No pequeno guia que tenho não faz referência a isso, mas gostava de saber quanto é que um cão do porte do Serra da Estrela (o o próprio Serra em si) deve caminhar nos passeios diários.
O Ruby anda entre meia hora e uma hora a caminhar a passo normal (para o dono :p ) por aqui perto.
Gostava de saber se é suficiente para ele, ou se é pouco. Costumo sair de casa entre as 6 e meia e as 7 e meia, com a duração acima dita. Ele chega a casa cansado, de lingua de fora e com sede, e noto que tem mais "consistência" de corpo, mas não sei
 
   
 Outra coisa, eu agora penteio-o quando voltamos do passeio, e descobri umas coisitas brancas tipo caspa na superfície do pêlo. Procurei "dentro", mas apenas encontrei isso por cima do pêlo. Quando lhe dou uma palmadinha sai um pouco de pó por ele se deitar no chão, mas não se essa coisas brancas será disso. Ele deita-se no cimento, azuleijo, gravilha, terra e uma manta :p Será desses materiais libertarem pó que ele fica assim?
 
  
   :p ... até lhe dar o jantar, aí até dá um salto para vir ter comigo
  :p ... até lhe dar o jantar, aí até dá um salto para vir ter comigo  
  .... já não puxam muito e nós podemos ir mais descansadas
 .... já não puxam muito e nós podemos ir mais descansadas  
 
 a cadela da vizinha está presa, ele já não quer brincar com a cadela dos bófias e os outros fogem dele :p
  a cadela da vizinha está presa, ele já não quer brincar com a cadela dos bófias e os outros fogem dele :p   , tinha quase 13 anos) era um Serra Estrela (arraçado com pastor alemão) e tb se fartava de correr qd era novito. Claro que ao ficar mais velho as correrias já não lhe agradavam...até porque ele desenvolveu displasia na anca (é assim, q se chama?) e o passo tornou-se mais lento.
 , tinha quase 13 anos) era um Serra Estrela (arraçado com pastor alemão) e tb se fartava de correr qd era novito. Claro que ao ficar mais velho as correrias já não lhe agradavam...até porque ele desenvolveu displasia na anca (é assim, q se chama?) e o passo tornou-se mais lento.