curso de canicultura
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
- Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )
Vendo pelos ultimos tópicos...
Acham que seria util, um curso de canicultura?
Ou um curso como se deve tratar e cuidar um cão?
Acham que seria util, um curso de canicultura?
Ou um curso como se deve tratar e cuidar um cão?
...
Última edição por Golden_ em segunda fev 13, 2006 11:00 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )
Porque acho que a canicultura deveria ser considerada uma profissão.
Onde se formam profissionais responssáveis por uma raça ou várias raças, com a preocupação de a preservar a cuidar a raça de cada cão.
E agora um curso de tratar dos cães, acho que seriam muito util, acho que nas escolas próprias para cães deveriam ensinar os donos também...
Onde se formam profissionais responssáveis por uma raça ou várias raças, com a preocupação de a preservar a cuidar a raça de cada cão.
E agora um curso de tratar dos cães, acho que seriam muito util, acho que nas escolas próprias para cães deveriam ensinar os donos também...
Eu tambem acho que é positivo.
Eu não stou aí no Continente, mas se estivesse e podesse frequentar ia, é que apesar de nunca ter o objectivo ou desejo de ser criador, acho que é no minimo enriquecedor a informação e conhecimento que se pode assimilar.

Eu não stou aí no Continente, mas se estivesse e podesse frequentar ia, é que apesar de nunca ter o objectivo ou desejo de ser criador, acho que é no minimo enriquecedor a informação e conhecimento que se pode assimilar.

Eu tambem acho que é positivo.
Falo do curso de criadores é claro.

Falo do curso de criadores é claro.

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 13, 2006 2:00 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Eu discordo, a Canicultura não deve ser uma profissão ou um negócio, deve ser uma paixão. Viver de criar cães, nunca é benéfico para a Canicultura.Golden_ Escreveu: Pois devia!
Ser canicultor, além de um acto de amor é uma profissão, de grande responsabilidade (lidamos com seres vivos). Só que não é considerada como talsomos uns out laws.
Mas, penso que no resto da Europa é igual. Era bom que estivesse errada.
Cumprimentos,
Por alguma razão os Canicultores com maior percentagem de "qualidade" na sua criação, têm sempre outras profissões.
Resumindo:
Quando é profissão, tem obrigatóriamente que dar lucro (porque se não falta o pão à mesa). Isto leva a "produzir" ninhadas, com o único objectivo de facturar, e um Canicultor não deve seguir essa lógica.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
...
Última edição por Golden_ em segunda fev 13, 2006 2:01 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Concordo, mas acho, que seria sempre bom uma espécie de curso de canicultura, porque penso quem quer realmente ser canilcultor por amor ao animal, estará preocupado como deverá em cuidar dos animais que futuramente irá ter.casadotrevo Escreveu: Eu discordo, a Canicultura não deve ser uma profissão ou um negócio, deve ser uma paixão. Viver de criar cães, nunca é benéfico para a Canicultura.
(...)
Resumindo:
Quando é profissão, tem obrigatóriamente que dar lucro (porque se não falta o pão à mesa). Isto leva a "produzir" ninhadas, com o único objectivo de facturar, e um Canicultor não deve seguir essa lógica.
Você, por exemplo cria Basset Hound, não é?
Quando iniciou na raça, deve ter tido umas dificuldades, complicações, não?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Correcto, mas nem sempre é possivel estar no "ramo", quando o é, não tenho nada a criticar, só a invejar.Golden_ Escreveu: Mas não é obrigatório, terem outras profissões fora do ramo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta abr 30, 2004 7:40 pm
- Localização: Luna (Golden Retriever), Pipoca (x siamesa) e Ísis (Epagnéul Bretão)
Já há sítios onde isso acontece. Eu, por exemplo, ando com a Luna numa esola onde o treinador não ensina os cães, mas ensina-nos a nós, donos, como lidar com eles e como ensiná-los. Aliás, eu acho que só assim uma escola de cães faz sentido!Odemirense Escreveu: E agora um curso de tratar dos cães, acho que seriam muito util, acho que nas escolas próprias para cães deveriam ensinar os donos também...
Ana Sofia

-
- Membro Veterano
Hainda bem!aNa_ZoPhYa Escreveu: Já há sítios onde isso acontece. Eu, por exemplo, ando com a Luna numa esola onde o treinador não ensina os cães, mas ensina-nos a nós, donos, como lidar com eles e como ensiná-los. Aliás, eu acho que só assim uma escola de cães faz sentido!
Ana Sofia![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
Acho que o único curso que realmente resultaria, seria o seguinte:
Curso de Dono de Cão
Módulo I
- Educação
Módulo II
- Consciencialização
Módulo III
- Responsabilização
Módulo I - Seriam ministradas as regras básicas da educação, quer a nível pessoal, quer a nível social.
Módulo II - Temas que tratariam as vantagens e desvantages de ter um cão.
Módulo II - Fazer o dono perceber, que é sua a responsabilidade de cuidar do cão, como se de um filho se tratasse.
Mas conseguir dar um curso destes e conseguir algum aproveitamento, seria conseguir mudar mentalidades....o que não se consegue, com a duração habitual dos cursos....
Quem sabe...podia até ser que resultasse...
Curso de Dono de Cão
Módulo I
- Educação
Módulo II
- Consciencialização
Módulo III
- Responsabilização
Módulo I - Seriam ministradas as regras básicas da educação, quer a nível pessoal, quer a nível social.
Módulo II - Temas que tratariam as vantagens e desvantages de ter um cão.
Módulo II - Fazer o dono perceber, que é sua a responsabilidade de cuidar do cão, como se de um filho se tratasse.
Mas conseguir dar um curso destes e conseguir algum aproveitamento, seria conseguir mudar mentalidades....o que não se consegue, com a duração habitual dos cursos....
Quem sabe...podia até ser que resultasse...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, não era ao curso que eu estava-me a referir.Odemirense Escreveu: Concordo, mas acho, que seria sempre bom uma espécie de curso de canicultura, porque penso quem quer realmente ser canilcultor por amor ao animal, estará preocupado como deverá em cuidar dos animais que futuramente irá ter.
Você, por exemplo cria Basset Hound, não é?
Quando iniciou na raça, deve ter tido umas dificuldades, complicações, não?
Mas veja bem, teria que haver um curso para cada raça (pelo menos).
Eu quando antes de começar, li muito e falei com muitos criadores Portugueses e Estrangeiros, gente com quem aínda hoje aprendo e muitos que se tornaram grandes amigos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
...
Última edição por Golden_ em segunda fev 13, 2006 2:03 pm, editado 1 vez no total.