Transmissível ao Homem

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta nov 10, 2004 2:00 pm

Boa tarde

Sabem quais as doênças que os gatos podem transmitir ao ser humano?
Não resisto a dar beijos e àfagar os meus bichanos. De vez em quando passa-me pela cabeça que um dia hei-de ter alguma "história".
A única que tenho conhecimento, é uma doênça de pele, não sei o nome, que começa com peladas no gato, ele tem de ser medicado, bem como a pessoa, e tem de ficar de quarentena.

Obrigada desde já pela v participação neste tópico.
Abraço
Aida
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta nov 10, 2004 3:49 pm

Será a Tinha? ;)
Em geral os animais não nos passam doenças propriamente ditas, podem é trazer com eles parasitas que nos possam afectar eventualmente, é o caso da Tinha.
Cuidados como lavar sempre as mãos depois de lhes mexer/limpar areão ou evitar colocar a nossa boca perto deles (beijinhos por exemplo :lol: ) são aconselháveis.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta nov 10, 2004 5:11 pm

Entre outras coisas, há alguns fungos que os gatos nos podem transmitir. Atenção que em alguns casos tanto o gato como o dono têm de fazer tratamento!
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quinta nov 11, 2004 10:42 am

Bom dia,
É isso mesmo. O caso que conheço é o de um casal amigo a quem dei um filhote da cocas. O bicho começou por ter peladas, e ao meu amigo e à filha apareceram umas manchas, o médico de imediato pregunta se tem gatos em casa, e diz que tem a ver com o bichano. Assim, tiveram de ser medicados, e já estão melhores. O vet. confirma que é possível e faz o tratamento ao gatito e pede para estar separado das pessoas durante x tempo. Verificam-se melhoras também no gatito, o pelo já está a crescer de novo e prontamente poderá ser afagado e acarinhado novamente.
Selenis
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2004 2:16 pm

sexta nov 12, 2004 9:43 pm

para alem das referidas, outro cuidado a ter e com a toxoplamose, doença parasitaria da qual os gatos sao o reservatorio, ou seja, eles, mesmo infectados, nao ficam doentes, mas podem transmitir ao humano.

De qualquer forma, toxoplasmose sera grave apenas em gravidas, uma vez que ataca o sistema nervoso do feto, dai ser muito aconselhavel a gravida nao ter contacto com a areia do gato (transmite-se pelas fezes), e ter alguns cuidados adicionais, o que nao implica desfazerem-se do gato, como ja vi fazerem... e é aconselhado por alguns obstetras mais radicais ou talvez menos informados (parece-me). depende do amor do medico aos animais, bem como do dono.

espero ter sido util ;)

rute
Responder

Voltar para “Gatos”