ser o mais perfeito!!"

E como tal, qualquer raça, pode sempre ser apurada (gosto mais do termo apurada que melhorada)

Mas isto de juízes é como nos árbitros. Eles é que sabem se os olhos viram a falta ou não... :)
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo ago 22, 2004 9:30 pm

CindelP Escreveu:
aisd Escreveu:
Mudar as raças para agradar ao povo consumista e comodista .. sem duvida uma das vertentes mais lucrativas de estar na canicultura.

Mas ao menos sejam sinceros e admitam que já não estão a criar cocker spaniel, mas sim simples canitos de companhia com aspecto de cocker ...

Saudações e bom dia
Nanci
eu detesto quando estou de acordo com a Nanci mas mais uma vez estou ;)

a verdade é que neste momento quem define os estalões é cada vez menos os criadores e sim os potenciais clientes , juizes e afins !

temos casos neste momento de exagerado aumento de peso e tamanho em algumas raças que as levam a perder a funcionalidade e tb temos o reverso da medalha em que tradicionalmente cães que deviam pesar 80 quilos tem no estalão como máximo um peso de 45 !

E depois temos casos absurdos em que cães de caça são transformados em bibelots que só servem para enfeitar a ponta de uma trela e para inchar o ego de alguem !

mas a verdade é que enquanto houver criadores que julgam que um cão só por ser um bom exemplar serve para qualquer cadela independentemente do caracter e da morfologia da mesma e fizer os trabalhos de casa em cima do joelho se corre o risco de só se aproveitar um cão por ninhada !

Nelson
P1TuXk4
Membro Veterano

domingo ago 22, 2004 10:05 pm

[quote=noInfo]
entao mas o topic mudou foi??!?!
leia de novo o que disse na abertura do topic!
e acho que deveria aprofundar mais os seus conhecimentos em relaçao ao que é um estalão!
voçe no incio fala-me de criadores que querem personalizar os seus caes, logo, a partir do momento que fala em personalizar! já está ir contra a ideia do que é um estalao! como é que se personaliza uma raça explique?? e como é que um criador pode prezar mais e tentar apurar certas caracteristicas numa raça? e outro criador fazer o mesmo por outras caracteristicas? nao quer dizer que isso nao aconteça, só que é [b]errado[/b]
é simples, o principal objectivo de um criador deve ser reunir todas as caracteristicas do estalao da sua raça, o estalao é feito por um equilibrio de caracteristicas tanto morfologicas como comportamentais que devem ser seguidas a rigor...nao é para tentar melhorar o que quer que seja, o estalao é a propria descrição de um exemplar perfeito![/quote]
PELOS VISTOS A BARALHADA AQUI É VOCÊ.
O que eu disse, é que há criadores, cujos cães têm as suas caracteristicas de acordo com as do estalão.
Vou-lhe dar um exemplo:
Um criador, tem um Pinscher, que é por princípio irrequieto.
Pode o criador preferir melhorar o caracter do cão e cruzar apenas de modo a obter um exemplar mais calmo.
Não percebo qual a dificuldade em perceber isso...
Daí o meu tópico:
Evolução/Personalização da raça, porque se o estalão diz que por definição ele é irrequieto, ao criar uma linha calma, está a personalizar a raça...
Percebeu ou prefere um desenho???? Se quiser posso fazer uma animação 3D, com som e legendas em Português...
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 10:06 pm

Resumindo:
e posto tudo isto

Nesse caso, certos cruzamentos, entre raças parecidas, cujos filhotes por vezes são um meio termo, entre ambas(estou-me a lembrar do Pinscher Miniatura e do Chiuaua), se um dos filhotes estiver mais parecido com uma das raças, fixe...é puro????
Acho isso de que se está com as caracteristicas do estalão, é perfeito, uma visão meia extremista.....mas...você lá sabe...eu apenas pedi a opinião aos criadores...
Você é daquelas pessoas que faz a festa,atira os foguetes e apanha as canas.
Cruzamentos de raças parecidas são rafeiros e mais nada.
Ninguêm é perfeito,muito menos os cães e não há um que seja perfeito,agora há "pequenas" diferenças que distinguêm os grandes cães de determinada raça,tomando o estalão como meio de comparação claro.
Não misture alhos com bugalhos.
[/quote]
P1TuXk4
Membro Veterano

domingo ago 22, 2004 10:09 pm

[quote=xabita]
[quote]Resumindo
e posto tudo isto

[/quote]

Você é daquelas pessoas que faz a festa,atira os foguetes e apanha as canas.
Cruzamentos de raças parecidas são rafeiros e mais nada.
Ninguêm é perfeito,muito menos os cães e não há um que seja perfeito,agora há "pequenas" diferenças que distinguêm os grandes cães de determinada raça,tomando o estalão como meio de comparação claro.
Não misture alhos com bugalhos.
[/quote]
[/quote]
Outro....
Já que resolveu citar, devia citar o que está antes.
O que citou, é apenas resposta ao que havia sido dito antes e é apenas um sarcasmo às palavras de quem respondeu antes....
Mas pronto...o interessante é espicassar...eu compreendo...é fruto de uma mente menor....
Responder

Voltar para “Cães”