ajudem-me a domesticar a Luna

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
vangog
Registado: segunda out 06, 2003 7:54 pm

sábado mar 26, 2005 12:47 am

Olá boa noite.Como se dedica aos fantasticos papagaios,pode ser que consiga ajudar-me.Tenho uma papagaia(creio) há um ano e meio,e apesar de estar melhor,continua muito brava.Ninguem lhe consegue tocar,e se nos aproximamos mais,grita imenso.Só come mistura e sobretudo girassol,gosta de amendoins,e recusa comer ou provar qualquer outro tipo de alimento.Fruta nem vela.

Esta semana,fiquei sozinha pois a familia viajou,e resolvi deixá-la solta.Como saio de manha e regresso á noite,não tenho muito tempo,mas sobretudo aos fins de semana e esta semana em particular,dei-lhe bastante atenção, mas sem grandes resultados.Como está solta,fica todo o tempo em cima da gaiola, onde lhe pûs um tronco para ficar mias confortavel,e quando quer comer ou dormir,entra.Tenho achado alguma piada,mas tenho muita pena de não conseguir sequer tocar-lhe,ou dar-lhe fruta,que tanta falta lhe faz.Está na cozinha onde achei que seria um bom espaço,pois tem muita luz(3 janelas)e está mais acompanhada.Claro está que quando nos movimentamos ou falamos um pouco mais,não para de gritar,e recua até ao limite na gaiola ou mesmo fora.

Ainda assim,gosto cada vez mais dela.
Sugere-me alguma forma de nos aproximar-mos e de tornar esta relação menos conflituosa? Devo ignorá-la um pouco mais? DEvo pressionar?devo pegar-lhe á Força?
Desde já agradeço a sua resposta,
Maria do Carmo. :(
Miguel_Alambre
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

sábado mar 26, 2005 1:33 pm

deve ganhar confiança com a ave... Força-la ñ vai levar a lugar nenhum!!
Tentar ganhar a sua confiança com comida e muita paciência é a melhor opção!!
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado mar 26, 2005 11:47 pm

Ois,

Se as sementes favoritas dela são as sementes de girassol e os amendoins, separe-as da mistura (isto se ela preferir essas mas também comer das outras), primeiro parcialmente de modo a ter menor quantidade e depois completamente.

Passe a deixar ao dispor dela, todos os dias num comedouro separado, fruta e legumes frescos e fruta seca(há fruta seca para papagaios à venda; não substituem a fresca mas como se conservam melhor servem para quando não pode trocar a frusca fresca todos os dias). A partir daqui, as sementes de girassol e os amendoins devem ser dados apenas á mão.

Isto, assim, pode ter duas vantagens - pode convence-la a comer uma dieta melhor, pois com menos sementes de girassol pode vir a exprimentar mais facilmente outras coisas, e como lhe oferece comida que ela gosta manualmente a Luna confiará mais em si.

Outra coisa que pode fazer para a domesticação é sentar-se ao pé dela(a uma distancia que ela não grite) e ler alto um livro qualquer. Quanto menos medo ela tiver, mais vai aproximando a cadeira, dia após dia.

Boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”