CADELA EPAGNEUL BRETÃO GORDITA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LSousa
Membro Júnior
Registado: sexta mai 02, 2003 1:23 pm

quinta set 09, 2004 1:12 pm

GOSTAVA DE TROCAR OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO
TENHO TENTADO EMAGRECER A MINHA CADELA NYNA, QUE FAZ 4 ANOS
NO PROXIMO DIA 18 TEM UNS KILOS A MAIS!
ESTEVE DOENTE AO ANO COM PRINCIPIO DE ESGANA A VETERENARIA DELA NAQUELA ALTURA DISSE SE A SALVASSE ELA TERIA SEMPRE MASELAS... QUANDO FUI AO VET PARA COMINICAR A NYNA ESTAVA SALVA A VETERENÁRIA JÁ NÃOTRABALHAVA LÁ! NUNCA SOUBE DE FACTO AS MASELAS QUE ELA PODERIA VIR A TER.
DEPOIS MAIS TARDE TIVE QUE ARRANJAR OUTRO VETERENÁRIO QUE A CUROU DE UMA GASTROENTRITE E MANDOU DAR EUKANUBBA MAS O FACTO É QUE A POBRE ANDAVA SEMPRE DOENTE! FEZ DERMATITE UMAS MANCHAS NA EPIDERME PRETAS MAIS MEDICAMENTOS E OLEO FIGADO DE PEIXES!
CONCLUSÃO ESTÁ GORDINHA!! MUDEI DE VETERENARIO QUE FEZ ANALISE A TIROIDE QUE DEU NEGATIVA!
E NESTE MOMENTO ESTÁ COM 20,700kGS COMENDO 50GRS. DE RAÇÃO PEDIGREE LIGT E 50GRS. DE ARROZ COZIDO EM VINTE E QUATRO HORAS.
DOU-LHE ANTES DE SAIR DE CASA MEIO DENTATIX E DOIS BISCOITOS PEQUENOS ÀS 6,45 MANHA E DOU-LHE A RAÇÃO E O ARROZ (TOTAL 100GRS.) CERCA DAS 20,00H. :cry:
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta set 09, 2004 1:55 pm

Em primeiro gostava de esclarescer que não sou nenhuma "expert", mas tenho um épagneul breton e eles têm tendencia para engordar, pelo que precisam de muito exercício: longas caminhadas e, se possível, corridas. Não se esqueça que é uma raça de caça, muito resistente, não é um "cão de sofá"
Sobre o alimento, só posso dizer-lhe que acho muito pouco o que está a dar, e não percebo porque acrescentar o arroz, biscoitos e ainda dentatix (que não sei o que é, suponho ser para os dentes). O Pedigree não é uma marca muito boa, pelo que eu sei, pode pesquisar cá no forum montes de tópicos que já tivemos a falar de rações, mas é melhor sempre aconselhar-se pelo veterinário antes de acrescentar qualquer coisa à ração, sobre tudo biscoitos: um cão que está a fazer dieta não debe comer biscoitos.
Eu dou ao meu cão (que tem 1 ano e meio) mais ou menos 240 gr/dia duma ração de boa qualidade (de borrego e arroz, sem outros cereais na sua composição), dividido em duas porções: 120 gr. de manhá e 120 de tarde, e tenciono continuar a dar-lhe duas refeiçoes diárias sempre, porque é muito sófrego para comer e acho melhor assim.
Mas tão importante como a comida é o exercício: veja se pode aumentar a quantidade de exercício diário, fazer passeios mais longos, soltar-lha para ela correr num lugar seguro, brincar a buscar a bola ou coisas que a fazam gastar energía (e queimar as gordurinhas ;) )
Sobre o tema da esgana se calhar a membro Tchinho pode lhe dizer uma palavrinha, o cão dela teve esgana quando cachorrinho, agora esta bom e a fazer traquinices.
Boa sorte com a sua Nyna e vá dando notícias.

