Os cães do meu vizinho saltam a vedação para atacar o meu ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RAFALINDO
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:17 am

quarta jan 05, 2005 10:23 am

Bom dia!
Sou nova neste fórum! Pretendia auxílio (jurídico) ou quaisquer sugestões para resolver um problema que atravesso e que está a tornar-se insustentável. Tenho um labrador que está sempre solto num espaço superior a 1100 m2. Esse espaço encontra-se vedado por um muro e uma rede com cerca de 1,40m de altura. Acontece que o vizinho que possui uma vivenda geminada com a minha tem 2 leões da rodésia, que passam a vida a invadir a minha propriedade, atacando o meu cão. Ontém, um outro vizinho avisou-me que poderá ter salvo a vida do meu cão, tentando afastar os cães que atacavam o meu. Já solicitei por diversas vezes a resolução deste problema, procurando, nomeadamente, participar nas despesas necessárias para o efeito. O meu vizinho não considera este assunto grave e nada faz para por termo a esta situação.
Hoje deixei o meu cão fechado em casa, com receio de novos ataques. O meu cão anda sempre ferido! O meu vizinho diz que o meu é que provoca os cães dele e quaisquer outros que passem nas redondezas. No entanto, ele é extremamente meigo e nunca sai da minha propriedade. Pode ladrar com os cães que passam, mas não creio que os ferimentos que mostra resultem de picardias junto ao portão ou vedações. Alias, tenho testemunhas que atestam que o meu cão já foi diversas vezes atacado pelos cães do meu vizinho. Já não sei que fazer... Cada vez que vejo o meu bichinho ferido dói-me a alma! Custa-me fechá-lo o dia todo em casa! Por favor, gostava de sugestões!!!!
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta jan 05, 2005 10:41 am

Nao percebo muito de questoes juridicas, mas se fosse comigo, mantinha o cao fechado ou aumentava a altura da vedaçao ate conseguir resolver isto!

Acho que na situaçao presente tambem tem de ver se o seu cao consegue saltar para o quintal do vizinho....
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 10:59 am

[quote=puroacaso]
Nao percebo muito de questoes juridicas, mas se fosse comigo, mantinha o cao fechado ou aumentava a altura da vedaçao ate conseguir resolver isto!

Sim, já propus essa situação, mas o meu vizinho não aceitou! Note-se que o muro e a vedação pertencem aos dois, pelo que não posso decidir aumentá-lo sem o seu consentimento!

Acho que na situaçao presente tambem tem de ver se o seu cao consegue saltar para o quintal do vizinho....
[/quote]

Não, o meu cão não consegue saltar a vedação, nem nunca saltou!
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta jan 05, 2005 11:07 am

Já pensou em dirigir-se á esquadra mais próxima e apresentar queixa? isso do vizinho que o seu é que provoca não é nada. Já tive um caso parecido com o cão do quintal ao lado que como nunca vai á rua saltava o muro de mil e uma maneiras para vir ter comigo porque me adora o problema é que pelo caminho mordia no meu porque morre de ciúmes. Mas foi fácil de resolver os velhotes não tinham propriamente culpa eu meti uma rede no muro onde ela passava e resolveu-se o caso. Não lhe pedi nada mas como queria o caso resolvido fiz eu e pronto. Nunca mais tive chatices. tá bem que no seu caso deve ser mais dispendioso porque não é só um murinho como foi no meu caso mas se o cão é atacado apresente queixa e talvez aí possam dividir a despesa da vedação.
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 11:18 am

[quote=sojo]
Já pensou em dirigir-se á esquadra mais próxima e apresentar queixa? isso do vizinho que o seu é que provoca não é nada. Já tive um caso parecido com o cão do quintal ao lado que como nunca vai á rua saltava o muro de mil e uma maneiras para vir ter comigo porque me adora o problema é que pelo caminho mordia no meu porque morre de ciúmes. Mas foi fácil de resolver os velhotes não tinham propriamente culpa eu meti uma rede no muro onde ela passava e resolveu-se o caso. Não lhe pedi nada mas como queria o caso resolvido fiz eu e pronto. Nunca mais tive chatices. tá bem que no seu caso deve ser mais dispendioso porque não é só um murinho como foi no meu caso mas se o cão é atacado apresente queixa e talvez aí possam dividir a despesa da vedação.
[/quote]
Já pensei em limitar o quintal com uma vedação, ou seja, limitar o tamanho do terreno (para diminuir os custos). No entanto, preciso de autorização para mexer no muro lateral! Pois como os cães do meu vizinho andam sempre soltos, para poder aumentar a vedação ou o muro, mesmo que fosse eu a pagar, necessito de autorização! Essa situação ainda não aconteceu! Penso que para construir um muro lateral tenho de pedir licença à Câmara Municipal e o vizinho tem de autorizar...
sojo
Membro Veterano

