coelha anã

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
castanhas
Registado: sexta jul 16, 2004 1:19 pm

segunda out 18, 2004 10:48 am

A quem possa ajudar, tenho uma coelha anã há cerca de 3 mese, agora que se aproximam os dias de frio, pergunto se se deve cobrir a gaiola com alguma coisa ou algo assim parecido, de forma a protege-la do frio. Ou será q não é neccessário?
Obrigado :?:
__ines__
Membro Júnior
Registado: terça jun 10, 2003 1:36 pm

segunda out 18, 2004 6:25 pm

Olá Castanhas

Não disseste onde tens a gaiola... é no exterior?

Se for dentro de casa penso que não deves precisar de cuidados especiais com o frio, desde que ele não fique em zonas muito frias da casa. O meu está sempre solto, mas dorme no meu quarto....e a única coisa que faço é criar recantos mais "fofinhos" com toalhas, tapetes, cobertores...e ele depois escolhe onde quer dormir.... Geralmente até acaba por dormir todo esticado em cima do tapete!

Acho que tudo depende do local onde o teu coelho ficar... :)
Mario_e_Gui
Membro
Registado: sexta abr 23, 2004 2:16 pm

segunda out 18, 2004 8:49 pm

Ola ________ines________!
Antes de mais, concordo com o que disseste em relação à pergunta inicial.
Disseste que o teu coelho anda solto pela casa...ele não rói todas as coisas e não faz necessidades por todo o lado?
Beijinhos

*Gui*
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda out 18, 2004 9:37 pm

Os meus ñ fazem necessidades por todo o lado, mas roer :roll:

Falando de frio, se os coelhos estão na rua meta-os em casa, se já estão em casa, ñ precisa de cobrir com nada, ponha feno extra, e ñ meta a casota no chão, lembre-se que o ar frio é o que circula mais em baixo.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça out 19, 2004 12:09 pm

Olá.
Tenho uma aluna q tem um casal de coelhos...na varanda!
Ela queixa-se q não consegue fazer criação ( porque será? ).
A coelha mãe abandonou os filhos, e a Helena tentou dar-lhes leite de vaca e eles apesar de alimentados morreram.
Eu disse-lhe q possívelmente o leite de vaca n seria o mais adequado, mas fiquei a pensar q n percebia nada do assunto e q o melhor era ir investigar...
Conhecem sites q falem deste assunto? Q leite de substituição se pode dar?
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça out 19, 2004 2:39 pm

Mas ela tem os coelhos numa varanda aberta ou fechada? E se aberta, tem um abrigo para eles? Se tiver, não há qualquer problema.

A mãe abandonar os filhotes pode ser devido a muita coisa, ela pode ser nova demais (menos de 6 meses de idade), eles podem ter nascido prematuros ou com deficiências, ela pode não ter leite, ela pode estar assustada, pode haver consanguinidade (os pais serem do mesmo sangue), a coelha ou os filhotes podem estar doentes, etc, etc, etc...

Durante a gravidez, a coelha deve ter mais ração à disposição, ou seja, ter sempre ração à disposição, e a alimentação deve ser reforçada com verduras, fruta (cuidado, se houver diarreia parar imediatamente com as verduras e frutas).

Neste site: http://www.rabbit.org/care/babies.html
fala que as mamãs coelhas às vezes parecem não estar a tratar dos seus filhotes e na realidade estão. Elas não estão sempre com os bebés, embora estejam atentas de longe, isto devido ao instinto natural de proteger as crias dos predadores não dando a entender que existem bebés no ninho. Elas só alimentam os filhos uma a duas vezes por dia, quando sentem que é seguro, normalmente de madrugada e à noite. Se os donos estiverem sempre por perto, a mãe pode ficar nervosa e não alimentar os bebés. Por outro lado, tem de existir um ninho! Será que essa sua aluna deu material à coelha para ela fazer um bom ninho para os bebés estarem quentes e seguros?

Por exemplo, aqui:
Imagem nota-se pêlo branco no ninho, as fêmeas por vezes arrancam o próprio pêlo para fazer o ninho para os bebés.