Alicia
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta set 09, 2004 2:52 pm

Pode crer aligra, faça mais exercício com ela, a minha cadela neste momento está gordinha também, acontece sempre que acaba a época de caça, agora que abriu o meu pai leva-a sempre que pode, é a única maneira de a emagrecermos...(ela chega a casa, depois de ter estado o dia inteiro a correr ainda vai-se pôr a subir e descer escadas para ladrar ao vizinho :lol: )
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta set 09, 2004 3:03 pm

Olá LSousa,

Como a Aligra disse eu tenho um cão com 17 meses. Trouxe-o do canil com 4 meses e o vet suspeitou logo que ele tivesse esgana, pois tinha diarreias muito fortes. Mas foi só o 2º vet que me disse isto, porque o 1º que fui, disse para lhe dar arroz com frango e água de cozer arroz. e cada vez ele fazia mais diarreia, completamente líquida... Isto passou-se em Agosto /2003. Em Dezembro/03 ficou com paralisia dos membros posteriores e cegueira. Foram feitas análises ao virus da esgana e deu positivo. Fui com ele à Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Foi pior a emenda que o soneto :evil: , andou lá até Março/04 e medicaram-no com tantos medicamentos, que ele fez uma gastroenterite. Aí mudei de vet, ainda sei saber que ele tinha gastroenterite, mas como não via melhoras no canito, resolvi mudar... Nesta altura ficou também com uma paralisia no pescoço, não o levantava do chão... Em Março, ele começou com vómitos muito fortes, tudo o que comia vomitava, fosse água ou comida.... ao fim do 2º dia de vomitar, fui com ele ao vet para levar 1litro de soro. Fizemos isto durante 3 dias, ao 4º dia o vet decidiu que seria melhor o internamento. Ficou internado 5 dias, já n vomitava, já comia e bebia. Perdeu 6Kgs. Recuperou mt bem, não teve mais nenhuma recaída desde essa altura, o vet salvou-o a tempo, o que não é muito usual, nesta doença. o vet disse que o meu cão é um lutador e que é muito forte. Ficou com três sequelas, coxeia um pouco da pata esquerda traseira, os olhos ficaram com as pupilas dilatadas e a lingua ficou na ponta, com um certo grau de paralisia. E ficou com os dentes castanhos escuros.

Hoje, ele tem de tomar um comprimido de vitaminas que actuam na espinal medula, onde o virus da esgana está localizado. De vez em quando tem de tomar vitaminas, para fortalecer. Come que nem um alarve :p , corre, pula, faz disparates e muitos :D , faz tudo o que um canito normal faz.... o meu Tião :D
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta set 09, 2004 3:44 pm

Boa Tarde

Mais importante do que a quantidade de ração, parece-me ser o exercicio que o Breton deve fazer.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
LSousa
Membro Júnior

sexta set 10, 2004 9:15 am

GRATA PELOS CONCELHOS VOU TENTAR TUDO POR TUDO PARA AUMENTAR O EXERCICIO FISICO E AUMENTAR UM POUCO A RAÇÃO
EM DUAS DOSES DIARIAS, VOU CORTAR COM OS BISCOITOS AINDA QUE ISSO ME FAÇA SOFRER POIS OS OLHITOS DELA TRISTONHOS ME
FAZEM SOFRER!
:cry:
LSousa
Membro Júnior

sexta set 10, 2004 9:19 am

GRATA PELOS CONCELHOS VOU TENTAR TUDO POR TUDO PARA AUMENTAR O EXERCICIO FISICO E AUMENTAR UM POUCO A RAÇÃO
EM DUAS DOSES DIARIAS, VOU CORTAR COM OS BISCOITOS AINDA QUE ISSO ME FAÇA SOFRER POIS OS OLHITOS DELA TRISTONHOS ME
FAZEM SOFRER!
:cry:
Responder

Voltar para “Cães”