Quando o 1º banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
angeline
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 8:38 pm

quarta nov 10, 2004 6:03 pm

Gostaria de saber com que idade se deve dar o 1º banho, ou seja, se o cachorro não se sujar por um ou outro motivo deve-se prolongar a ida à banheira o máximo tempo possível? Tenho ouvido falar que quanto mais banhos se dá mais "cheiro a cão" o cão tem.
Já agora e a 1ª tosquia?
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta nov 10, 2004 6:44 pm

angeline eu aconselhava a dar banhito ao seu caõzito (se necessário) só depois dele dar as 3 primeiras doses de vacinas...
O cheiro a cão não tem nada a ver com a quantidade de banhos que o cão dá.. mas sim com o sitio onde ele reside, e principalmente se anda á chuva.. fica cá com um pive... :D
E depois a quantidade de banhos penso que varia muito com a pelagem de cada cão e com o sitio onde ele reside... tenho casos que os donos dizem que nunca deram banho ao seu cão, e outros casos que tomam banho uma vez por mês...
angeline
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 8:38 pm

quarta nov 10, 2004 8:27 pm

mais alguem???
Seria uma grande ajuda....
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

quarta nov 10, 2004 8:34 pm

O cheiro a cão pode ter relação com os banhos. Não tenho conhecimentos para afirmar que isto é uma verdade para todas as raças mas penso que o é para a maioria dos cães. O cheiro, na sequência do banho, resulta da emissão de óleos, pelo próprio cão, de lubrificação do pelo. E esses cheiram mesmo mal. Eu, quando necessito de dar banho aos meus, por se sujarem de lama ou materiais que não necessitam de champô, nem o coloco. Quanto mais produtos e mais lavado, maior o cheiro. Banho só em´caso de extrema necessidade. Mas pode haver raças que sejam excepção.
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta nov 10, 2004 8:52 pm

Gatujoba não concordo no seguinte pois se tomar banho ao seu cão sem châmpo ou qualquer outro tipo de liquido.. o seu cão ai sim vai ficar a cheirar a cão.. ai esta a situação da chuva.. se eles se molham e não são lavados (com châmpo) ficam a cheirar pior... falo por esperiencia própria...

"Quanto mais produtos e mais lavado, maior o cheiro. Banho só em´caso de extrema necessidade" Gatujoba

esta afirmação não tem nexo nenhum...
patapatinhapatao
Membro Júnior
Registado: sexta fev 20, 2004 12:09 am

quarta nov 10, 2004 10:11 pm

Como profissional na area posso responder livremente a essa questão. Assim sendo quase todas as respostas estão correctas menos uma. Dar banho a um cão sem champoo??? O champoo passa por ser um desinfectante suave necessario ao bom funcionamento do pêlo e da pele. Obviamente que convem escolher uma boa marca e acreditem que as há para todos os preços. O PH deve ser equilibrado assim como a oleosidade da pele, assim como a que fica inserida no pêlo e principalmente no sub-pêlo. O Amaciador já começa a ser essencial à maior parte dos tipos de pêlo. Não julguem que não é necessario. Um champoo mais agressivo precisa de ser melhorado com a aplicação de um amaciador. "Eles não são assim tão diferentes de nós"!

Assim sendo, e após esta pequena apresentação, respondo que o primeiro banho pode realemente ser dado após o sistema de vacinação. Isso resulta entre os 2 e os 3 meses.
O numero de banhos depende do pêlo do animal, mas para responder a isso ficaria aqui a noite toda.....

O primeiro corte de pêlo pode ser a partir dos 6 meses. Obviamente que neste caso temos um pêlo lanoso, inicial. Tem um tratamento simplificado, e para o animal é muito positivo um primeiro contacto nesta idade, com um profissional. O Grooming, tal como é chamada a arte de cabeleireiro, neste caso canino, tem a sua aprendisagem numa base de confiança entre o animal e o prof.

