Um conselho por favor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

koala-c
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

segunda set 20, 2004 12:52 pm

Boa tarde a todos os foristas.
Tenho andado atenta a este foram já há alguns dias e só por isso já aprendi bastastes coisas e desde já agradeço.

Hoje registei-me com um propósito muito concreto pois de muitas coisas que já li tenho a cabeça baralhada demais para conseguir tomar uma decisão coerente e por isso venho aqui pedir um conselho.

Sempre adorei animais e já tive alguns mas nunca um cão embora fosse realmente a minha vontade, porém, agora que tenho casa própria e posso assumir essa responsabilidade gostaria bastante de realizar esse sonho... tenho andado a pesquisar e a pensar e comecei por pensar em adquirir um rafeiro depois, por ser mais fácil de prever comportamentos, pensei em adquirir um cão de raça e analisei algumas, sempre de pequeno porte porque não tenho uma casa enorme, cheguei à conclusão, pelo que li, que um cocker seria a opção mais sensata pela sua personalidade. Acontece que tenho lido muita coisa neste e noutros foruns e embora sinta que possuo condições para ter um cão ao meu encargo surge-me uma dúvida que para já será incontornável e por isso aqui estou:
Tendo eu um horário de trabalho que me deixa fora de casa cerca de 9 horas, como será para um animal passar tanto tempo sózinho... não falo pelas asneiras que possa fazer mas mais por aquilo que ele sente, será que as horas que depois passarei com ele irão compensar a minha ausencia?

Desculpem ter sido tão longa a escrever mas gostaria de saber a vossa opinião sincera.
Obrigado ;)
lagutrop
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda set 20, 2004 1:00 pm

Os entendidos em cães que se se pronunciem mas na minha opinião é muito tempo para o animal estar sozinho.

Mesmo se fosse um gato aconselhava-o a adoptar 2.

Será que 2 cães tambem aguentariam 9 sozinhos?
Estou curiosa com a resposta porque ando a encarar a hipotese, eu própria.
Oskarina
Membro Veterano
Mensagens: 640
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 20, 2004 1:03 pm

Olá Koala, e bem vindo!


Maior parte dos foristas da Arca também trabalha, e talvez até passe mais que 9 horas fora de casa....


Conheço muitos casos que apesar de adorarem cães, nãos os têm por não ter tempo para eles.

Não é bem assim....

Quem quer cão, tem de ter tempo para ele, logo se por exemplo comprar um cachorro, vai ter de habituá-lo logo desde o primeiro momento, a deixá-lo sozinho em casa, inclusive terá várias surpresas do género, a cadeira da sala, com a perna toda roída, sapatos vagabundos todos esfrangalhados, etc.

Este panorama parece demasiado mau... mas não é!!!!

Se realmente gosta de cães, acontecerem estas coisas é o pão nosso de cada dia.
Mas vale sempre a pena! :lol:

Por acaso, isto nem aconteceu comigo ( mentira, aconteceu uma vez, e custou-me os olhos da cara o prejuízo), uma vez que me zanguei com o cão, o gajo vingou-se de mim, destruindo os meus amados óculos Armani acabadinhos de comprar.

8)


Nada como falar e tirar duvidas com os donos e criadores ( se pretender cão de raça).


Desde que quando chegar a casa, vá passear, exercitar e mimar o cão, a voss vida em conjunto, será deveras animada.


E compense-o ao fim de semana, com mais 2 horitas com ele.

Boa Sorte :lol: 8)
MariaFaustino
Membro
Mensagens: 125
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

segunda set 20, 2004 1:07 pm

O meu cão, passa cerca de 11 horas sozinho. Mas acreditem que apartir do momento em que estou em casa as minhas atenções são todas para ele. Deste modo, foi menos um que ficou na rua e um animal que veio trazer muita alegria e amor à minha vida (tal como, à dele).
IsabelNobre_
Membro Veterano
Mensagens: 720
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Localização:

segunda set 20, 2004 1:09 pm

http://animal.discovery.com/guides/dogs ... lector.jsp

Neste site existem muitas raças. Escolha a que mais se adapta a si.

Quanto ao cão passar muito tempo sozinho, se o compensar com bastante exercicio e bastante dedicação da sua parte...porque não?!

Isabel
dougat
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda set 20, 2004 1:14 pm

Há muita gente que trabalha longe de casa e o facto de estar 8/9 sem o animal, não os impede de os ter.
Para obstar a esse inconveniente há que o compensar quando está com ele em brincadeira e longos passeios e isso implica fazer programas de fim de semana onde ele possa ir.

Depois como estamos a falar de um apartamento convem não ser um cão de grande porte e de preferência já adulto para naõ passar a fase do ganir ( que incomoda os vizinhos) e o ensino dos hábitos de higiene que requer um acompanhamento mais intenso.
Há sempre a hipotese de fazer coincidir a sua aquisição numa altura de férias para o poder ir deixando sozinho por períodos cada vez mais alargados.

Aqui ficam algumas dicas.

