Boa tarde
Sabem quais as doênças que os gatos podem transmitir ao ser humano?
Não resisto a dar beijos e àfagar os meus bichanos. De vez em quando passa-me pela cabeça que um dia hei-de ter alguma "história".
A única que tenho conhecimento, é uma doênça de pele, não sei o nome, que começa com peladas no gato, ele tem de ser medicado, bem como a pessoa, e tem de ficar de quarentena.
Obrigada desde já pela v participação neste tópico.
Abraço
Aida
Transmissível ao Homem
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Será a Tinha?
Em geral os animais não nos passam doenças propriamente ditas, podem é trazer com eles parasitas que nos possam afectar eventualmente, é o caso da Tinha.
Cuidados como lavar sempre as mãos depois de lhes mexer/limpar areão ou evitar colocar a nossa boca perto deles (beijinhos por exemplo
) são aconselháveis.

Em geral os animais não nos passam doenças propriamente ditas, podem é trazer com eles parasitas que nos possam afectar eventualmente, é o caso da Tinha.
Cuidados como lavar sempre as mãos depois de lhes mexer/limpar areão ou evitar colocar a nossa boca perto deles (beijinhos por exemplo

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Entre outras coisas, há alguns fungos que os gatos nos podem transmitir. Atenção que em alguns casos tanto o gato como o dono têm de fazer tratamento!
-
- Membro
- Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
- Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més
Bom dia,
É isso mesmo. O caso que conheço é o de um casal amigo a quem dei um filhote da cocas. O bicho começou por ter peladas, e ao meu amigo e à filha apareceram umas manchas, o médico de imediato pregunta se tem gatos em casa, e diz que tem a ver com o bichano. Assim, tiveram de ser medicados, e já estão melhores. O vet. confirma que é possível e faz o tratamento ao gatito e pede para estar separado das pessoas durante x tempo. Verificam-se melhoras também no gatito, o pelo já está a crescer de novo e prontamente poderá ser afagado e acarinhado novamente.
É isso mesmo. O caso que conheço é o de um casal amigo a quem dei um filhote da cocas. O bicho começou por ter peladas, e ao meu amigo e à filha apareceram umas manchas, o médico de imediato pregunta se tem gatos em casa, e diz que tem a ver com o bichano. Assim, tiveram de ser medicados, e já estão melhores. O vet. confirma que é possível e faz o tratamento ao gatito e pede para estar separado das pessoas durante x tempo. Verificam-se melhoras também no gatito, o pelo já está a crescer de novo e prontamente poderá ser afagado e acarinhado novamente.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta set 29, 2004 2:16 pm
para alem das referidas, outro cuidado a ter e com a toxoplamose, doença parasitaria da qual os gatos sao o reservatorio, ou seja, eles, mesmo infectados, nao ficam doentes, mas podem transmitir ao humano.
De qualquer forma, toxoplasmose sera grave apenas em gravidas, uma vez que ataca o sistema nervoso do feto, dai ser muito aconselhavel a gravida nao ter contacto com a areia do gato (transmite-se pelas fezes), e ter alguns cuidados adicionais, o que nao implica desfazerem-se do gato, como ja vi fazerem... e é aconselhado por alguns obstetras mais radicais ou talvez menos informados (parece-me). depende do amor do medico aos animais, bem como do dono.
espero ter sido util
rute
De qualquer forma, toxoplasmose sera grave apenas em gravidas, uma vez que ataca o sistema nervoso do feto, dai ser muito aconselhavel a gravida nao ter contacto com a areia do gato (transmite-se pelas fezes), e ter alguns cuidados adicionais, o que nao implica desfazerem-se do gato, como ja vi fazerem... e é aconselhado por alguns obstetras mais radicais ou talvez menos informados (parece-me). depende do amor do medico aos animais, bem como do dono.
espero ter sido util

rute