Espero ter respondido à sua questão.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

quarta nov 10, 2004 10:30 pm

patapatinhapatao Escreveu: Como profissional na area posso responder livremente a essa questão. Assim sendo quase todas as respostas estão correctas menos uma. Dar banho a um cão sem champoo??? O champoo passa por ser um desinfectante suave necessario ao bom funcionamento do pêlo e da pele. Obviamente que convem escolher uma boa marca e acreditem que as há para todos os preços. O PH deve ser equilibrado assim como a oleosidade da pele, assim como a que fica inserida no pêlo e principalmente no sub-pêlo. O Amaciador já começa a ser essencial à maior parte dos tipos de pêlo. Não julguem que não é necessario. Um champoo mais agressivo precisa de ser melhorado com a aplicação de um amaciador. "Eles não são assim tão diferentes de nós"!

Assim sendo, e após esta pequena apresentação, respondo que o primeiro banho pode realemente ser dado após o sistema de vacinação. Isso resulta entre os 2 e os 3 meses.
O numero de banhos depende do pêlo do animal, mas para responder a isso ficaria aqui a noite toda.....

O primeiro corte de pêlo pode ser a partir dos 6 meses. Obviamente que neste caso temos um pêlo lanoso, inicial. Tem um tratamento simplificado, e para o animal é muito positivo um primeiro contacto nesta idade, com um profissional. O Grooming, tal como é chamada a arte de cabeleireiro, neste caso canino, tem a sua aprendisagem numa base de confiança entre o animal e o prof.

Bem esta do amaciador não sabia :roll:

E existem á venda amaciadores para os animais?
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta nov 10, 2004 10:44 pm

Vivendo e aprendendo =P
e os chanpoos para bebês e sabonetes infantis, podem ser usados no banho do cão???
Uma coisa muito importante é que após os banho não deixem que o animal pegue correntes de ar por um tempo (se não me engano até ele ficar totalmente seco) pois uma corrente de ar frio pode trazer futuramente uma pneumonia nesse caso
Uma pergunta:
Porque os pelos do chow chow de meu amigo não cresceram mais após ele ter tozado o animal?
se eu fizer isso com um pastor belga ou com um husky siberiano aconteceria a mesma coisa????
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta nov 11, 2004 1:39 am

...
Última edição por Golden_ em sábado fev 11, 2006 10:58 am, editado 1 vez no total.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta nov 11, 2004 1:40 am

patapatinhapatao Escreveu: Como profissional na area posso responder livremente a essa questão. Assim sendo quase todas as respostas estão correctas menos uma. Dar banho a um cão sem champoo??? O champoo passa por ser um desinfectante suave necessario ao bom funcionamento do pêlo e da pele. Obviamente que convem escolher uma boa marca e acreditem que as há para todos os preços. O PH deve ser equilibrado assim como a oleosidade da pele, assim como a que fica inserida no pêlo e principalmente no sub-pêlo. O Amaciador já começa a ser essencial à maior parte dos tipos de pêlo. Não julguem que não é necessario. Um champoo mais agressivo precisa de ser melhorado com a aplicação de um amaciador. "Eles não são assim tão diferentes de nós"!

Deixe que lhe pergunte uma coisa. Tirou o curso na Mª da Paz há pouco tempo não foi?
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta nov 11, 2004 1:47 am

Golden_ Escreveu: Boa noite,

bem temos aqui várias opiniões diferentes, daí que também dou a minha, como profissional de cães. Banhos? Quantos menos, melhor! Se possível 1 por ano, a não ser que se suje de tal modo, que seja realmente necessário.

Quanto à lama, nada como deixar secar e dar uma boa escovadela. Por causa do cheiro, normalmente aconselho a que se utilize um shampoo seco, que não vai até à pele, mas que simplesmente lava o pêlo e tem um aroma excelente (consoante as marcas).

Shampôs? Uso sabão azul e branco, apesar de que, imaginando que estão demasiado engordurados, nada como dar uma 1ª passagem com Fairy ou produto idêntico.
Quem me ensinou tudo isto? Foi uma pessoa, que considero um dos meus melhores amigos e tosquiadores profissionais, que é espanhol (nada contra os profissionais portugueses, há muito bons). Ele é que me ensinou a preparar cães para exposição, ao nível do pêlo, e hoje preparo os dos outros.

