Muito boa noite
Bem, tenho andado numa montanha russa, tanto ando felicíssima, como fico triste com um casal de escalares que tenho, passo a explicar
Há cerca de 4 meses montei um aquário de 300l com o intuito de ser comunitário, mudei rapidamente de ideias quando vi que tinha um casal de escalares que estava decidido a procriar, houve então a primeira postura (n mais de 30 ovos), mas que nesse mesmo dia/noite foram "papados" inclusivamente pelos progenitores.
Na altura achei normal, porque quando o escalar acha que as suas crias correm perigo (que era o caso, dada a existência de outros peixes), optam por eles próprios comerem os ovos.
Depois disto já existiram outras duas posturas, a última foi anteontem (essa já com mais de 100), nestas duas já só estava no aquário o dito casal, isto porque que retirei todos os outros peixes para outros aquários.
Mesmo tendo condições ambientais excelentes (ph, temperatura, nitritos, nitratos, ferro, etc.) e uma vegetação também adequada (com uma folha grande para a postura), os ditos ao fim de 1 ou 2 dias voltam a comer os seus "supostos querubins".
Alguém me dá uma luz? É que eu não percebo o que está a acontecer!!!
Fiquem bem
P.S.- É verdade!!! Depois da Postura os próprios peixes andam atarefadíssimos, ora limpam os ovos, ora andam em volta dos ovos para os oxigenar!!! Depois... Francamente, não percebo cry
Problema com ovos de Escalar
-
- Membro
- Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm
Olá cromo2:
Bem, não são juvenis quanto isso, já os tenho aí há um ano, são mdo dobro daqueles que habitualmente vês nas lojas (honestamente nunca os medi com régua
.
Eles estavam em outro aquário comunitário (este com aprox. 120l) e só depois os mudar para o aquário maior é que começaram a criar.
A pergunta é, como poderei intervir para evitar que isto aconteça?
Fica bem
Bem, não são juvenis quanto isso, já os tenho aí há um ano, são mdo dobro daqueles que habitualmente vês nas lojas (honestamente nunca os medi com régua

Eles estavam em outro aquário comunitário (este com aprox. 120l) e só depois os mudar para o aquário maior é que começaram a criar.
A pergunta é, como poderei intervir para evitar que isto aconteça?
Fica bem
-
- Membro
- Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm
Olá outra vez:
A minha fêmea estáa outra vez prestes a desovar!!!
Alguém me ajude
Que acham se após a postura colocar a folha com os ovos num aquário devidamente oxigenado, à parte dos pais, para ver se se safam?
Fiquem bem
A minha fêmea estáa outra vez prestes a desovar!!!
Alguém me ajude

Que acham se após a postura colocar a folha com os ovos num aquário devidamente oxigenado, à parte dos pais, para ver se se safam?
Fiquem bem
ola
se estas mesmo ansiosa por ter escalarzinhos entao o melhor e mesmo tirar a folha para outro aquario com termostato, pedra difusora e umas gotas de antifungos.
a pedra difusora deve estar perto dos ovos mas sem os atingir com as bolhas.
Eu no teu lugar esperava mais umas posturas porque eles regra geral mais cedo ou mais tarde deixam de os comer e o espectaculo de ver o casal a cuidar dos seus filhotes compensa largamente as desilusoes de os ver comidos de um dia para o outro.
nao te preocupes que eles agora vao estar sempre a desovar(os meus é de 10 em 10 dias), so se acalmam quando teem as crias por perto.
Boa sorte
se estas mesmo ansiosa por ter escalarzinhos entao o melhor e mesmo tirar a folha para outro aquario com termostato, pedra difusora e umas gotas de antifungos.
a pedra difusora deve estar perto dos ovos mas sem os atingir com as bolhas.
Eu no teu lugar esperava mais umas posturas porque eles regra geral mais cedo ou mais tarde deixam de os comer e o espectaculo de ver o casal a cuidar dos seus filhotes compensa largamente as desilusoes de os ver comidos de um dia para o outro.
nao te preocupes que eles agora vao estar sempre a desovar(os meus é de 10 em 10 dias), so se acalmam quando teem as crias por perto.
Boa sorte