Isabel
vets
Membro Veterano
Mensagens: 312
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am
Localização: 1 Dogue Alemão 1 Epagnéul Bretão

segunda set 20, 2004 1:20 pm

[quote=dougat]
Depois como estamos a falar de um apartamento convem não ser um cão de grande porte e de preferência já adulto para naõ passar a fase do ganir
Isabel
[/quote]

Cara Isabel

Permita que discorde consigo, o facto de um cão ser de grande porte ou cachorro (a meu ver) nunca foi impedimento para se ter num apartamento.
Se virmos que em França 50% dos Dogues vivem em apartamentos...
Vasco se eu estiver errado diga ;)

Tiago
Última edição por vets em segunda set 20, 2004 2:17 pm, editado 1 vez no total.
koala-c
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

segunda set 20, 2004 1:22 pm

ora bem... já estou mais animadita... :)

O problema não é realmente o que ele possa fazer quando está sózinha mas sim a possibilidade de ele ficar triste... isso não quero, e é claro que sera recompessado com muito mimo sempre que estiver com ele... mimo não é problema, é barato e tenho para dar e vender.

Agora uma questão mais prática... como é que um cão passa tantas horas sem fazer as necessidades? Ou será que posso ter um sitio para ele as fazer? Ou vai fazer sempre em todo o lado? É que pelo que imagino ele quando pequeno não tem critério e acho que fará onde for mas depois de perceber que é errado fazer em casa vai estar a oprimir até eu chegar? Ou posso arranjar um sitio onde ele possa fazer durante o dia? Desculpem tanta pergunta mas são duvidas que não consegui esclarecer em tanto que já pesquisei... acho que só quem tem é que pode ter algo a dizer.
koala-c
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

segunda set 20, 2004 1:25 pm

dougat Escreveu: Depois como estamos a falar de um apartamento convem não ser um cão de grande porte e de preferência já adulto
Mas se o cão já for adulto não pode já ter habitos que possam não ser adaptáveis ao meu caso? sempre pensei que teria de ser bebé para o ensinar a fazer isto e não fazer aquilo... se calhar pensei mal!
Última edição por koala-c em segunda set 20, 2004 1:32 pm, editado 1 vez no total.
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

segunda set 20, 2004 1:26 pm

vets Escreveu: Vasco se eu estiver errado diga ;)
Vai ouvir das boas pela "gaffe"... :roll:
MariaFaustino
Membro
Mensagens: 125
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

segunda set 20, 2004 1:27 pm

O meu já não faz rigorosamente em casa. Quando era mais pequenino (até aos 5 meses) foi um pouco complicado pois, o jornal nunca foi com ele. Agora não faz rigorosamente nada. Antes de sair de casa vou passear com ele e, assim que chego faço a mesma coisa. Depois do jantar (mais ou menos), volto a ir com ele passear.
Vale tudo a pena, pelo amor que lhes temos e que eles nos dão.
koala-c
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

segunda set 20, 2004 1:27 pm

vets Escreveu: Permita que discorde consigo, o facto de um cão ser de grande porte ou cachorro (a meu ver) nunca foi impedimento para se ter num apartamento.
Se virmos que em França 50% dos Dogues vivem em apartamentos...
Vasco se eu estiver errado diga ;)
Nunca tinha pensado nisso... por acaso sempre pensei que um cão grande deveria ter espaço para correr... mas é uma boa questão! Como se sente um cão grande num apartamento?
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

segunda set 20, 2004 1:34 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:52 am, editado 1 vez no total.
diphy
Membro Veterano
Mensagens: 385
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda set 20, 2004 1:35 pm

Bem, quanto às necessidades, como são muitas horas seguidas prepare-se para arregaçar as mangas!
Convém deixar a varanda aberta... isto depois de ele perceber que pode fazer lá, porque até lá vai fazer em qualquer lado...
Eu tenho um cocker, agora com 4 meses e tive o cuidado de o adquirir no início das minhas férias. Assim tive todo o tempo do mundo para lhe ensinar o básico. Em 3 dias aprendeu a fazer as necessidades na varanda. Agora já faz a maior parte das vezes na rua.
Quanto ao tempo em que ele está sozinho, tenho sorte porque venho a casa várias vezes ao dia. Passeio com ele umas 3 ou 4 vezes por dia.
Nunca estragou nada, nem quando ficava sozinho. Para isso deixo-lhe vários brinquedos e ossos para roer (daqueles de pele de búfalo).
Mas não se esqueça que cada caso é um caso!
Boa sorte!
xanda
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Localização: Yorkhire Terrier

segunda set 20, 2004 1:47 pm

Olá!

Oh! sealords cães pequenos para comer ao pequeno almoço? taditos dos canitos :lol:
OK! independentemente de ser grande ou pequeno nos primeiros tempos vai ter que ter alguma pachorra e esfergona sempre à mão :D eu deixava o meu na cozinha com os brinquedos e ossinhos para roer e nunca tive problemas... Quando ele tomou juíso (por volta dos 7/8 meses) passou a ficar mais à larga, hoje tem a casa toda (fora quartos) :D De resto o estar mais ou menos tempo sozinho é uma questão de o habituar desde inicio.

Boa sorte
Bjs Alex
Responder

Voltar para “Cães”