Eu tenho uma gata persa cheia de nós porque me morde quando a tento pentear.
Como posso evitar que me morda tanto?
Morde quando tento pentear
Moderador: mcerqueira
Evitar que ela morda só se não a deixar nunca mais ficar a gata com nós. Eu se tivesse só um persa nunca teria nós, acho que não é nada dificíl. Queria ver se nunca se pentea-se durante um mês, e se a fossem pentear repuchando e puxando se também não faria o mesmo que a sua gata. Conscencializem-se os PERSAS TÊM QUE TOMAR BANHO DE 15 EM 15 DIAS NO MÍNIMO. 1º assim habituam-se de pequeninos e não fazem ondas. O pêlo assim nunca cria nós, pois está sempre limpo, solto e lindo e o pente desliza facilmente. Comparem o que vos custava pentear o vosso cabelo, se só o lavassem uma vez por ano. Depois é um ciclo vicioso nós, dor, gato não deixa.
O que tem a fazer é agora com calma e todos os dias um bocadinho , penteia e quando chegar ao nó, desfaz o nó com os dedos, prende o pêlo com os dedos, para não magoar a gata e, puxa com o pente, como nós fazemos com o nosso cabelo para não nos magoarmos. Quando não conseguir corte com muito cuidado, pois a pele dos gatos é daquelas que abre com um pequeno golpe. Quando tiver que fazer isso ponha o pente entre a pele e a tesoura (se fizer com a tesoura das unhas dos gatos, corre menos riscos). Depois de cortar faça como referi lá atrás abra o nó com os dedos,etc, etc.
O que tem a fazer é agora com calma e todos os dias um bocadinho , penteia e quando chegar ao nó, desfaz o nó com os dedos, prende o pêlo com os dedos, para não magoar a gata e, puxa com o pente, como nós fazemos com o nosso cabelo para não nos magoarmos. Quando não conseguir corte com muito cuidado, pois a pele dos gatos é daquelas que abre com um pequeno golpe. Quando tiver que fazer isso ponha o pente entre a pele e a tesoura (se fizer com a tesoura das unhas dos gatos, corre menos riscos). Depois de cortar faça como referi lá atrás abra o nó com os dedos,etc, etc.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 31, 2003 3:34 pm
- Localização: 2 cães, 3 gatos (Nini,Tisha,B.P.,Minou,Domino,Flu,Simba)
não é bem assim, eu tenho uma persa e é penteada dia sim dia não, não tem nós no pelo mas mesmo assim quando chega a parte da barriga morde-me sempre, pura e simplesmente ela não gosta de ser penteada nessa zona para além de passar o tempo todo a miar e nas próximas horas fazer birrinha porque está chateada.
A minha gata persa também me morde quando a penteio. E, na altura do banho quando chega á parte da barriga é um sacrificio. É claro que é uma zona mais sensível mas eu tenho cuidado c/ o calor do secador e com o manusear da escova mas mesmo assim morde-me.
Pelo contrário o gato até gosta. Vá a gente entendê-los! É que o gato está em minha casa há 4 meses e a gata há 4 anos...
Pelo contrário o gato até gosta. Vá a gente entendê-los! É que o gato está em minha casa há 4 meses e a gata há 4 anos...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Pois é, cada um com a sua personalidade. A minha é penteada todos os dias e banhada 2 vezes por mês. Ela gosta de ser penteada pois ronrona quando a ponho no colo mas só até chegar às patas de trás. Não me morde mas ataca o pente. Nos dias em que está mais energética ou deixo-a descer e tento de novo mais tarde ou seguro-a pela pele do pescoço com uma mão (no colo de barriga para cima) enquanto penteio com a outra. Nos dias em que está mais calma, penteio-a nos dois sentidos, o pêlo fica muito mais bonito. Quanto aos banhos, ela não gosta mas nunca me mordeu nem arranhou. Gosta menos ainda do secador do cabelo mas fecho a porta da casa de banho e persigo-a até secar. Com esta rotina todo, ela raramente tem nós mas, das poucos vezes que teve, achei que saíram mais facilmente com a cardadeira do que com o pente. Em última hipótese, pode sempre tosquiar o seu gato e começar de novo. Boa sorte! 

è mesmo o que diz o SSequeira, têm que se prender pelo cachaço, para pentear a barriga eu prendo-lhes a cabeça debaixo do meu braço. A minha colourpoit grita como se a estivessem a matar, não se atreve a morder-me. Mesmo aos gatos tem que se mostrar que nós é que mandamos. Eu tnho uma mesa onde está uma haste onde está preso o secador. Seguro o gato com uma mão e seco com a outra. Ele tem que perceber que não sai dali, com o tempo vão-se habituando e fazem cada vez menos resistência. Também não se pode estar a dar mimos nessa altura, tem que se falar com ele com voz firme,para perceberem que não estamos a brincar e até uma certa indiferença. De qualquer forma muitas vezes reagem assim por não terem sido habituados a esse ritual de pequenos e o deixar formar nós não ajuda esse treino.. De qualquer forma a barriga para cima, é uma posição de defesa dos gatos, atacam melhor com as unhas e mordidelas nessa posição e protegem a zona da barriga que é uma zona frágil em caso de ataque,... poderá ser uma razão.
