Marcação de território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anara
Membro
Registado: quinta fev 20, 2003 2:28 pm
Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos

quarta out 27, 2004 7:13 am

Tenho um gatinho que vai fazer dois meses esta semana, e ao que parece já anda a marcar território, e o local escolhido é a minha cama :evil: :evil: :evil:
Não será cedo demais???
Será que é por haver o cheiro da outra gata cá em casa? (que infelizmente ainda não apareceu)
Qual é a melhor solução para acabar com as marcações? A castração ainda é muito cedo, e deixa-lo fechado, para mim não é solução..... mas também estar a lavar todos os dias lençois, edredon e afins todos os dias é de mais.

Rita
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta out 27, 2004 12:35 pm

Não me parece marcação do território (já assistiu ao acto? É um spray de urina enviado na horizontal?), parece-me antes só que ele está confuso em relação ao sítio para fazer as necessidades...
Os gatos escolhem materiais absorventes para fazer as necessidades, por isso a maioria vai instintivamente à areia. No caso desse se calhar como fica com vontade e a areia não está próxima faz noutro sítio igualmente absorvente. A solução, se não o quer fechar numa divisão até ele aprender a ir só à areia, poderá ser colocar várias caixas de areia bem limpa pela casa. Se o apanhar a fazer xixi no sítio errado repreenda-o e coloque-o na areia. Lave bem a roupa da sua cama pois se ficar algum cheiro é capaz de ele lá voltar, o ideal seria não o deixar entrar no seu quarto por uns tempos.
anara
Membro
Registado: quinta fev 20, 2003 2:28 pm
Localização: Matilde (podengo) Maria (PA) Mikelina (Tartaruga) Amadeu (canário) Mafalda (gata) e periquitos

quarta out 27, 2004 11:06 pm

Pelos vistos não é marcação de território, ele não lança o tal spray. às vezes só faz umas pinguinhas outras vezes é uma poça :evil:
Quanto a ele estar confuso e estar longe, não deve ser esse o caso pois ele faz xixi na cama que eu tenho no escritório que está mesmo ao lado da caixa da areia, e além disso ele faz lá sempre os cócós (embora tb tenha andado uma semana a fazer em cima da cama)
Estou a entrar em desespero...... nunca tive um gato tão pouco limpo....
se ele às vezes faz na caixa porque é que outras faz no sitio errado
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta out 29, 2004 5:18 pm

Pois o meu conselho é mesmo que o feche durante algum tempo numa divisão sem camas (desde que tenha luz natural) até ele se habituar a usar só a areia...
Responder

Voltar para “Gatos”