E aqui um ninho feito de propósito:
Imagem

Agora, com bebés que não estão a ser alimentados pela mãe, primeiro pode-se colocar uma gota de mel da boca dos bebés para aumentar o nível de açucar até se ir ao veterinário ou se preparar alimentação própria. Depois examina-se os mamilos da mãe para ver se tem leite. Se tiver leite, é melhor voltar a colocar a mãe com os filhos e deixá-la calma e sossegada. Quando mexerem nos bebés, mexam na mãe primeiro, para ficarem com o cheiro dela nas mãos antes de mexer nos filhos.
O veterinário pode dar uma injecção própria que estimula a produção de leite na mãe (veterinário de exóticos) se for dada antes das 48h a seguir ao parto.
Se nada resultar, é preciso alimentar os bebés, nunca antes de ter passado 1 dia, 1 dia e meio. É muito difícil os bebés sobreviverem a isso, porque não existe um leite próprio para coelhinhos bebés e normalmente eles morrem passados uns dias :( Eles precisam do leite da mãe para desenvolverem o ph necessário no estômago e intestinos antes de comerem alimentos sólidos. Por isso, quando se alimenta bebés à mão deve-se dar probióticos quando eles começam a abrir os olhos, como, por exemplo, dar-lhes fezes de coelhos adultos saudáveis :o ou probióticos próprios que se compram no veterinário por exemplo.

Para alimentar os bebés à mão, é necessário começar antes de 48h a seguir ao nascimento, senão eles perdem o instinto de mamar e já tem de se forçar. Pode-se alimentar com leite de substituição de bebés humanos ou leite de substituição para gatinhos e não leite de vaca (demasiado forte), mesmo assim pode.se diluir um bocadinho se acharmos que é muito forte. Se não mamarem no bebedouro, um biberon de bonecas pequenino (com tetina) e desinfectado é o ideal, os biberons para gatos são grandes demais. Deve-se deixar os bebés mamarem por vontade própria e não forçar a entrada de leite, pois isso pode levar o leite para os pulmões, em vez de para o estômago. O leite deve estar morno, não frio nem quente.

O tópico está enorme :o desculpem, mas traduzi o que penso ser mais importante neste caso... :oops: espero ter ajudado de alguma forma.
beijinhos
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça out 19, 2004 5:32 pm

Sandra, obrigada!

A tua resposta disse-me o q eu imaginava...
E n sei se a minha aluna tem os coelhos bem abrigados, espero q sim porque aqui hoje chove torrencialmente...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
__ines__
Membro Júnior
Registado: terça jun 10, 2003 1:36 pm

quarta out 20, 2004 6:03 pm

Olá Mario_e_Gui

Em resposta à tua pergunta, não, o meu coelho não faz as necessidades pela casa, tem uma casa de banho para ele na gaiola e mesmo quando está na sala, ou noutra divisão mais longe; se sente vontade vai a correr à gaiola resolver o asunto! O único sítio onde ele às vezes ainda faz xixi é num canto da minha casa de banho, mas quando isso acontece eu lavo, passo vinagre, e ele deixa de fazer por uns tempos. Só passados uns meses é que volta a acontecer, ainda não percebi bem essa fixação!

Em relação ao roer, acho que tive sorte pois já ouvi muitas histórias de coelhos que atacam tudo que lhes aparece à frente, mas o meu porta-se muito bem! Ele passa a tarde quase toda a "guardar" a porta do quarto (a dormir) e só ao fim da tarde é que começa a ter mais actividade. O que acontece é que quando não estou em casa ele dorme praticamente o tempo todo e quando chego ele vira a minha "sombra", anda sempre atrás de mim.
Claro que se apanhar uma revista começa a roer, mas tenho o cuidado de não ter papéis ao alcance dele....e tudo tem corrido bem assim :) Aliás, o que ele mais rói até são as grades da gaiola, se por algum motivo eu tenho de o prender, o que acontece mesmo muuuuito raramente. Fica fulo! :)
Responder

Voltar para “Exóticos”