Comportamento do labrador
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
- Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso
Olá a todos,
Eu tenho um labrador amarelo, chamado Miki, com 6 meses e meio e que é alimentado a ração seca.
Como todos os labradores ele é um grande comilão (ou melhor, ele é um aspirador!!!!).
À cerca de dois meses ele estava a mexer no lixo (que tinha restos de comida), eu fui lá tirá-lo e ele virou-se a mim a ladrar de mau e a querer morder-me. Eu fiquei meio assustada e meio apalermada mas tirei o chinelo, dei-lhe umas palmadas, ralhei-lhe e pu-lo de castigo fora de casa.
Na semana passada, estavamos a almoçar e eu não resisti em dar-lhe bocados de maçã num prato de plástico. O Miki acabou de comer e ficou a morder o prato. O meu filho chegou-se a ele para lhe tirar o prato e o Miki começou a ladrar de mau e tentou morder-lhe a mão.
Eu costumo dizer que o meu é cão é um lord na minha casa, ele anda à vontade pela casa (excepto na zona de dormir) e vê televisão connosco na sala, deitado no sofá grande.
O meu Miki é uma doçura e muito brincalhão, por isso pergunto:
É normal este comportamento agressivo quando está a comer?
Já aconteceu algo parecido convosco?
Bjs,
Helena
Eu tenho um labrador amarelo, chamado Miki, com 6 meses e meio e que é alimentado a ração seca.
Como todos os labradores ele é um grande comilão (ou melhor, ele é um aspirador!!!!).
À cerca de dois meses ele estava a mexer no lixo (que tinha restos de comida), eu fui lá tirá-lo e ele virou-se a mim a ladrar de mau e a querer morder-me. Eu fiquei meio assustada e meio apalermada mas tirei o chinelo, dei-lhe umas palmadas, ralhei-lhe e pu-lo de castigo fora de casa.
Na semana passada, estavamos a almoçar e eu não resisti em dar-lhe bocados de maçã num prato de plástico. O Miki acabou de comer e ficou a morder o prato. O meu filho chegou-se a ele para lhe tirar o prato e o Miki começou a ladrar de mau e tentou morder-lhe a mão.
Eu costumo dizer que o meu é cão é um lord na minha casa, ele anda à vontade pela casa (excepto na zona de dormir) e vê televisão connosco na sala, deitado no sofá grande.
O meu Miki é uma doçura e muito brincalhão, por isso pergunto:
É normal este comportamento agressivo quando está a comer?
Já aconteceu algo parecido convosco?
Bjs,
Helena
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm
Ola Lucarina,
Pelo que descreveu isso são situações esporadicas mas deve ter cuidado, especialmente quando existem crianças.
Pessoalmente, isso nunca me aconteceu, talvez porque eu sempre brinquei com eles à hora da refeição deles, já cheguei mesmo a tirar-lhes a comida e nunca tive qualquer reacção adversa. Uma coisa que costumo fazer é chama-los e eles (macho e femea) costumam vir até mim, esperam por uma festa (se eu não demorar mais do que 2 segs) e voltam a correr para a comida.
Experimente tirar-lhe a comida quando está a comer (eu faço isto porque tenho uma filha pequena e ela costuma ir a gatinhar até ao comedouro e inclusive atropela os caes).
Se ao retirar-lhe a comida ele não tiver uma reacção inesperada era porque estava num dia mau. se tiver outro tipo de reacção (rosnar, ladrar ou afins) tem de ter em atenção e ser rigida nesse momento.
mas tudo com amor, carinho e paciencia se consegue.
Pelo que descreveu isso são situações esporadicas mas deve ter cuidado, especialmente quando existem crianças.
Pessoalmente, isso nunca me aconteceu, talvez porque eu sempre brinquei com eles à hora da refeição deles, já cheguei mesmo a tirar-lhes a comida e nunca tive qualquer reacção adversa. Uma coisa que costumo fazer é chama-los e eles (macho e femea) costumam vir até mim, esperam por uma festa (se eu não demorar mais do que 2 segs) e voltam a correr para a comida.
