Persas-Ter ou não crias??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cabaca
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 3:13 pm

segunda jan 24, 2005 2:42 pm

Olá a todos,

Venho pela 1ªvez participar no forum,embora tenho estado atenta as varias mensagens que vão surgindo e que de alguma forma têm respondido a algumas das minhas dúvidas.
Neste momento estou com um pequeno problema que passo a explicar ,acerca de 5 meses decidir ter um Persa que adquiri através da arcadenoe, entretanto passado cerca de 1 mês e meio decidi arranjar uma companhia para o meu persa e então adquiri novamente pela arcadenoe uma Persa linda tricolor chinchila,agora estou com um problema, pois estou em dúvida se deva deixar vir a 1ºninhada e depois então opera-los.As minhas perguntas são as seguintes.
O parto dos Persas é dificil,há um grande risco de a gatinha ficar doente após o parto?
O cruzamento entre um Persa Exótico e uma Chinchila,puderá trazer problemas para a ninhada?
Existo algum risco em castrar após o 1ºParto?

Desde já agradeço a quem me puder tirar estas dúvidas ,pois gostaria de ter uma ninhada ,mais acima de tudo amo muito os meus gatinhos e por isso quero apenas aquilo que for melhor para eles.

Um abraço a todas as presentes neste forum
:) :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 24, 2005 3:00 pm

O parto dos Persas costuma ser complicado devido aos bébés terem uma cabecinha bem grande. Quanto ao producto do cruzamento em si..., ninguém melhor para lhe explicar que a uaimori.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

segunda jan 24, 2005 4:30 pm

Olá,

Para já só lhe digo que se quiser experimentar e quiser que dê tudo certo:

Dá trabalhinho, digo por experiência própria...

1ªs noites sem domir, biberons de duas em duas horas, saco de água quente para os recém-nascidos, etc.

Se não está a pensar fazer criação (profissional). A questão é que no últimos dias de gestção da gatinha vai precisar estar com ela o tempo todo e ter muita atenção e cuidado. A Persas não têm partos fáceis, é uma grande chatice digo por mim.

O tempo de minha Persa terminou, ela não entrou em trabalho de parto e quase perdia o bébé (foi só um) não fosse ter eu o 6º sentido de levál- de urgência para um hospital.

O dinheiro que gasta não é brincadeira... é o valor de compra de 1 ou 2 gatos persa.... :? Para não dizer que passa a ter um encargo lindo de manutenção de saúde.

Mas se quer experimentar por gosto, é uma questão se esquematizar a sua vida nessa altura para ajudar a sua gatinha, digo tempo e disponibilidade para ela. Cso contrário poderá esterelizar por volta de um ano de idade...
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda jan 24, 2005 6:42 pm

Cabaca:

1º A sua gata não é uma tricolor é uma bicolor, pois não há tricolores.
Deve ser uma tartaruga bicolor ou uma tartaruga bicolor diluída. A carapaça tartaruga é considerada como uma cor e como tem branco, denomina-se bicolor, daí o nome.

2º Se é tartaruga bicolor não é chinchila, chinchila é uma classificação à parte nos persas. Ou é chinchila ou é tartaruga bicolor. Não existem tartarugas bicolores chinchilas.

3º Se a sua gata é chinchila deverá cruzar só com chinchilas, goldens e silver shaded, pois não se devem cruzar gatos de olhos cobre com gatos de olhos verdes, pois a cor dos olhos vai alterar-se para pior.

4º O parto dos persas é muito difícil pois têm a cabeça grande. Depois a gata normalmente não faz nada espera que seja a dona a fazer tudo. Como normalmente são tipadas não conseguem cortar o cordão umbilical nem sequer abrem o saco onde está o bébé.
Terá que saber reanimar os bébés que devem ficar sem nenhum liquido amniótico nos pulmões. e saber quando é que isso acontece . Eu pessoalmente é através da auscultação que percebo. Depois nem toda a gente os sabe reanimar.

