CAÇADORES E CÃES DE CAÇA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quarta mar 09, 2005 2:39 pm

Seguindo o tópico relativo ao Pointer encontrado em Almada, sendo eu caçadora e tendo um cão de caça que ainda não caçou, mas lá chegará na próxima época, gostaria de saber que outros foristas tem cães de caça e caçam, ou não caçam e têm cães de caça, ou apenas se interessam por caça ou pelos respectivos cães.

Na verdade gostaria de ter dicas e/ou comentários relativos ao comportamento de cães de caça e tipo de ensino que se lhes deve proporcionar... etc.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mar 09, 2005 2:52 pm

Só uma curiosidade...caça por necessidade ou desporto?
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 09, 2005 2:56 pm

Apenas caço...
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quarta mar 09, 2005 3:05 pm

Eu não sou caçadora, mas desde pequena que convivo com esse ambiente. O meu pai sempre foi caçador e o meu marido também é. O meu pai chegou a ter uma série de cãos mas a idade já o levou a desistir, agora só tem um e é mesmo porque gosta de animais e está habituado. O meu marido em um perdigueiro português que ficou na casa dos meus sogros. Em nossa casa temos o sansão, um são bernardo mas não vai à caça Imagem

Quanto aos comportamentos e ensinamentos a ter com os animais, não lhe posso ser de grande ajuda. Nunca assisti a nenhum treino nem acompanhei um dia na caça. De acordo com o que via lá por casa, só sei dizer que havia cães que tinham instinto para a caça e outros não. Eu só me ocupava deles para lhes dar as refeições e muito carinho Imagem
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta mar 09, 2005 3:15 pm

cgtorres Escreveu: Só uma curiosidade...caça por necessidade ou desporto?
Eu caço no prato mas é por preguiça...

E que saiba, em Portugal ninguém caça por necessidade... é um desporto, ou hobby... e uma das coisas bonitas que há é ver um cão de caça a bater o campo... ou um agarre por bons cães de presa...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quarta mar 09, 2005 3:26 pm

casadiscaes Escreveu: e uma das coisas bonitas que há é ver um cão de caça a bater o campo... ou um agarre por bons cães de presa...
Eu também acho.
Adoro ver os filmes que o meu marido tem sobre os cães de parar, por exemplo. São imagens lindas de animais magníficos a agirem de acordo com a sua natureza. Os animais adoram a caça, um dos exemplos disso é que quando vêm o dono equipado ficam super-excitados e não param de ladrar até irem para o terreno.
Embora não possa deixar de reconhecer que na caça existem alguns aspectos que não me agradam muito.
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quarta mar 09, 2005 5:28 pm

[quote=casadiscaes]

E que saiba, em Portugal ninguém caça por necessidade... é um desporto, ou hobby... e uma das coisas bonitas que há é ver um cão de caça a bater o campo... ou um agarre por bons cães de presa...
[/quote]

Não posso concoradar mais consigo, é um desporto. E como todos os desportos tem bons e maus praticantes. Infelizmente, também como habitualmente, só, ou quase, se fala dos maus, dos acidentes, daqueles que matam tudo o que mexe. Atenção, não sou caçadora, como costumo dizer não consigo acertar num elefante a três passos, mas sou filha de um caçador que deixou de caçar à alguns anos porque lhe fazia muita impressão o abate indiscriminado de peças e a confusão que se instalou no meio. Para ele o caçador tem um código de honra, senão torna-se apenas num "matador de animais" armado de espingarda e licença.
Quanto ao treino, não lhe posso dar muitas indicações. Em conversa, o meu pai disse-me que escondia peças mortas para o cachorro descobrir e ele lhe dar a recompensa, que passava muitos fins-de-semana sem caçar nada a treiná-lo, etc. Porque não tenta falar com caçadores com mais experiência pode ser que lhe dêem umas dicas.

