estou com uma dúvida!
os cães estabelecem entre si uma hierarquia natural, certo?
essa hierarquia é muitas vezes estabelecida com recurso à "violência", certo?
se eu tiver um cão com o intuito de o levar a participar numa exposição de beleza, não será arriscado, deixar o meu cão estabelecer essa hierarquia, com outro, correndo assim o risco de ele rasgar uma orelha ou uma bochecha, ou de ficar com um corte no pescoço ou noutra qualquer parte do corpo!?!?!?
por outro lado, se eu impedir estas "quezílias", não estarei a impedir uma correcta sociabilização do meu cão???
...agradeço esclarecimentos...
dominância...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Realmente os cães estabelecem sua liderança através da força, e no caso do dono tentar separar, o outro cão entende que ele venceu, e que o seu é fraco. Os cães geralmente querem ser líderes do locam onde vivem. Numa feira pode haver atrito entre cães. Acho que você deve socializar seu cão, mas mesmo assim um dia poderá ocorrer algo.
Não esqueça que vc é o líder dele!
Não esqueça que vc é o líder dele!
Cada caso é um caso.pedrobaleia Escreveu: estou com uma dúvida!
os cães estabelecem entre si uma hierarquia natural, certo?
essa hierarquia é muitas vezes estabelecida com recurso à "violência", certo?
Essas "hierquias" em geral só são estabelecidas dentro da matilha, ou seja, quando temos um grupo de cães vivendo juntos. E mesmo assim é muito provavel que a hierquia seja definida só "medindo" forças (lado-a-lado; empurroes e lutas ficticias .. ou seja, sem graves danos fisicos), sem nunca chegarem a vias de factos. Lutas a sério para definir a hierquia não são muitos comuns até pq a mm se vai definindo conforme os cães crescem.
Encontros ocasionais (passeios no parque e afins) em geral não provocam grandes danos, até porque penso que o dono estará ao lado para as evitar.
Sem duvida. Um cão com uma orelha muito rasgada ou com ferimento não terá grandes possibilidades numa exposição. Afinal quando apresentamos um cão numa exposição o exemplar deverá estar em boas condições fisicasse eu tiver um cão com o intuito de o levar a participar numa exposição de beleza, não será arriscado, deixar o meu cão estabelecer essa hierarquia, com outro, correndo assim o risco de ele rasgar uma orelha ou uma bochecha, ou de ficar com um corte no pescoço ou noutra qualquer parte do corpo!?!?!?
Não me parece.por outro lado, se eu impedir estas "quezílias", não estarei a impedir uma correcta sociabilização do meu cão???
Como referi em cima essas "quezilias" (lutas serias) são raras de acontecer. E penso que qualquer dono de um cão dominante terá o bom senso para não as deixar acontecer, seja o canito um exemplar de exposição ou apenas de companhia.
Em relação à socialização, partindo do principio que esta começa quando o cão ainda é cachorro não me parece haver problemas. Um cachorro de 3/4meses nunca armará grande confusão. E novamente o dono (com o seu bom senso) não irá expor o cão a situações perigosas - encontros com cães desconhecidos.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!