Experimente tirar-lhe a comida quando está a comer (eu faço isto porque tenho uma filha pequena e ela costuma ir a gatinhar até ao comedouro e inclusive atropela os caes).
Se ao retirar-lhe a comida ele não tiver uma reacção inesperada era porque estava num dia mau. se tiver outro tipo de reacção (rosnar, ladrar ou afins) tem de ter em atenção e ser rigida nesse momento.
mas tudo com amor, carinho e paciencia se consegue.
Olá,
De todos os cães que tive (nenhum era labrador), o Sebastião é o único que não resmunga quando mexemos no prato da comida.
Julgo que nem todos os cães têm o mesmo comportamento e ao seu, deu-lhe para resmungar quando toca à comida:lol:
Se ele está a comer, para quê aborrecê-lo?! No entanto, acho que deve tentar mudar-lhe essa atitude....pode ser que tenha sorte.... da minha experiência nunca consegui tal proeza.
O Sebastião tem 10 meses e nós também o deixávamos andar pela casa e saltar para o sofá, mas tivemos de impor-lhe algumas regras, isto porque quando tinhamos visitas e o sofá estava ocupado, ele atirava-se para cima das pessoas para deitar-se.
Cump.
O Sebastião é daqueles cães que não conhece limites, razão pela qual, começamos a ser mais rigorosos com ele.
De todos os cães que tive (nenhum era labrador), o Sebastião é o único que não resmunga quando mexemos no prato da comida.
Julgo que nem todos os cães têm o mesmo comportamento e ao seu, deu-lhe para resmungar quando toca à comida:lol:
Se ele está a comer, para quê aborrecê-lo?! No entanto, acho que deve tentar mudar-lhe essa atitude....pode ser que tenha sorte.... da minha experiência nunca consegui tal proeza.
O Sebastião tem 10 meses e nós também o deixávamos andar pela casa e saltar para o sofá, mas tivemos de impor-lhe algumas regras, isto porque quando tinhamos visitas e o sofá estava ocupado, ele atirava-se para cima das pessoas para deitar-se.

Cump.
O Sebastião é daqueles cães que não conhece limites, razão pela qual, começamos a ser mais rigorosos com ele.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Desculpe mas, na minha opinião, o cão está a tomar atitudes de supremacia e liderança - talvez demasiado mimo...
O cão faz parte da família mas deve saber claramente que é o menos importante dela.
Você e os seus (incluindo as crianças) devem sentir-se à vontade para lhe mexerem na comida, lhe tirarem os brinquedos, enfim...para tudo.
Vou pedir-lhe que dê uma olhada no tópico
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?p=173684
onde estão alguns conselhos para repor a ordem hierárquica na família.
Se puder leia o livro "A encantadora de cães" da Yan Fennell que tem ajudado muita gente.
O cão faz parte da família mas deve saber claramente que é o menos importante dela.
Você e os seus (incluindo as crianças) devem sentir-se à vontade para lhe mexerem na comida, lhe tirarem os brinquedos, enfim...para tudo.
Vou pedir-lhe que dê uma olhada no tópico
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?p=173684
onde estão alguns conselhos para repor a ordem hierárquica na família.
Se puder leia o livro "A encantadora de cães" da Yan Fennell que tem ajudado muita gente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm
olá...
De facto, isto é um caso tipico de liderança da parte dele para consigo!!!
Tem q repor as coisas de modo a q ele a encare como líder...
No caso da comida pode por exemplo fazer o seguinte:
.qd lhe for dar de comer, ponha a ração na tigela e de pé faça de conta que como da ração dele e só depois lhe dê a ele a tigela.
Isto porque é o lider que come primeiro, e assim ele vai perceber quem manda...
Repita isto durante 1s dias....e já agora aconselho tb o livro "Encantadora de Caes" acima referido que me ajudou bastante na educação do Aramis.
