Dúvidas sobre caturras.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda ago 30, 2004 8:34 pm

Oi. :D

Estou a pensar em adquirir uma ave para andar comigo por aí. Pensei num papagaio, mas são grandes :p e muito caros. Depois lembrei-me dos piriquitos, mas são muito pequenos :p e um pouco frágeis.
Depois lembrei-me da caturra. Nem grande nem pequena, um pouco carota mas nada de especial e não me parece ser "flor de estufa" :p

Aprovam a escolha? Uma colega minha tem um casal e prometeu-me um bébé, mas não pode criar á mão. A partir de que idade é que se pode pegar no bébé para depois voltar a pô-lo? Será isso a mesma coisa que criá-lo á mão?

Estava a pensar em não pô-la numa gaiola (nem tenho espaço para nenhuma grande) mas sim num poleiro. Terá uma correntinha para não fugir e andará sempre comigo (excepto para a escola :( )
Será uma caturra ideal para isso?

Outra coisa: será melhor um macho ou uma fêmea? Ou é a mesma coisa? Tendo em atenção que não pretendo criar e que quero um animal meigo para comigo e para com outras pessoas.

Podem-me dizer uns petiscos que elas gostem? Tipo fruta e verduras. E se souberem o que não lhes posso dar. Assim aprendo eu e aprendem mais uns novatos que possam ter estas dúvidas ;)

Obrigada e espero respostas :p :D
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

terça ago 31, 2004 1:25 am

Estou a pensar em adquirir uma ave para andar comigo por aí. Pensei num papagaio, mas são grandes e muito caros. Depois lembrei-me dos piriquitos, mas são muito pequenos e um pouco frágeis.
Depois lembrei-me da caturra. Nem grande nem pequena, um pouco carota mas nada de especial e não me parece ser "flor de estufa"

Aprovam a escolha?
Segundo essa descrição uma caturra era ideal. Mas,
Estava a pensar em não pô-la numa gaiola (nem tenho espaço para nenhuma grande) mas sim num poleiro. Terá uma correntinha para não fugir e andará sempre comigo
A caturra precisaria de uma gaiola, para se poder mexer sem problemas(o que não acontece com uma corrente), esvoaçar um bocado de preferência ou pelo menos saltar de poleiro em poleiro(para o que é preciso uma gaiola com um certo tamanho), um sitio onde se sentisse segura quando vai dormir/descansar ou quando algo a assusta; os pássaros gostam de ter um sitio deles, e um poleiro não serve tão bem como uma gaiola.

Também há o risco de a ave se magoar com a corrente - basta tentar voar ao assustar-se com alguma coisa e pode ferir a perna ou pior, desiquilibrar-se e ficar pendurada, etc.
Outra coisa: será melhor um macho ou uma fêmea? Ou é a mesma coisa? Tendo em atenção que não pretendo criar e que quero um animal meigo para comigo e para com outras pessoas.
É mais comum os machos falarem, enquanto que as fêmeas parecem preferir imitar assobios. As fêmeas podem morder mais, ser mais irritaveis. No entanto ambos dão optimos amigos.
A partir de que idade é que se pode pegar no bébé para depois voltar a pô-lo? Será isso a mesma coisa que criá-lo á mão?
Penso que vale mais a pena comprar um criado á mão. Não são muito caras e é mais seguro.

Desde que arranje espaço para uma gaiola uma caturra parece uma boa escolha ;)
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

terça ago 31, 2004 10:41 am

Concordo plenamente com a Kles!

As caturras são aves perfeitas, não são caras e são extremamente inteligentes. Eu que o diga! :rool:

Quanto á gaiola, deve ser grande, de modo a premitir que a caturra, na altura que tem de estar fechada se consiga mexer, brincar, etc...
Pensa na gaiola como se fosse a casota de um cão. Quando ele se assusta ou quer estar quieto e sozinho, vai para a casota. O mesmo se passa com uma caturra. A minha caturra quando quer dormir ou apanha um susto, vai logo para a gaiola.
Podes ter um poleiro em casa para quando e caturra estiver solta, mas não aconselho prende-la com a famosa corrente na pata. Já vi muitas caturras ficarem magoadas e até a partirem as patas por causa das correntes.

Devo avisar-te que as caturras são muito esquisitas com a comida. A minha não gosta de verduras e de fruta. Se acontecer o mesmo com a tua, dá-lhe muesli. Assim, como elas gostam de roer, comem fruta desidratada e dura sem saber que é fruta. Da-lhe tambem aqueles sticks que há á venda, que são sementes coladas com mel ou fruta. Elas costumam devorar estes sticks num instante.

Vai dando novidades e boa sorte! ;)
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

terça ago 31, 2004 11:43 am

Ola a todos

Então aqui vai os comentários de outra sportinguista.....

Concordo plenamente no que foi dito sobre as correntes, não concordo, prefiro cortar as penas (guias) para elas não voarem.

Quanto à gaiola, concordo novamente com o que foi dito pela Maharet é necessário a ave ter o seu “LAR” para comer, beber, dormir e sujar tudo a vontade pq é o seu canto, mesmo tendo sempre dia e de noite a porta da gaiola aberta, que é o eu faço e metade das vezes encontro elas dentro a penicar o chão, as sementes que caíram, ou a brincarem com os seus brinquedos ou simplesmente a dormir a sesta.

