Ração light

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo dez 26, 2004 2:14 pm

alguém me explica como "funciona" a ração light para cães? ouvi dizer que possui mais cereais, portanto os animais defecam mais e por isso, não engordam :o mas entãO, tb. se pode comprar da ração mais baratucha. a composição será idêntica e... muito mais barata.
também se põe a questão da dosagem. se der mais do que está estipulado, o efeito (emagrecer) já não se verifica?
por fim, um cão não obeso (mas castrado) poderá comer este tipo de ração?
anjjazul
Mbarroso
Membro
Mensagens: 136
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

segunda dez 27, 2004 6:19 pm

Anjazul, a questão não é ter mais cereais, é ter mais fibras e menos gorduras. De resto é uma em tudo igual as outras. As rações mais caras (devem) ter gorduras e proteínas de melhor qualidade e digestiveis e não como as baratas baseadas em subprodutos. Portanto uma ração light é um alimento em tudo igual aos outros no aspecto da qualidade. O porquê das fibras? É simplesmente uma forma de juntamente com a diminuição da gordura, diminuir o conteúdo energético total da dieta. Uma boa fonte de fibras, como a ervilha, reduz a absorção de gordura, estimula a flora normal e a Saúde do cólon e a sua presença proporciona ao cão um sentimento de satisfação (não fica com fome, come a mesma quantidade de comida). A fibra de ervilha, favorece as bactérias boas, estas por sua vez produzem ácidos gordos de cadeia curta, que são usadas pelas células epiteliais do tracto intestinal como fonte de energia, alem disso os ácidos gordos de cadeia curta induzem a produção de uma hormona que diminui o apetite. O fabricante deve ter em atenção que as fibras afectam de forma negativa a absorção de vitaminas liposoluveis (A, D, E e K) e algumas hidrosoluveis e de modo que deve levar este facto em consideração na composição do alimento (este tipo de coisas certamente são aperfeiçoamentos e estudos que as empresas de alimentos baratos não fazem, e que leva a carências). Quanto maior a qualidade da fibra usada, maior a absorção dos nutrientes. Naturalmente a fibra de ervilha é de custo elevado.
Não me alongarei mais, mas outra coisa que os bons alimentos dietéticos deverão ter, para além de biotina é o Inositol, que estimula o processamento das gorduras.
Portanto, quanto à quantidade, a sua questão não se coloca, porque deve ser a mesma que seria de um alimento normal.
Finalmente um cão castrado provavelmente beneficiará deste alimento, mesmo não estando gordo. Estes alimentos são importantes para os animais castrados, que são bastante propensos à obesidade, mas tudo depende também da actividade que o cão tenha. Da mesma forma que um cão castrado bastante activo, deve ser alimentado com uma ração normal, um cão não castrado mais pouco activo deve comer Weight Control.
Responder

Voltar para “Cães”