5º Aperceber-se quando a situação se complica ou não. Saber quando pode ainda esperar ou é caso de vet. Saber ver se ainda há bébés dentro da barriga da mãe ou não. Pois esta situação pode matar-lhe a gata. Por exemplo há gatas que têm inércia uterina. Por causa da cabeça os ficarem entalados na bacia da gata, ou se nascer só uma parte do bébé, tem que ser a Cabaca a tirá-lo. Sabe fazê-lo?
Esqueça as persas não fazem nada, ou é o Cabaca , ou eles morrem. Sabe reagir se a gata tiver um choque por falta de cálcio, é que se não sabe os sinais dessa situação e se não actuar imediatamente a gata morre-lhe.

6ª Se for cesariana, os bébés não mamam na mãe , nessa situação até criadores habituados lhe morrem bébés pois é preciso ter mão para lhe dar leite, que terá que ser com muito cuidado gota a gota para não matar o bébé por aspiração do leite para os pulmões, que lhe pode provocar uma pneumonia por aspiração. A sequir vem o resto, pois os bébés sem o leite da mãe e, se não dominar os pequenos segredos que há, eles começam a ficar de diarreia ou o contrário com a barriga inchada e acabam muitas vezes por morrer. Terá que lhe dar leite de duas em duas horas.

7º Porque quer fazer uma ninhada com dois gatos que não deverão ter LOP, pois se tivessem estaria lá a côr deles e como me referiu que era uma tartaruga bicolor chinchila e essa cor não existe, calculoo que não o tenham. Ainda por cima um cruzamento que é desaconselhado pois são gatos que não deverão cruzar entre si.

8º Se é a teoria que as gatinhas devem ter uma ninhada para serem felizes, isso está mais que provado que é um mito. E lembre-se as Persas a parir não têm nada a ver com as gatas de rua, o instinto que perderam para se tornarem animais mais meigos, também o perderam nesse aspecto.

9º Se as suas gatos têm caracteristicas de criação , pois se forem de companhia pode, mas não deveria cruzar, só se por ventura o macho fosse "topo de gama". Os gatos tem características de exposição, criação e de companhia, com estes ultimos não se devia criar.

Espero ter ajudado a tomar uma decisão acertada e sensata,...

:roll: :roll: :roll:
Cabaca
Membro Júnior

segunda jan 24, 2005 7:09 pm

Olá,

Agradeço a vossa ajuda e acima de tudo a sinceridade,fiquei sem dúvida esclarecida de ter ou não crias,de alguma forma fico triste pois gostaria e viver esta experiencia,pois embora eles não tendo registo são persas puros e com toda a certeza ela ia dar uns filhotes lindos pois ela é uma tartaruga, mas efectivamente a minha profissão não me permite este redobrar de atenção que a mãe as crias necessitam.

Mais uma vez muito obrigado a todos os que me responderam.

Um abraço
Carla
Cabaca
Membro Júnior

segunda jan 24, 2005 7:38 pm

Agradeço a explicação dada pela Uamori, tenho procurado todo o tipo de informação sobre os Persas para poder identificar o meu casal pois sem dúvida eles não têm LOP,apenas tenho o registo da mãe da minha tartaruga bicolor ,tb sei que não posso eu fazer o registo deles sem ter os ascendentes registados,no que diz respeito a ser chinchila apenas foi o que me tinham dito quando a fui buscar ,pois como ela tem o nariz menos achatado de que o meu Persa Macho que eu penso ser um Persa Exótico ,se calhar tb não o é ,já começo a ter as minhas dúvidas.

P.S. Se não fosse muito atrevimento da minha parte, posso pedir a Uamori,que me dê um contacto de email para que eu possa enviar as fotos dos meus gatitos para que me possam classificá-los.

