Pedido de opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kyasbaby
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 5:04 pm

segunda set 13, 2004 2:22 pm

Se calhar não há mesmo nada a fazer, mas...
Quase todos os dias, quando vou a casa da minha sogra, num prédio por onde passo, estão dois cães presos numa varanda com pouco mais de um metro quadrado. Não têm raça definida, mas um é grandote e o outro pequenito. Passam ali os dias e as noites (felizmente, nunca os ouvi ladrar). Quando passam miúdos do bairro ali perto, atiram-lhes pedras e atiçam-nos (é num 1º andar). Quando passa alguém que lhes fale, eles ficam todos entusiasmados - nota-se que são extremamente carentes e NUNCA vi aberta a porta que lhes daria acesso ao interior do apartamento, nem nunca vi ninguém com eles.
Já me apeteceu trazer um escadote e "roubar" dali os animais, pois não sei que raios passa pela cabeça de alguém para ter 2 cães para os ter numa varanda naquelas condições! Já sei que falar com pessoas dessas será perda de tempo. Já sei que as associações de defesa dos animais estão mais aflitas com animais abandonados e a morrer. Eu nem poderia ficar com os cães, mas custa-me ver aquilo, dia após dia! É uma tortura sem qualificação...
Alguém tem alguma ideia para este caso? Os maus tratos a animais mal têm resposta quando são evidentes, né? Será sonhar que dois cães tenham protecção só porque vivem assim?
Obg. pela atenção.

Kya
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda set 13, 2004 4:29 pm

Fale com os "donos" e se puder ofereça-se para ir passear os canitos. Sempre é uma ajuda que lhes dá e sempre fazem exercício ;)
kyasbaby
Membro

segunda set 13, 2004 4:45 pm

Pois, é uma hipótese... mas, imagino, se eu tivesse assim animais (nunca teria, mas faz-se de conta) e alguém me batesse à porta, sem eu conhecer de lado nenhum, a oferecer-se para me levar os cães a passear, o que pensaria/diria??? Não estou a dizer que seja impossível, mas que discurso lhes passaria? Já agora, gostava de saber o que acham que poderia ser «aceitável» como desculpa.
(ainda que pense que gente nitidamente tão estúpida não vá ser muito educada nem colocar o interesse dos animais acima do seu ego...enfim)
Obg de qualquer forma. Mais uma sportinguista deste lado :)

Kya
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 13, 2004 4:58 pm

Fzle com os donos - talvez os queiram dar e podemos pô-los nos 'site' de adopção.
Talvez seja uma solução...enfim.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda set 13, 2004 6:12 pm

Sempre pode fazer queixa á Fiscal de Vetrinária d Camara Municipal, eles vão averiguar as condições dos canitos.......
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 7:57 pm

austra Escreveu: Sempre pode fazer queixa á Fiscal de Vetrinária d Camara Municipal, eles vão averiguar as condições dos canitos.......
...e se essas condições não existirem, os cães são levados para o canil municipal onde ficarão durante 8 dias. Findo este prazo são eutanasiados.

Se existe alguém que queira ficar com os cães, tudo bem que se fale com os donos ou até se denuncie o caso às entidades competentes. Caso contrário é bom que tenham consciência que o que quer que façam vai ser 'pago' pelos cães.

Cumprimentos
Paulo C.
austra
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 8:01 pm

PauloC Escreveu:
austra Escreveu: Sempre pode fazer queixa á Fiscal de Vetrinária d Camara Municipal, eles vão averiguar as condições dos canitos.......
...e se essas condições não existirem, os cães são levados para o canil municipal onde ficarão durante 8 dias. Findo este prazo são eutanasiados.

Se existe alguém que queira ficar com os cães, tudo bem que se fale com os donos ou até se denuncie o caso às entidades competentes. Caso contrário é bom que tenham consciência que o que quer que façam vai ser 'pago' pelos cães.

Claro, mas pelo que foi descrito os cães estão a viver em condições desumanas, devemos deixa-los assim? Ou tomar alguma atitude?

Cumprimentos
Paulo C.
austra
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 8:03 pm

austra Escreveu:
PauloC Escreveu:

Se existe alguém que queira ficar com os cães, tudo bem que se fale com os donos ou até se denuncie o caso às entidades competentes. Caso contrário é bom que tenham consciência que o que quer que façam vai
ser 'pago' pelos cães.

Cumprimentos
Paulo C.
Claro, mas pelo que foi descrito os cães estão a viver em condições desumanas, devemos deixa-los assim? Ou tomar alguma atitude?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 8:26 pm

A não ser que saiba perfeitamente que as consequências da sua atitude não vão ser mais nefastas para os cães do que a situação em que vivem agora, é melhor ficar sem fazer nada.
Vejamos....se a consequência forem os cães irem parar ao canil municipal e serem mortos, acha que é melhor? Não me parece!
Se os donos até hoje ainda não perceberam que é errado terem os cães fechados numa varanda, não me parece que vá ser um 'apelo à consciência' que os faça 'ver a luz'! :roll: Ou mudm as coisas por uns dias e depois ignoiram tudo, ou então fazem alguma coisa para os cães 'desaparecerem' e não terem mais chatices com eles.
Sugiro que, se puderem, façam alguma coisa, mas só quando souberem exactamente que destino vão dar aos cães!

