Meu nome é Paulo, mas podem me chamar de Pegebe, sou do Brasil, Vinhedo. Essa é a primeira vez que uso o fórum de vocês, por isso muito prazer.
Vim aqui porque estou precisando muito de uma ajuda, duma outra opinião profissional, com uma doença que minha cachorra está tendo e que minha veterinária não consegue fechar diagnóstico e que já está me deixando agoniado.
Os mais apressados me desculpem mas minha mensagem pode ficar um pouco comprida, mas vou excrever tudo que se passou desde o começo pra clarear o assunto.
À cerca de um mês e dez dias minha cachorra, a Shara, uma rottweiler, começou a ficar meio desanimada. Não comia muito bem e ficava sempre pelos cantos. Mais ou menos dez dias após essa caída resolvi levá-la à Veterinária que teve de cara uma forte suspeita de Cinomose, já que sua temperatura estava alta, tinha hiperqueratose nasal, e havia se completado dois anos que não recebia vacina óctupla. Bom esse era meu medo... Acontece que ela também levantou a hipótese de ser Febre Maculosa, Lupus Eritematoso e Neoplasias, isso porque a Shara não tinha manifestação de problema gastro-intestinal, e apenas LEVE corrimento nasal. Porém, começamos o tratamento da Cinomose devido as fortes suspeitas: Antibiótico Bactrin, Vitamina E, vitamina A e duas doses de Cinoglobulin, um soro usado contra cinomose (logo depois da aplicação da segunda dose a Shara apresentou edema nas quatro patas, com dores na articulação da pata dianteira direita quando essa era dobrada para trás). Fizemos exame de sangue e vimos uma queda moderada de linfócitos e uma queda moderada de plaquetas. Enquanto isso, a febre sempre se mantinha e a cachorra por volta de uns dois dias após a aplicação do Cinoglobulin começou aparentar pequenas tremedeiras, mas que segundo a veterinária não tinha característica de ser provocada por alterações do Sistema nervoso. Porém ela receitou Corticóides, Prednisona, juntamente com outro antibiótico, terramicina (para o caso de doença do carrapato), que foi retirado após 3 aplicações. Aí começa o mistério...
Esse corticóide cortou a febre totalmente (não foi a terramicina porque ela foi retirada e a febre continuou). Minha amiga Shara voltou ao normal, comia e estava aparentemente normal. Foi quando resolvemos fazer outro exame de sangue que detectou uma queda grande de linfócitos (500 para o parâmetro de 1.200 e que segundo a Vet. pode ter sido provocada pelo corticóide) e um aumento de plaquetas (600.000 para o parâmetro de 500.000; acho que os números são esses).
Passados 15 dias de tratamento com corticóide, mais ou menos, ela resolveu tirar gradualmente o medicamento. Hj, foi o úlimo dia.
Acontece que a febre voltou há uns 4 dias atrás. Ela está voltando gradualmente e a temperatura está ficando alta como no começo. Porém, ontem notei a Shara mancando. Apalpando-a vi que sentia dor na extremidade mais distal do úmero esquerdo, não chegava a ser na articulação, e era em cima do osso a dor, literalmente. Levando-a na Clínica minha Veterinária numa apalpação melhor viu que essa dor estava também no dois fêmures, no pescoço e na outra pata dianteira, que por sinal apresentou dor no mesmo tipo de movimento que comentei no começo, aquela logo depois da aplicação do cinoglobulin, é uma dor que aparece quando a pata direita é dobrada para trás.
Assim, com este "novo" quadro minha Veterinária levantou a hipótese de Panosteíte, uma doença que geralmente, segundo ela, ataca mais filhotes que adultos, o que não exclui a hipótese.
Próxima segunda feira levarei a Shara para fazer Ultrasonografia do abdômen, para procurar alguma neoplasia, e para fazer raio-x de sua pata para ver se acha alguma alteração nos seus ossos.
Acontece que já estou meio agoniado por causa dessa falta de um diagnóstico preciso. Por isso vim aqui. Busco uma ajuda, além-mar, sobre esse assunto. Uma outra opinião dum outro veterinário que esteja me vendo e que talvez já tenha se deparado com situação semelhante.
Muito Obrigado e desculpem-me pelo tamanho da mesagem.
Pegebe