Muito obrigado

Carla
uaimori
Membro Veterano

segunda jan 24, 2005 9:34 pm

Não há problema nenhum, posso dar-lhe o meu email [email protected]
De qualquer forma, eu direi-lhe que cores é que são e penso que isso é possível por foto. Classificá-los não é isso que vou fazer, pois para isso há os juízes, poderei quanto muito dar-lhe a minha opinião, que não vale mais que isso.
Há cores que por vezes é muito dificil confirmar que côr é, quando isso acontece, vai-se a exposição mostrar o gato e é o juiz que esclaresce, ou então tiram-se as duvidas no C.P.Felinicultura.
De qualquer forma, já vi numa caderneta das vacinas que o gato era um vermelho Tabby marmoreado que não existe.
Outra vez, uma senhora numa exposição disse-me que também tinha uma persa, mas que era meio-pelo. Disse-lhe que isso não existia e a senhora teimou pois estavam nos papéis do registo, este era afinal a caderneta das vacinas,...
Olhe espero que não seja o caso,... mas um persa cruzado com um europeu calha mesmo dizer que é um persa exótico,eu já vi um assim,....
De qualquer forma isto são expeculações minhas, nada mais que isso,...
ninoguffy
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:42 pm

terça jan 25, 2005 2:09 am

cabara eu tenho um casal persas e na primeira ninhada ela teve tres gatinhos e realmente o primeiro morreu porque teve muito tempo para sair, ou seja o problema dos persas e se a gata tiver pranha de poucas crias elas sao muito grandes, mas de resto apesar desse gatinho ter morrido os outros dois vieram de boa saude e hoje em dia sao um gato e uma gata bem saudaveis e bonitos apesar de ja nao estarem comigo.eu acho que devias deixa-los fazer ninhadas porque eu nem tive de dar de biberao, nem nada disso, e para alem do mais se por qualquer motivo nao poderes ficar com eles sao uns gatos muito faceis de arranjar quem os queira ou vende-los.depois diz o que decidiste.FICA BEM E BOA SORTE PARA OS TEUS MENINOS.
ninoguffy
Membro Júnior

terça jan 25, 2005 2:12 am

uaimori quanto ao que tu dizes que nao existem gatas tricolores fica a saber que os gatos(machos)so teem no maximo duas cores, mas as gatas(femeas)podem ter ate tres cores.aminha gata persa tambem e uma tartaruga e tem tres cores.informa te melhor acerca disso porque tas enganada.fica bem
ninoguffy
Membro Júnior

terça jan 25, 2005 2:18 am

cabaca mais uma vez lhe respondo acerca de dizer que nao tem tempo, eu quando a minha gata estava pranha eu tambem estava a trabalhar e nao tinha muito tempo e por acaso te acabou por dar a luz a noite.quanto a dizerem que e preciso dar biberao e sacos de agua quente e etc, eu nao tive de fazer nada disso, pois a minha gata estava sempre com os gatinhos por isso nao ha nada como experimentar pois eu por exemplo nao tive nenhum problema.BOA SORTE NA TUA DECISAO, depois informa-nos da tua decisao
uaimori
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 9:35 am

Ninoguffy, não nos conhecemos para o tratamento por tu, Certo?
Ninoguffy é que tem que se informar, que eu já estou informada á muito tempo. Para sua informação até há machos, os que chama tricolores, seja tartarugas bicolores, quando nascem ou são normalmente estéreis ou morrem á nascença, no entanto há um ou dois casos em que isso não acontece mas é raríssimo, mas há um mesmo aqui ao lado em Espanha . Quanto as fêmeas, a classificação é de tartarugas quando têm as 2 cores, tartarugas se são pretas e vermelhas e tartarugas diluídas se são azuis e cremes. Se a estas tartarugas se junta o branco ficarão a chamar-se tartarugas bicolores as vermelhas pretas e brancas e tartarugas bicolores diluídas as azuis cremes e brancas.
A carapaça tartaruga apesar tem duas cores, ao dizer que é uma tartaruga bicolor já estou a dizer que tem duas cores e branco.Isto para lhe dizer que na terminologia da Federação felina há o códigp EMS para a classificação das cores e nessa não há tricolores por mais que queira, não conhece? essa é uma classificação muito pessoal sua. Uma coisa é no vulgo dizer-se que são tricolores outra coisa é esta ser a classificacção convencionada internacionalmente.
Que sorte ter tudo corrido bem com a sua gatinha,... pois senão corresse e percebe-se tanto de partos de persas, como de classificação de cores de gatos , e de quais os princípios fundamentais que se deve reger na cruzamentos e criação,...não era eu que queria estar na pele da gata,...
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Petruska
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 11:41 am

Não há necessidade de exaltações:

Cada um conta a sua experiência. Uns têm "sorte" mas a maioria com persas não.