Abraços
Paulo C.
kyasbaby
Membro

quarta set 15, 2004 2:33 pm

É evidente que imaginei logo que não poderia "fazer queixa" a nenhuma entidade, pois o que mais sucederia seria levarem os cães para um canil para abater... isto não é nada fácil... eu já tinha matutado cá com os meus botões que, se aquilo fossem uns desgraçados, sei lá, salvos de alguma situação de risco, que estivessem ali temporariamente, talvez se aceitasse a situação... mas, depois, lembrei-me que já há uns anos havia naquela varanda um BOXER irrequieto e que já desapareceu. Perante a falta de alternativas é que disse, meio a sério, meio a brincar, que já me apeteceu levar o escadote e roubar dali os desgraçados!
Quer dizer, provavelmente, a melhor hipótese seria realmente fazer queixa ao veterinário do canil municipal e já estar preparada para ir buscar os cães ao canil no dia em que os recolhessem... o que vai dar em zero porque não posso ter cães num apartamento (sou contra isso, pessoalmente) e condená-los à vida que tinham...
Já tou mal disposta pro dia todo. Obrigada pela vossa atenção.

Kya
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta set 15, 2004 2:53 pm

Já uma vez deparei com uma situação semelhante.

Escrevi num cartaz e afixei na porta do prédio
"gostava de viver numa varanda?
O seu cao tambem não.
Que tal a cozinha? é facil de limpar"

E assinei, uma vizinha atenta.

Não sei se foi por se sentirem alvo das atenções a verdade é que o cão passou a ficar dentro de casa.

Aqui fica a sugestão.
kyasbaby
Membro

quarta set 15, 2004 3:08 pm

Olha, até que nem é mal pensado! Muita gente passa ali e comenta a vida desgraçada dos cães, aposto que bastava alguém "abrir a torneira" que as críticas directas começavam a chover e como a gentinha básica se interessa muito com o que a vizinhança diz (já que não têm coração que sirva para o apelo) eram capazes de mudar! Acho que vou tentar :)
Só não percebo para que é que têm os animais se nunca interagem com eles e se os têm presos! Será que os julgam plantas e os usam para "ornamentar" a dita varanda? Será que a estupidez não tem limites? São coisas muito tristes, uma pessoa fica sem saber para onde virar-se. Uns é com animais, outros é com os próprios filhos, nem sei como vai sobrevivendo esta espécie que me parece, quantas vezes, pior do que baratas!
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quarta set 15, 2004 3:12 pm

[quote=dougat]
Já uma vez deparei com uma situação semelhante.

Escrevi num cartaz e afixei na porta do prédio
"gostava de viver numa varanda?
O seu cao tambem não.
Que tal a cozinha? é facil de limpar"

E assinei, uma vizinha atenta.

Não sei se foi por se sentirem alvo das atenções a verdade é que o cão passou a ficar dentro de casa.

Aqui fica a sugestão.
[/quote]

Sim, mas como diz o PauloC (que aproveito para comprimentar, pois tenho lido várias iintervenções suas e acho q é um participante brilhante, ajudando sp e chamando sp a atenção!) , temos de ter a certeza q as consequências dos nossos actos nao vão ser mais prejudiciais para os animais, do q aquilo q já é (aparentemente)... imagine q ao lerem esse bilhete, os donos, para nao terem problemas, se veem livres do cães (abandono, pex.).....

Fica uma sugestão:
Kyasbaby, Porque nao tira umas fotos dos cães, coloca aqui no site, se houver alguém interessado, aí sim, actuar, denunciando a situação e ir buscá-los ao canil para entregar aos que se ofereceram para ficarem com eles....
A prodência é a melhor atitude a ter!

mm
kyasbaby
Membro

quarta set 15, 2004 3:20 pm

Claro que é preciso haver prudência, mas não acredito que alguém se livrasse dos animais por causa de tal "recado"...
Já tinha pensado nisso de tirar a foto e tentar arranjar adoptantes e então actuar. Porém, pareceu-me impraticável! Há tantos cães na rua e no canil que não arranjam donos, com que moral vou querer "tirar" estes a alguém que, quanto mais não seja, dão-lhes tecto e comida (mais do que têm tantos desgraçados), e pedir ajuda seja a quem fôr para ficar com eles??? Eu sei, parece uma contradição, mas é mesmo assim. Por um lado, têm casa e comida, embora sejam maltratados psicologicamente. Por outro, têm sorte em ter casa e comida e há tantos casos urgentes a precisar de atenção...
Sou eu que estou baralhada ou isto não é fácil?
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quarta set 15, 2004 3:37 pm

[quote=kyasbaby]
Claro que é preciso haver prudência, mas não acredito que alguém se livrasse dos animais por causa de tal "recado"...
Já tinha pensado nisso de tirar a foto e tentar arranjar adoptantes e então actuar. Porém, pareceu-me impraticável! Há tantos cães na rua e no canil que não arranjam donos, com que moral vou querer "tirar" estes a alguém que, quanto mais não seja, dão-lhes tecto e comida (mais do que têm tantos desgraçados), e pedir ajuda seja a quem fôr para ficar com eles??? Eu sei, parece uma contradição, mas é mesmo assim. Por um lado, têm casa e comida, embora sejam maltratados psicologicamente. Por outro, têm sorte em ter casa e comida e há tantos casos urgentes a precisar de atenção...
Sou eu que estou baralhada ou isto não é fácil?
[/quote]

Pois,se calhar baralhou-se um bocadinho, o melhor é repensar o q realmente queria fazer qd lançou esta msg no forum...

Eu só queria ajudar, lamento que a minha opiniao n tenha agradado :oops:
mas desejo boa sorte (tanto na reflexão como na resolução!)

Fiquem bem.
Responder

Voltar para “Cães”