quarta out 20, 2004 9:13 am
O problema mais comum que existe entre cães e donos é o da comunicação.
O cão tem uma linguagem própria desde sempre, mas nós evoluímos e , acerta altura, cavou-se um fosso entre a nossa percepção e a dos cães.
Pe, nós pensamos que meiguices e festinhas mostram ao nosso cão o quanto gostamos dele.
Verdade, mas, para o cão, se fôr ele a comandar a ordem "dá-me festinhas" também significa que o dono lhe é inferior na hierárquia da matilha (para os cães a família é uma matilha), se fôr o dono a comandar significa não só que gosta dele mas também que o dono é o chefe.
Por isso, visto que nós é que somos os racionais, é importante que saibamos "falar" com o cão.
Parece-me que o seu problema se insere no establecimento de um hierárquia na família em que o cão ocupa o último lugar.
,
Há alguns truques que dão a saber ao cão quem são os seus superiores :
Na altura de dar a ração ponha uma bolachinha no topo e a sua mulher/filha que comam a bolacha de forma que o cão pense que comem da comida dele.
Só depois dão a ração ao cão (nas matilhas os superiores comem primeiro)
Nas matilhas os superiores também passam à frente - daí que a sua mulher/filha devam passar à frente do cão nas portas, nas entradas e saídas.
Ainda neste sentido, oas superiores tem uma atitude de algum distanciamento e indiferença em relação aos inferiores.
Daí que seja bom que elas ignorem o cão (pe, quando chegam a casa), evitando inclusivé o contacto visual e só lhe deêm atenção quando estiverem para aí viradas e o cão sossegado.
Eu sempre aconselho a leitura do livro "a encantadora de cães" da Jan Fennell porque explica ao dono comum estas diferenças de interpretação nuam linguagem acessível e dá pistas para a resolução dos problemas mais comuns - agressividade, ladrar excessivo, etc.
Deu bons resultados aqui com foristas que experimentaram alguns dos "truques" (alguns acabo de expôr) que ela apresenta.
Vai ver que resulta numa alteração significativa do comportamento do cão.