Infelizmente a maioria das persas tem sempre partos dificeis em que morrem as crias ou têm de levar de urgência para cesariana. Cesariana essa que na sua maioria, morrem as crias.

Eu posso dizer que apesar de tudo tive sorte... salvo seja... tenho uma amiga que a persa teve 3 crias e correu tudo bem, foi um parto rápido e limpo. A bolsa rebentou e vieram todos num intervalo de 1, 2 horas numa tarde.... correu tudo bem...

Outras pessoas minhas conhecidas, fizeram tudo correctamente, apoio do Vet. consultas regulares e mesmo assim... nada. Os persas são mesmo assim, flores de estufa, só mesmo muito amor e paciência.

É preciso dedicação.
uaimori
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 1:58 pm

Não é uma questão de exaltação Petruska, no entanto temos de ter cuidado na forma como formulamos as nossas opiniões. Devemos informar-nos se desconhecemos, ou então porventura se tivermos dúvidas no seio da troca de opiniões, devemos tirá-las primeiro e não dizer só o que nos vem a cabeça. A troca de opiniões é salutar, quando eu acrescento a minha e não nego as outras de uma forma menos própria.

Retirei o código de cores do Clube Portugues de Felinicultura para verificarem :

"
Cores
n NEGRO
a AZUL
b CHOCOLATE
c LILAC
d VERMELHO
e CREME
f TARTARUGA
g TARTARUGA AZUL
h TARTARUGA CHOCOLATE
j TARTARUGA LILAC
o SOREL-CINNAMON ( APENAS NOS ABISSÍNIOS )
p FAWN
q TARTARUGA SOREL-CINNAMON ( APENAS NOS ABISSÍNIOS )
r TARTARUGA FAWN
s SILVER ( FUMADO )
w BRANCO
y GOLDEN
x CORES NÃO RECONHECIDAS

Códigos FIFE
Cores dos olhos
61 OLHOS AZUIS
62 OLHOS COBRE
63 OLHOS DÍSPARES
64 OLHOS VERDES
65 OLHOS DE BURMÊS
66 OLHOS DE TONKINÊS
67 OLHOS SIAMÊS

CAUDA
51 RUMPY
52 RUMPY RISER
53 STUMPY
54 LONGIE

01 VAN
02 ARLEQUIM
03 BICOLOR
04 MITTED ( APLICADO APENAS NO RAGDOLL )
05 SNOWSHOE ( APLICADO APENAS NO SHOWSHOE )
09 BRANCO INDETERMINADO
11 SHADED
12 TIPPED OU SHELL
21 AGOUTI ( UNSPECIFIED TABBY PATTERN )
22 TABBY BLOTCHED
23 TABBY TIGRADO
24 TABBY SPOTTED
25 TICKED TABBY
31 BURMÊS
32 TONKINÊS
33 HIMALAIO "

Agora vamos ver porque é que alguns gatos não têm L.O.P e por isso não se deve cruzar esses animais,... mas não disse que não se pode, pois, pode-se fazer tudo,... cada um tem direito à sua cota de disparate,...não é?
Só se tem a certeza da pureza da raça de um animal, se tiver o registo no LOP, tal como se refere no Livro de Origens Português, do C.P.F onde determinados cruzamentos não são aceites, ou não contribuem para o melhoramento da raça, que passo a citar:

" CAPÍTULO I - Fins e Organização

Artigo 1º - Com o nome de " Livro de Origens Português ", passa a reger-se pelo presente regulamento o Registo Genealógico para a identificação dos gatos de raça pura existentes em Portugal.
* 1º - O " Livro de Origens Português "é também designado pelas iniciais L.O.P..
* 2º - O Clube Português de Felinicultura (C.P.F.) só aceita os Livros de Origens reconhecidos pela Federação Internacional Felina (F.I.Fe. ).