De facto, isto é um caso tipico de liderança da parte dele para consigo!!!
Tem q repor as coisas de modo a q ele a encare como líder...
No caso da comida pode por exemplo fazer o seguinte:
.qd lhe for dar de comer, ponha a ração na tigela e de pé faça de conta que como da ração dele e só depois lhe dê a ele a tigela.
Isto porque é o lider que come primeiro, e assim ele vai perceber quem manda...
Repita isto durante 1s dias....e já agora aconselho tb o livro "Encantadora de Caes" acima referido que me ajudou bastante na educação do Aramis.
-
- Membro Veterano
- Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso
Olá a todos,
Obrigada pelo vossos conselhos. Vou segui-los e espero ser bem sucedida.
Na verdade, o meu cão tem "resmas" de mimo!!! A culpa é toda minha (e do meu marido). Quando o Miki era cachorrinho nós achavamos muita piada ao facto de ele rosnar quando estava a comer e se lhe tocavamos mesmo para fazer um carinho.
Claro que agora não achamos piada nenhuma.
Obrigada pela indicação do livro, que vou ler o mais rápido possivel.
Para já vou tentar actuar de modo mais autoritário com o meu cão, para ele saber quem manda lá em casa, quem é o lider da "matilha".
Espero bons resultados!!!
Beijinhos e lambidelas,
Helena
Na verdade, o meu cão tem "resmas" de mimo!!! A culpa é toda minha (e do meu marido). Quando o Miki era cachorrinho nós achavamos muita piada ao facto de ele rosnar quando estava a comer e se lhe tocavamos mesmo para fazer um carinho.
Para já vou tentar actuar de modo mais autoritário com o meu cão, para ele saber quem manda lá em casa, quem é o lider da "matilha".
Beijinhos e lambidelas,
Helena
-
- Membro Veterano
Olá a todos,
Beijinhos e lambidelas,
Helena
Beijinhos e lambidelas,
Helena
-
- Membro Veterano
Olá a todos,
Beijinhos e lambidelas,
Helena
Beijinhos e lambidelas,
Helena
Olá Lucarina
Realmente há que agir rapidamente para tentar alterar esse comportamento dominador do seu cachorro.
Fica aqui parte de um tópico que eu já tinha colocado, de como agir para que a dominância seja sua e não do seu bicho!
Boa sorte,
Luis
Realmente há que agir rapidamente para tentar alterar esse comportamento dominador do seu cachorro.
Fica aqui parte de um tópico que eu já tinha colocado, de como agir para que a dominância seja sua e não do seu bicho!
O mais IMPORTANTE nesta fase é também CORRIGIR o actual comportamento. Sempre que ele lhe rosnar, coloque a mão no pescoço e empurre para baixo até o cão ficar completamente no chão. Vá dizendo Não enquanto o faz! Este é o sinal mais claro de dominância em relação ao seu cachorro, mas só o deve fazer quando este se porta mal - não obedecer ou rosnar!Já agora alguns conselhos sobretudo para quem estiver a adquirir um macho, pois têm uma personalidade mais dominadora:
- Quando se dá comer ao cachorro, ao preparar a comida (ração) deve-se fingir que comemos parte da ração. Podemos por exemplo, esconder um bocado de bolacha na mão e comer, fazendo um barulho exagerado se necessário. Só depois é que deveremos dar a comida ao cachorro. Motivo: O chefe da matilha é sempre o primeiro a comer.
- Quando se passear com o cachorro, não deixar que ele controle a direcção para onde se passeia. Embora ele deva ter margem para usufruir do passeio, deveremos ser nós a tomar a iniciativa da direcção onde vamos. Motivo: O chefe da matilha é que toma a iniciativa na caça (tipicamente o que o cão julga que vai fazer quando se sai à rua).