A tua frase : Flor de estufa, aplica-se a todas as aves e a caturra pode ser mais forte que um canário, mas não quer dizer que não fique doente, ora o meu Prettyboy, ontem quando acordei de manhã, estava constipado, a deitar liquido das narinas e com “farfalheira” na respiração, TAL E QUAL OS HUMANOS quando apanham uma gripe ou constipação. Graças a Deus que foi ligeira, e esteve a ser observado e sempre em contacto com a vet da clínica Telh. para levar um antibiótico e ser aspirado ao primeiro sinal de dificuldade de respiração pq podem morrer. Não foi preciso nada disto, esteve a comer e beber naturalmente, com a gaiola tapada e afastada da namorada e à hora de almoço já parecia o mesmo, está 5 estrelas.
Isto para te dizer que é preciso ter cuidado basta uma corrente de ar, uma fresta aberta da janela de noite, etc etc.

Quanto à fruta, varia de ave para ave, há quem goste e há quem não goste, o Prettyboy não gosta e a Tita gosta, Ela também gosta de pão (Caseiro) não de supermercado, com aditivos e conservantes, etc..porque pode matar uma ave.

Sei que não se deve dar alface porque faz diarreia.

Fazes bem em escolher uma caturra mas tenta ser com 2 a 3 meses de vida, porque ficam muito mais agarrados aos donos e são mais fáceis de ensinar a não picar e para falarem.

Vai dando noticias.
sportinguista
Membro Veterano

quarta set 01, 2004 5:24 pm

Tou a ver que escolhi bem! :D

A gaiola que tenho livre é uma de viveiro duplo, ferrugenta :oops: que anda na rua... Falei no poleiro porque pelo menos não estava "atrás das grades" e a corrente pensei em pô-la apenas quando fôssemos á rua passear. Costava-lhe as guias e assim ela andava á vontade dentro de casa.

Não tenho nenhuma gaiola de jeito para uma caturra... E se comprar uma a minha mãe matava-me :oops:

Vou telefonar á minha colega para ver se ela tem algum bébé. A partir dos dois meses posso levá-la para casa, certo? E a minha colega pode pegar-lhe quando?

Vou pedir-lhe um macho, pois parecem ser mais meiguinhos ;)

Bigada a todos :D
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

quinta set 02, 2004 2:50 pm

Ola Sport

Eu pessoalmente não levava a caturra para a Rua, podia assustar-se com alguma coisa e saltar ou ficar presa pela patinha na corrente e magoar-se.
Penso que para um papagaio a pata é grande e é diferente da patinha de uma caturra.

Mas há correntes para caturra, mas eu, volto a dizer eu não ponha, sei lá um gato ou um cão vir direito a mim, não arisco, já perdi uma caturra graças ao meu marido que andava sempre com ela no ombro para todo o lado e foi para a varanda e esqueceu-se que tinha ela no ombro, ela assustou-se com um barulho de um carro e bateu assas só que como estava vento não conseguia descer, foi horrível ela a chamar aflita e nós em baixo a chamar e ela não conseguia descer e desapareceu sem deixar rasto, andamos meses a percorrer ruas a chamar e colocar papeis em todo o lado e a bater nas portas das casas à procura dela.

Eu com os meus 7 / 8 anos tive um casal de caturras que o macho andava solto no casa mas não na rua, e a fêmea andava por todo o lado comigo sem corrente, eu andava a brincar pelo jardim, andava de bicicleta ou ia as vizinhas e a caturra sempre no meu ombro, sem fugir porque tinha as guias cortadas.

Agora, Não me atrevo a isso a andar na rua, os meus ficam dentro de casa, tem toda a liberdade dentro de casa, a gaiola nunca está fechada, se tenho de fazer limpezas e abrir janelas meto os 2 lá dentro e fecho a porta e depois de tudo limpo volto a abrir a gaiola.

Se não queres não tens gaiola, há um modelo muito giro de se fazer para as caturras, é uma ideia se tiveres jeito para a bricolage. Mas não lhe metas a corrente, se cortas as guias não é preciso.

Vê a 3a foto do lado direito neste site : http://riotinto.tripod.com.br/caturra/id12.html

vai dando noticias.

bej
sportinguista
Membro Veterano

quinta set 02, 2004 9:46 pm

É um "ginasio" :lol:

Posso tentar fazer um com pauzinhos das minhas arvores (pessegueiros e ameixoeiras).

Quanto a ela andar comigo, vou habituá-la aos poucos, vou cortar-lhe as guias, mas a trela é uma questão de segurança. Descargo de consciência e assim as pessoas não têm a tentação de agarrar nela e fugir. Assim vêem a trela e desistem ;)

A ver se telefono amanhã para a minha colega. Ela já teve uma ninhada, de três, mas deu um, ficou com outro e um fugiu :(

Bigada pela ajuda :D
Maharet
Membro
Registado: sexta dez 19, 2003 5:13 pm
Localização: 1 cão, 1 tartaruga, 2 caturra, 2 piriquitos, 1 canario, 1 roxinol do japão, 1 hamster anão russo

sexta set 03, 2004 12:52 pm

[quote=loky]

[/quote]

Então já somos 3! :lol:
BorraBotas
Membro Júnior
Registado: segunda set 06, 2004 9:06 am

segunda set 06, 2004 10:26 am

eu tanhu uma caturra.

nao sei se é macho ou femea. só assobia.

nao é nada amigavel e morde sempre que nos aproximamos a mão.

quando era mais nova ainda a deixar andar à sorta na cozinha mas depois era dificil apanhar, ou entao abrir a porta da gaiola e subir pela camisa, mas desisti!

[img]http//mrna.ist.utl.pt/~l43030/animais/040807-animais-caturra.jpg[/img]
TYPHOON
Membro
Registado: sábado jul 31, 2004 6:34 pm

segunda set 06, 2004 12:38 pm

[quote=Maharet]
[quote=loky]

[/quote]

Então já somos 3! lol
[/quote]

4 que eu tambem sou com muita honra :D
Responder

Voltar para “Aves”