Artigo 2º - O Livro de Origens Português é gerido pelo C.P.F. mediante autorização expressa da Direcção Geral de Pecuária, a qual poderá proceder a inspecções periódicas ao funcionamento do L.O.P..

Artigo 3º - A Direcção do C.P.F. através da 1ª Comissão é a única entidade competente para julgar da conveniência de aceitar ou recusar os registos pedidos no L.O.P., ou para cancelar os já existentes, nos termos deste regulamento.

Artigo 4º - O L.O.P. destina-se ao registo e à identificação, em Portugal, dos gatos de raça pura e tem como principal finalidade os seguintes objectivos :
a) - Instituir as necessárias medidas para conservar puras todas as raças de gatos;
b) - Inscrever e catalogar os gatos de raças puras;
c) - Pedir, a entidade competente, a concessão dos afixos para os felinicultores;
d)- Proceder aos registos e conceder os certificados mencionados neste regulamento;
e) - Cumprir e fazer cumprir os regulamentos nacionais, bem como, os da FiFe.

CAPÍTULO II - Admissão

Artigo 5º - A admissão ao LOP dos gatos de todas as raças oficialmente reconhecidas, é estritamente reservada ;
a) - Aos gatos cujos pais estejam registados no LOP;
b) - Aos gatos que estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela FIFe e que cumpram o estipulado nos regulamentos do CPF.
c) - Aos gatos que tenham a sua ascendência traçada, sem nenhuma interrupção, até à quinta geração inclusive, contando que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstarda perante a 1ª Comissão.
d) - Aos gatos que tenham um certificado geneaólogico passado por uma entidade felinológica particular, contanto que esse certificado tenha sido devidamente autenticado pela entidade dirigente da felinicultura do pais em que foi expedido e que cumpram o estipulado no regulamento do CPF. "

E com isto, espero que entenda que estou bem informada.
Petruska
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 3:05 pm

De facto, as vezes fala-se de coisas que desconhecemos e não sabemos formular a nossa opinião.

O que escreve é muito interessante. Os meus ninos têm LOP, ambos persa d vermelho mas são apenas de companhia...

O meu macho é filho de campeões espanhóis. Numa ninhada de 4 ele foi único que nasceu com narizinho e orelhocas (os outros são de exposição) de resto tem um corte de cabeça excelente, belissímo porte e pelagem. :oops: Sou suspeita não é?

Teve uma cria por minha responsabilidade (mas foi castrado logo a seguir), vai ficar comigo, sequer vou registar. Saiu toda ao pai! É o pai cuspida escarrada como se costuma dizer.

Tenho pena... porque orgulho-me dele... em tudo é um excelente persa. Já me perguntaram porque não experimento mesmo assim levá-lo a uma exposição... (também na quero estar no ridículo... :oops:).

Podem vê-lo no meu álbum. :D
uaimori
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 3:28 pm

Está ver Petruska como demonstrou ser uma pessoa delicada,cordata e afável,...
Realmente o seu persa é muito bonito, estando mais ou menos dentro do estalão. Em minha opinião o seu Torby tem uns olhos muito redondos, com uma óptima cor e uma pelagem lindíssima de um tom de vermelho forte.
Eu acho que devia registar o bébé, pois todos os animais desde que sejam persa devem ser registados. No entanto e, é o que vou fazer quando considerar que gatinhos que me nasçam com características de companhia, (pois nascem a todos os criadores, assim como os de exposição ou criação) vou dar ordem ao clube (o criador pode se colocar essa nota no registo dos animais) para não autorizarem registos de gatinhos nascidos desse gato ou gata. Que é para que com os meus, não aconteçam coisas como as que ouvi aqui, apesar de eu me certificar sempre com que objectivo querem adquirir o gato.
Por isso o seu gatinho bébé deveria ser registado e, eu até acharia muito bem que o fizesse,... porque? não é persa?... não tem essa garantia no registo dos pais?
Outra coisa é fazer-se criação com animais que não tenham essa garantia,...
E pode levá-lo a exposição, eu de vez enquando já lá vi alguns com narizito, até para ouvir uma opinião de pessoas mais conhecedoras,... pois todos aprendemos sempre alguma coisa.
:D :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Gatos”