Última edição por uaimori em terça fev 08, 2005 11:16 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Registado: quarta set 22, 2004 11:33 am
Muito obrigada.
Ela desde pequenina que me morde e é um sacrifício imenso todos os dias para lhe colocar um pente ou uma cardadeira.
Neste momento está cheia de nós e cada vez tem mais.
Acho que vou optar pelo seu conselho e começar de novo tosquiando-a. Neste momento tem tantos nós que é difiícil fazer alguma coisa daquele pelo.
Existe algum produto que torne mais fácil pentear?
Ela desde pequenina que me morde e é um sacrifício imenso todos os dias para lhe colocar um pente ou uma cardadeira.
Neste momento está cheia de nós e cada vez tem mais.
Acho que vou optar pelo seu conselho e começar de novo tosquiando-a. Neste momento tem tantos nós que é difiícil fazer alguma coisa daquele pelo.
Existe algum produto que torne mais fácil pentear?
Marta já que está assim com tanto nó realmente é de tosquiar mas devia esperar mais um pouo por causa do frio ou então comprar-lhe uma capinha de lã.
Os gatos inicialmente nenhum gosta de ser penteado, nem os bébés tem que aprender a ser penteados. Os bébés nem é por não gostarem é porque querem andar nas correrias e não querem estar agarrados. Depois também depende do material que se tem para pentear a gata. Eu tenho uma escova que elas adoram e gostam de ser penteadas com ela. Não se compra em nenhuma loja de animais. Estão a ver aquelas escovas que nós usavamos antigamente para o cabelo Ovais, com dentes de metal, são essas,... mas sem terem na ponta aquelas bolinhas.
Tive muita dificuldade em as encontrar, mas encontrei numa boa perfumaria, uma marca que é relativamente conhecida e, comprei logo várias. Também tem que se ter o cuidado de tirar o pêlo morto pois é este que provoca os nós.
Há um pente que é de madeira que tem um cabo e três fileiras que parecem pregos virados ao contrário, é optimo para tirar o pêlo morto, o que faz com que passando isso todos os dias nunca o gato venha a ter nós. O pêlo morto também pode ser retirado calçando aquelas luvas muito finas e puxando o pêlo que está mais levantado.
Os gatos inicialmente nenhum gosta de ser penteado, nem os bébés tem que aprender a ser penteados. Os bébés nem é por não gostarem é porque querem andar nas correrias e não querem estar agarrados. Depois também depende do material que se tem para pentear a gata. Eu tenho uma escova que elas adoram e gostam de ser penteadas com ela. Não se compra em nenhuma loja de animais. Estão a ver aquelas escovas que nós usavamos antigamente para o cabelo Ovais, com dentes de metal, são essas,... mas sem terem na ponta aquelas bolinhas.
Tive muita dificuldade em as encontrar, mas encontrei numa boa perfumaria, uma marca que é relativamente conhecida e, comprei logo várias. Também tem que se ter o cuidado de tirar o pêlo morto pois é este que provoca os nós.
Há um pente que é de madeira que tem um cabo e três fileiras que parecem pregos virados ao contrário, é optimo para tirar o pêlo morto, o que faz com que passando isso todos os dias nunca o gato venha a ter nós. O pêlo morto também pode ser retirado calçando aquelas luvas muito finas e puxando o pêlo que está mais levantado.
-
- Registado: quarta set 22, 2004 11:33 am
Vou tentar encontrar essa escova de antigamente. Penso que sei do que se trata.
Mil obrigadas.
Mil obrigadas.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça fev 08, 2005 7:27 pm
Olá Marta!
Eu tive tb este problema mas foi com os pêlos da barriga do meu persa macho. Quando eu passava a rasqueadora ele odiava ! Entao passei a usar um pente de metal diariamente e nunca mais tive problemas com nós. Antes eu fiz uma tosa na barriguinha dele , ai com o pêlo novo, ficou tudo bem.
Tive uma amiga que eu vendí uma gata ( bicolor linda!) ela tb nao gostava e passou a usar o pente e tudo foi resolvido.
Abraço!
Eu tive tb este problema mas foi com os pêlos da barriga do meu persa macho. Quando eu passava a rasqueadora ele odiava ! Entao passei a usar um pente de metal diariamente e nunca mais tive problemas com nós. Antes eu fiz uma tosa na barriguinha dele , ai com o pêlo novo, ficou tudo bem.
Tive uma amiga que eu vendí uma gata ( bicolor linda!) ela tb nao gostava e passou a usar o pente e tudo foi resolvido.
Abraço!