Cumprimentos,
Desculpe, mas é preciso ter MUITO cuidado com os conselhos que dá na net! Eu sou profissional há muito tempo, também arranjo cães de exposição, várias raças e criadores conseituados até e nunca ouvi tamanho desparate. Isso são coisas expecificas, não é NUNCA para ser aconselhado via net, a pessoas que são donos comuns!
Tenha juizo pelo amor de deus.
Workshops para donos
Isabel
MIgusta
Registado: quinta set 23, 2004 2:39 pm

quinta nov 11, 2004 1:56 am

[quote=Golden_]Boa noite,

bem temos aqui várias opiniões diferentes, daí que também dou a minha, como profissional de cães. Banhos? Quantos menos, melhor! Se possível 1 por ano, a não ser que se suje de tal modo, que seja realmente necessário.

Quanto à lama, nada como deixar secar e dar uma boa escovadela. Por causa do cheiro, normalmente aconselho a que se utilize um shampoo seco, que não vai até à pele, mas que simplesmente lava o pêlo e tem um aroma excelente (consoante as marcas).

Shampôs? Uso sabão azul e branco, apesar de que, imaginando que estão demasiado engordurados, nada como dar uma 1ª passagem com Fairy ou produto idêntico.

Quem me ensinou tudo isto? Foi uma pessoa, que considero um dos meus melhores amigos e tosquiadores profissionais, que é espanhol (nada contra os profissionais portugueses, há muito bons). Ele é que me ensinou a preparar cães para exposição, ao nível do pêlo, e hoje preparo os dos outros.

Cumprimentos,[/quote]

:o :o :o :o :o :o :o :o :o
...qq dia aparece alguem a dizer q o melhor é deixar o cão de molho em agua e lixivia durante alguns dias!!
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta nov 11, 2004 1:59 am

....
Última edição por Golden_ em sábado fev 11, 2006 4:24 pm, editado 1 vez no total.
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta nov 11, 2004 1:59 am

angeline Escreveu: Gostaria de saber com que idade se deve dar o 1º banho, ou seja, se o cachorro não se sujar por um ou outro motivo deve-se prolongar a ida à banheira o máximo tempo possível? Tenho ouvido falar que quanto mais banhos se dá mais "cheiro a cão" o cão tem.
Já agora e a 1ª tosquia?
O primeiro banho ao cão deve ser dado 15 dias depois de acabar o programa de vacinação. A sua frequencia varia de raça para raça, um caniche pode tomar banho todos os meses que não é por isso que vai cheirar mais a cão.
Se quer que um cão cheire menos a cão é uma questão de o secar com um secador, é melhor começar desde pequeno a habituar o cachorro a estas lides, para se habituar.
A primeira tosquia para mim deve ser aos 4 meses, se não for cão de grande manutenção e se o dono quiser que o cão tenha sempre um tratamento profissional aconselho o mesmo, para que o cão desde pequeno se habitue a ser tratado. Não deixar para muito tarde porque quanto mais tarde pior, mais stress.

Pode entretanto se o seu cão não tiver ainda completo o programa de vacinação, pode dar-lhe um banho seco com productos proprios eu gosto muito da Jean Pierre-Deo Sec, ou então apenas com Dodots.

A primeira tosquia da minha cadela foi aos 3 meses.
Workshops para donos
Isabel
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quinta nov 11, 2004 2:04 am

Golden_ Escreveu:Shampôs? Uso sabão azul e branco, apesar de que, imaginando que estão demasiado engordurados, nada como dar uma 1ª passagem com Fairy ou produto idêntico.
E 1 gota de fairy dá para lavar quantos cães? :lol:

Para o pêlo dos cães, um belo tratamento natural. Deixá-los rebolarem-se na terra poeirenta! Depois é só sacudir :lol: Como é que acham que alguns animais selvagens têm o pelo tão brilhante? :P Agora quanto ao cheiro...vou permanecer como observador de opiniões :)
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”