Capim

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Dama_de_Copas
Membro
Registado: sábado nov 06, 2004 8:25 pm

terça dez 07, 2004 5:19 pm

Levei meu porquinho ao veterinário e o homem se horrorizou quando eu disse que meu animal comia verduras, legumes e frutas mas não dava capim. Ele me disse que era praticamente impossível meu bicho estar vivo e o fato de ele ser saudável (bote saúde nisso: pelugem bem cuidada, olhos brilhantes, unhas sadias, gorduchinho) era um milagre. Acho que ele exagerou porque meu pet já tem 9 meses e nunca adoeceu. Quero saber o que tem demais no capim, por que ele é insubstituível ?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta dez 08, 2004 4:07 pm

Capim é feno e é mesmo indispensável para os porquinhos, pois senão vão ocorrer concerteza problemas a nivel da dentição. Eles precisam do feno para ficarem entretidos durante um longo tempo e é bom para desgastar os dentes. Depende da quantidade das outras coisas que lhes dás também. Claro que se estiverem sempre a comer outra coisa os dentes também são desgastados.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Beatrizzzz
Membro
Registado: sábado jun 05, 2004 12:20 am

sexta dez 10, 2004 12:50 am

Meu porquinho não é muito chegado em feno não :|
E capim aqui é meio difícil, porque tem muitos lotes cheios de capim, mas normalmente o povão coloca remédios e etc...
Meu porquinho quase nunca comeu capim na vida, e nunca apresentou sinais de carência de vitaminas e outras doenças não, até agora, a única doença que ele teve foi piolho, que a gente já deu um jeito, e olha que eu tenho ele a três anos, comprei ele novinha :D
Esse veterinário é bem exagerado ;)
Dama_de_Copas
Membro

sexta dez 10, 2004 5:56 pm

Beatriz,
O homem era quase teatral: levava as mãos à cabeça e repetia seguidamente uns "Ai ,meu Deus. esse bichinho vai morrer, nem entendo como está vivo...". Eu não me alardeei muito porque achei meio exagerado, fora que não tem como encontrar capim de "boa procedência" por aqui, fico com medo de catar capim que tenha urina de rato, sujeira e outras coisas a que nossos bichinhos - por serem caseiros e não terem contatos urbanos - são suscetíveis. Assim, prefiro abstrair capim da dieta deles.
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sábado dez 11, 2004 6:02 pm

Gostava só de corrigir uma coisa, a necessidade de capim não é por uma qualquer vitamina, mas sim porque eles ficam entretidos muito tempo a comê-lo, o que os obriga a "gastar" os dentes! Ora, se não comerem capim, e apenas tiverem, por exemplo, uma ração enriquecida com vitaminas, podem ter tudo o que precisam a nível de nutrientes (de uma forma, a meu ver, pouco saudável) mas mesmo assim serão muito propensos a nível de problemas de crescimento de dentes.

Talvez não fosse má ideia tentarem encontrar uma boa fonte de capim, para evitar os problemas antes deles acontecerem. Eu tive um porquinho que apenas comia uma dose de feno por dia e apesar de ter vivido saudável durante um ano depois teve problemas de dentes e morreu porque não encontrei nenhum vet que o tratasse.
Jinhos, Joana
Dama_de_Copas
Membro

domingo dez 12, 2004 5:01 pm

Vou tentar encontrar capim, então. Ainda não sei como, afinal, não é qualquer mato, é?
Bruno_Rios
Membro Júnior
Registado: sexta ago 06, 2004 3:28 pm

domingo dez 12, 2004 7:33 pm

olá... q vet esse... deve ter saido de algum filme de terror... bem o meu comia sempre capim.... parei de dar, por alguns motivos, o principal é q vc n sabe a procedêcia do capim... então passei a colocar mais verduras pra eles, e eles continuam serelepes... quando dava capim, percebi q eles tem uma preferencia por capim braquiara. é aquele capim de tamanho medio q as pessoas pegam o alpiste pra passaros... ou então graminha mesmo!!! eles não são muito fãs do capim elefante não... q ele aquele imenso... bem é isso ae. porém como cada porquinho é um pourquinho... pode ser q o seu tenha outras preferencias....
Dama_de_Copas
Membro

segunda dez 13, 2004 6:52 pm

Bruno,

Meus pets têm loucura por cheiro-verde (que eu, por sinal, detesto). Não sei se você sabe o que é ou mesmo chama por outro nome. É um tempero muito usado em peixes e frutos do mar por aqui, na verdade o paraense usa mesmo em tudo: em carnes, em frangos. Tem um aroma forte e umas folhinhas recortadas, quase como a salsinha. Menino, eles sentem o cheiro longe e enlouquecem, é cada guincho alto, cada cuí. Adoram. Loucura. loucura. loucura meeesmo.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

terça dez 14, 2004 3:32 pm

Penso que cheiro verde, em português de Portugal, quer dizer salsa e coentros.
Os meus hamsters e a porquinha também gostam muito!
O «capim» vende-se em pacotes, seco. E pode-se plantar ( há umas caixas com erva para gato, q já trazem terra e tudo) ou então plantar mistura para periquitos num vaso, cresce super depressa! :D
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Dama_de_Copas
Membro

quarta dez 15, 2004 2:23 am

Onde encontro essa mistura para periquitos? Em supermercados?
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”