Agora aquilo que eu terei que ver é caça com falcão e cão. Nisto os meus adorados Bracos Alemães são peritos. Falaram-me dum sítio onde se pratica. Vou confirmar e se for verdade aí vou eu.

Uma última nota, não caço mas não ponho de parte acompanhar caçadores, até porque quero voltar a ter um BA e eles precisam de caçar.

Desculpem o testamento :oops: :oops: :oops: :oops:
Helena
zezere
Membro
Laika -

quarta mar 09, 2005 5:29 pm

Sorry :(
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 09, 2005 5:48 pm

zezere Escreveu: ...

Agora aquilo que eu terei que ver é caça com falcão e cão. Nisto os meus adorados Bracos Alemães são peritos. Falaram-me dum sítio onde se pratica. Vou confirmar e se for verdade aí vou eu.

Uma última nota, não caço mas não ponho de parte acompanhar caçadores, até porque quero voltar a ter um BA e eles precisam de caçar.

Desculpem o testamento oops oops oops oops
Helena
Se souber alguma informação sobre esse treino, caça com falcão e cão e se não se importar gostaria tambem de saber.
zezere
Membro
Laika -

quarta mar 09, 2005 6:03 pm

Não me importo nada. Quem me deu a informação foi o falcoeiro que trabalha no Badoca Park, supostamente esta caça pratica-se também no Alentejo embora não deixem assistir a todo o desenrolar. Uma coisa que é necessária é boas pernas, porque os bichinhos podem percorrer longas distâncias, por isso normalmente os caçadores deslocam-se de cavalo.

Assim que tiver alguma informação concreta, mando-lhe uma pm.
Helena
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mar 09, 2005 7:16 pm

Eu também tenho interesse neste assunto.
Não caço e, provavelmente nunca caçarei, (porque nem sequer aguento com o peso das espingardas da feira popular) mas gostaria de saber coisas sobre cães de caça. ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 09, 2005 8:24 pm

zezere Escreveu: Agora aquilo que eu terei que ver é caça com falcão e cão. Nisto os meus adorados Bracos Alemães são peritos. Falaram-me dum sítio onde se pratica. Vou confirmar e se for verdade aí vou eu.
Boa Noite

O tipo de actividade que à qual se refere é a Cetraria e Altenaria, estas diferem sobretudo no tipo de ave a utilizar.

Neste tipo de actividade é necessário um cão que cace perto, seja seguro na paragem e sobretudo que respeite o levante.
Dizer que o BA é especialmente dotado para este tipo de actividade, parece-me um pouco " o coração a falar".

Tanto a Cetraria como a Altenaria, podem ser praticadas durante o periodo de caça normal, mas alem do treino mais especifico que os cães requerem, também é necessário treinar as aves.

Para mais informações sobre esta rubrica, deixo o link de um forum onde estes temas são debatidos: www.alvorada-pt.com/forum

Espero ter ajudado

Tiago
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mar 09, 2005 8:27 pm

casadiscaes Escreveu:
cgtorres Escreveu: Só uma curiosidade...caça por necessidade ou desporto?

caçadores a sério há poucos, há em grande parte é velhos com problemas de afirmação, ou putos sem nível... ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 09, 2005 11:13 pm

CasadeAnaval Escreveu: caçadores a sério há poucos, há em grande parte é velhos com problemas de afirmação, ou putos sem nível... ;)
E a verdadeira questão é que às tantas os putos e os velhinhos até têm a desculpa da idade. E os supostos sr doutores que andam com pistolas de agua?
Aí é que a porca torce o rabo 8)

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 09, 2005 11:18 pm

CindelP Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: caçadores a sério há poucos, há em grande parte é velhos com problemas de afirmação, ou putos sem nível... ;)
E a verdadeira questão é que às tantas os putos e os velhinhos até têm a desculpa da idade. E os supostos sr doutores que andam com pistolas de agua?
Aí é que a porca torce o rabo 8)

Nanci
Não é pela idade... é pela atitude...
Responder

Voltar para “Cães”