quarta jan 05, 2005 11:18 am

Rafalindo tanto quanto sei você pode meter aquela chapa no muro desde que a fixe no seu lado ou seja na parte interna do muro e não em cima do muro, porque nesse caso não está a alterar o muro está a fazer aquilo que você bem entende na sua propriedade. Pense nisso, não sei quem me disse isto mas foi algum advogado na altura em que tive as chatices com o cão dos vizinhos. Na sua propriedade vocês faz o que bem entender sem necessitar da autorização do vizinho e como não precisa de licenciamento camarário visto não estar a alterar nada ao projecto da casa ele nada pode fazer para o impedir. Mas continuo a dizer que isso com uma queixa resolvia logo a questão. Fale com as testemunhas se estão dispostas a avançar e apresente queixa, anote o dia fotografe o animal e claro chame de preferência a polícia ao local para identificar o dono dos outros cães.
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 11:23 am

[quote=sojo]
Rafalindo tanto quanto sei você pode meter aquela chapa no muto desde que a fixe no seu lado ou seja na parte interna do muto e não em cima do muto, porque nesse caso não está a alterar o muro está a fazer aquilo que você bem entende na sua propriedade. Pense nisso, não sei quem me disse isto mas foi algum advogado na altura em que tive as chatices com o cão dos vizinhos. Na sua propriedade vocês faz o que bem entender sem necessitar da autorização do vizinho e como não precisa de licenciamento camarário visto não estar a alterar nada ao projecto da casa ele nada pode fazer para o impedir. Mas continuo a dizer que isso com uma queixa resolvia logo a questão. Fale com as testemunhas se estão dispostas a avançar e apresente queixa, anote o dia fotografe o animal e claro chame de preferência a polícia ao local para identificar o dono dos outros cães.
[/quote]
Obrigada pela sugestão (não sabia que podia fazer isso!). Vou tentar colocar uma chapa no meu lado do muro. Pode ser que resolva! Não vou passar à queixa, porque não quero mais problemas com o vizinho! Só passo a essa situação se não conseguir resolver o problema por outra via!
Mais uma vez, obrigada!
sojo
Membro Veterano

quarta jan 05, 2005 11:26 am

Bom Você é que sabe mas para garantir não custa nada fazer um telefonemazito á câmara da sua área ao departamento de licenciamente e perguntar assim como não quer a coisa se pode meter a chapa do seu lado do muro só com meio metro para o cão não saltar para a propriedade dos outros. Nem precisa de dizer que são os outros que salta diga mesmo que é o seu que tem receio que salte. De certeza que lhe vão confirmar o que lhe disse. Vá dando notícias
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 12:02 pm

[quote=sojo]
Bom Você é que sabe mas para garantir não custa nada fazer um telefonemazito á câmara da sua área ao departamento de licenciamente e perguntar assim como não quer a coisa se pode meter a chapa do seu lado do muro só com meio metro para o cão não saltar para a propriedade dos outros. Nem precisa de dizer que são os outros que salta diga mesmo que é o seu que tem receio que salte. De certeza que lhe vão confirmar o que lhe disse. Vá dando notícias
[/quote]
Será que a chapa não pode ter mais que meio metro? Pois como o muro é baixo, para resolver o problema terei de colocar uma chapa com cerca de 1,80m. O muro actualmente com a vedação tem cerca de 1,40m de altura e os cães saltam. Assim, para resolver o problema tenho de colocar uma chapa bem alta!
sojo
Membro Veterano

quarta jan 05, 2005 12:31 pm

A chapa deve poder ter pelo menos um metro mas quando ligar diga assim uma altura bem baixa. Mas se o muto já tem 1,40 com mais um metro chega bem mas por via das dúvidas coloque, por dentro claro, no seu lado arame farpado nas pontas assim resolve de uma vez por todas ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 05, 2005 2:57 pm

Eu se fosse a si tinha uma conversa com o vizinho no sentido de avisá-lo de que na próxima vez que vir os cães dele a atacar o seu puderá fazer algo mais "radical" para defendê-lo, uma vez que os cães se encontram dentro da sua propriedade. Denunciar os cães à autoridade como 'perigosos', uma vez que atacam outros animais, também é uma opção. A classificação como 'perigosos' obrigaria o seu vizinho a medidas especiais de segurança, e ele não teria como recusar a cosntrução de um muro que impeça a passagem dos animais.
No entanto, dexe-me que lhe diga que acho muito estranho dois Leões da Rodésia terem atacado o seu cão várias vezes e deixarem-lhe apenas algumas marcas!! Se eles o atacassem a sério seria caso para o seu cão estar gravemente ferido ou já morto há muito tempo!
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 3:09 pm