- Quando formos com o cachorro a algum lado, e passarmos por portas, nós deveremos ser sempre os primeiros a passar. Deve-se usar uma expressão do género "Espera" ou "Fica" para que o cachorro espere. Motivo: mesmo que o anterior.
- Quando se chegar a casa, não ir logo direitos ao cachorro fazer festas até mais não. Deveremos deixar que o cão acalme um pouco, e ir primeiro pousar o que trazemos na mão, tirar o casaco, etc. Depois então poderemos dar-lhe toda a atenção e fazer-lhe as festinhas todas. Motivo: O cão entende as nossas festas como sendo lambidelas, o que se for exagerado (especialmente quando se chega a casa) vai-lhe criando a sensação de ser o chefe da matilha.
- Quando o cão estiver a comer, deveremos poder mexer na comida à vontade. Normalmente, quando se usa o truque de comer antes do cachorro, não deverá haver problema, mas é sempre bom experimentar regularmente. Motivo: Igual ao primeiro.
- Não deixar os brinquedos (que não deverão ser mais que 2 ou 3) espalhados pela casa. Os brinquedos não são do cão, são nossos! Motivo: Se o cão considerar que alguns brinquedos são dele, o facto de estarem espalhados leva-o a considerar que o território é também dele.
- Em caso de cães mais dominadores: usar uma "caixa de transporte" / "parque" onde este deverá comer e dormir. É também o local onde o cão deverá ser colocado quando se porta mal. O pior castigo para um labrador é afastá-lo de nós. Para além disso, neste local o cachorro nunca faz necessidades o que é óptimo para que ele se habitue a controlar as vontades.
Acima de tudo, e apesar de todo o carinho que devemos dar ao cachorro, não nos podemos esquecer que não é uma pessoa. Se o cão chegar a uma situação em que se considere chefe da matilha é muito mau para o ele, pois ele tem a responsabilidade de líder, mas não sabe como lidar com a situação, o que vai criar conflitos no cachorro. Por isso, é muito importante que este saiba quem é o chefe (os chefes), e nós deveremos dar-lhe os sinais necessários para que ele entenda isso!
Boa sorte,
Luis
-
- Membro Veterano
Olá,
Parece que estou metida num grande problema.
O meu marido e o meu filho (17 anos) começaram a "educar" o nosso cão (Miki), seguindo mais ou menos os conselhos que me deram.
O Miki deixou de rosnar quando se tocava na comida mas continuou muito agressivo se lhe tocavamos na cabeça para fazer um mimo.
Então o meu marido optou por ter ao lado uma ponta de mangueira e "batia-lhe" sempre que ele o tentava morder.
Uma das vezes fui eu dar-lhe a raçao. o Miki começou a comer e eu mexi-lhe na comida e ele não fez nada. A seguir eu fiz-lhe um miminho na cabeça e ele começou a rosnar e tentou morder-me num braço. Claro que o meu marido deu-lhe com a mangueira.
Eu, pessoalmente, sou contra bater-lhe (aliás, eu recuso-me a fazê-lo), acho que devemos mostrar a nossa autoridade pela voz e dominá-lo com a nossa força. Mas sinceramente o Miki está a mostrar-se muito dominante e agressivo, mas só na altura da comida.
Também verificamos que o Miki fica mais agressivo quando lhe tocamos na cabeça estando numa posição por trás dele ou de lado. Se estivermos à frente dele, não rosna (antes até nesta posição rosnava).
Por favor ajudem-me a resolver esta situação. Devemos "bater-lhe" oops ou usar outro método?
O MIki fica mesmo mau evil x se alguém lhe toca quando está a comer.
Obrigada.
Parece que estou metida num grande problema.
O meu marido e o meu filho (17 anos) começaram a "educar" o nosso cão (Miki), seguindo mais ou menos os conselhos que me deram.
O Miki deixou de rosnar quando se tocava na comida mas continuou muito agressivo se lhe tocavamos na cabeça para fazer um mimo.
