Viva,
uma fácil e rápida adaptação dependem, essencialmente, do novo dono.
Ela com 5 meses já vai trocar outra vez de ambiente ou agora é que vai ter um novo dono pela primeira vez? São situações distinctas, mas podem ser resolvidas de forma similar (respeitando as diferenças óbvias, claro).
A melhor altura para ir buscar a cachorra é de manhã. Assim, ela terá tempo de adquirir alguma confiança no seu novo ambiente e na sua nova família antes de passar a primeira noite sozinha. A primeira noite é a pior. Ela, normalmente, sente-se só e chora. Não cometa o erro de estar sempre a aparecer. Deixe um cobertor com o cheiro da casa antiga junto a ela. Pode também usar o truque de deixar um rádio ligado.
Não há um padrão de comportamento característico dos cachorros ao longo dos primeiros dias. O principal é observar o cachorro e aprender a conhecê-lo. Dê-lhe tempo para se ambientar com tranquilidade: grandes excitações e vozes altas podem intimidá-lo. Também não convém andar a exibir o cachorro aos amigos logo nos primeiros dias.
Pronuncie sempre o nome da cachorra num tom amável e alegre, nunca num tom de desaprovação. Se ela corresponder ao seu chamamento deve elogiá-la MUITO. Pode também começar a usar guloseimas para premiar as boas acções.
Mas o dia não é só brincadeira. Proporcione-lhe um local sossegado para ela descansar. Ela deve associar o local de descanso sempre a experiências positivas. Deve, portanto, deixa-la levar para lá os seus brinquedos. A cama não é lugar para repreensões, administração de medicamentos, etc. Se tiver crianças em casa, estas devem saber respeitar o local de descanso da cachorra.
Se tiver mais cães em casa, boxers de preferência

, as coisas tornam-se mais fáceis. Ela terá sempre companhia e aprenderá com os mais velhos. Comvém vigiar estas brincadeiras para que a cachorra não se aleije.
Resumindo, muita dedicação e respeito pela cachorra. Dar tempo ao tempo e confiar no amor que eles têm SEMPRE para dar (mesmo que muitas vezes algumas pessoas não o mereçam).
Vá dando notícias.
Luís Nogueira
Boxers das Terras d'Ouro