[quote=PauloC]
Eu se fosse a si tinha uma conversa com o vizinho no sentido de avisá-lo de que na próxima vez que vir os cães dele a atacar o seu puderá fazer algo mais "radical" para defendê-lo, uma vez que os cães se encontram dentro da sua propriedade. Denunciar os cães à autoridade como 'perigosos', uma vez que atacam outros animais, também é uma opção. A classificação como 'perigosos' obrigaria o seu vizinho a medidas especiais de segurança, e ele não teria como recusar a cosntrução de um muro que impeça a passagem dos animais.
No entanto, dexe-me que lhe diga que acho muito estranho dois Leões da Rodésia terem atacado o seu cão várias vezes e deixarem-lhe apenas algumas marcas!! Se eles o atacassem a sério seria caso para o seu cão estar gravemente ferido ou já morto há muito tempo!
[/quote]
Infelizmente, os cães têm mordido o meu de tal modo, que este já me apareceu com buracos na cabeça, em baixo do queixo, já teve uma infecção grave no focinho e, ontem, graças ao meu outro vizinho ficou apenas sem um pouco de carne no lábio! Sei que tenho, apesar de tudo, muita sorte! O meu outro vizinho diz que tenta intervir sempre que se apercebe, pelo que o RAFA se tem safado melhor! Mas não quero correr mais riscos... Este Sr. também me tem dito que qualquer dia o meu cão aparece morto!!! Consegui encontrar informação legal acerca de vedações e descobri que posso colocar uma vedação em rede no meu terreno (não um muro) sem licenciamento camarário. Estou a pensar em colocar uma rede de aço forte a partir do chão do meu terreno de cerca do 1.80m. Espero que resolva. De qualquer modo, muito obrigada pela sua sugestão.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jan 05, 2005 3:52 pm

Tente tirar umas fotos. Peçam a outros vizinhos que a ajudem de modo a tentarem apanhar algum dos outros cães dentro da sua propriedade e depois com uma foto ou filmagem é mais fácil.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta jan 05, 2005 4:51 pm

RAFALINDO Escreveu: Infelizmente, os cães têm mordido o meu de tal modo, que este já me apareceu com buracos na cabeça, em baixo do queixo, já teve uma infecção grave no focinho e, ontem, graças ao meu outro vizinho ficou apenas sem um pouco de carne no lábio! Sei que tenho, apesar de tudo, muita sorte! O meu outro vizinho diz que tenta intervir sempre que se apercebe, pelo que o RAFA se tem safado melhor! Mas não quero correr mais riscos... Este Sr. também me tem dito que qualquer dia o meu cão aparece morto!!!
Eu nunca teria deixado chegar a esse ponto...
Tem de agir o mais depressa possível, pois quando menos esperar...pode já ser tarde para o seu canito...

Boa sorte.
RAFALINDO
Membro

quarta jan 05, 2005 5:10 pm

[quote=P1TuXk4]
[quote=RAFALINDO]
Infelizmente, os cães têm mordido o meu de tal modo, que este já me apareceu com buracos na cabeça, em baixo do queixo, já teve uma infecção grave no focinho e, ontem, graças ao meu outro vizinho ficou apenas sem um pouco de carne no lábio! Sei que tenho, apesar de tudo, muita sorte! O meu outro vizinho diz que tenta intervir sempre que se apercebe, pelo que o RAFA se tem safado melhor! Mas não quero correr mais riscos... Este Sr. também me tem dito que qualquer dia o meu cão aparece morto!!! [/quote]
Eu nunca teria deixado chegar a esse ponto...
Tem de agir o mais depressa possível, pois quando menos esperar...pode já ser tarde para o seu canito...

Boa sorte.
[/quote]
Obrigada! Quando tentei explicar ao meu vizinho o perigo que os seus cães representavam para o meu, ele respondeu que não os iria abater, nem prender, nem fechar num canil. Também não desejo mal aos seus cães, nem pedi nenhuma destas medidas! No entanto, quero apenas proteger o meu cão... Para não falar noutros estragos que me têm causado na propriedade! Ontem, por exemplo, conseguiram arrancar os fios do mecanismo do portão! Espero resolver o problema o mais brevemente possível, senão terei de tomar medidas mais drásticas.
Responder

Voltar para “Cães”