Então o meu marido optou por ter ao lado uma ponta de mangueira e "batia-lhe" sempre que ele o tentava morder.
Uma das vezes fui eu dar-lhe a raçao. o Miki começou a comer e eu mexi-lhe na comida e ele não fez nada. A seguir eu fiz-lhe um miminho na cabeça e ele começou a rosnar e tentou morder-me num braço. Claro que o meu marido deu-lhe com a mangueira.
Eu, pessoalmente, sou contra bater-lhe (aliás, eu recuso-me a fazê-lo), acho que devemos mostrar a nossa autoridade pela voz e dominá-lo com a nossa força. Mas sinceramente o Miki está a mostrar-se muito dominante e agressivo, mas só na altura da comida.
Também verificamos que o Miki fica mais agressivo quando lhe tocamos na cabeça estando numa posição por trás dele ou de lado. Se estivermos à frente dele, não rosna (antes até nesta posição rosnava).
Por favor ajudem-me a resolver esta situação. Devemos "bater-lhe" oops ou usar outro método?
O MIki fica mesmo mau evil x se alguém lhe toca quando está a comer.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm
Neste caso por que não a frequencia de uma escola de obediência, estão muito mais habituados e têm bastante sabedoria para poder ensinar e explicar o que se deve ou não fazer nestas situações. Noutro tópico mencionei que os ensinamentos deveriam de ser principalmente em casa, mas nesta situação, não é com o bater que vão resolver este problema. já agora, para bater é com um jornal enrolado, não com uma mangueira. Tente ver escolas que o Miki possa frequentar, eles são as pessoas indicadas para resolver estas questões.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 27, 2005 1:02 pm
Bom dia Lucarina, concordo com os concelhos do rijkaard, o seu Lab tem a idade (6 meses) ideal para começar a ir p uma escola de treino, só lhe faz vem a ele e a si, o Mel já frequentou (durante 6 meses) uma escola mas já tinha 11 meses, já foi um bocadinho tarde mas deu resultado, ele é muito bem comportado, só tem um senão ladra aos cães e a algumas pessoas, mas não morde.
Dê tb ao seu menino brinquedos para ele brincar com você, e ossos
( daqueles brancos de cálcio-duros à venda nas lojas de animais) para os dentes pq aos 6 meses é que eles começam a roer tudo, o Mel só roeu um bocado de 3 portas
ainda para mais na casa nova (estreou-as) eu chegava a casa e ele já estava a "tremer" ia com ele até à porta e ralhava-lhe, com um jornal ou revista, nunca com uma mangueira:quem fez isto, o Mel é feio e ficava de castigo no terraço deitado áté eu ir lá passado algum tempo e tinha uma conversa com ele e no fim fazia-lhe uma festinha, mas agora é um paz de alma, sou capaz de ir outra vez com ele para a escola pq só lhe faz vem fazer exercício e treinar.
Lucarina lembre-se q o seu cão ainda é muito pequenino mas não facilite, MORDER NUNCA
O Mel manda muitas lambidelas ao Miki.
Dê tb ao seu menino brinquedos para ele brincar com você, e ossos
( daqueles brancos de cálcio-duros à venda nas lojas de animais) para os dentes pq aos 6 meses é que eles começam a roer tudo, o Mel só roeu um bocado de 3 portas

Lucarina lembre-se q o seu cão ainda é muito pequenino mas não facilite, MORDER NUNCA

O Mel manda muitas lambidelas ao Miki.
-
- Membro
- Registado: sexta mar 18, 2005 11:44 am
oi Minha Luna tb tem a mania de morder, nas minhas mãos e nas calças eu ralho mas ela depois volta ao mesmo, só tem tres meses, será que lhe passa? Conhecem alguma escola na zona de Tomar ou Pombal?
Agora começei a tentar por-lhe atrela mas ela vira -se para cima e começa a roe-la!
Bjs
Agora começei a tentar por-lhe atrela mas ela vira -se para cima e começa a roe-la!

Bjs