2 TARTARUGAS DE FACES ROSADAS!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Tartas
Membro
Registado: quinta abr 07, 2005 9:41 pm
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

quinta abr 21, 2005 8:45 pm

Olá,
Sou nova aqui no fórum.
Comprei 2 tartas aquáticas de face rosada ainda bébés.
Estão num aquaterrário de 40 cm.
Em vez da rampa de plástico, que elas não usavam, tirei e meti 3 pedras, uma pequena, uma média, e uma grande vulcânica. Elas usam e gostam. Estão junto de uma janela, onde apanham sol toda a tarde. E elas usam a pedra para se esticarem e secarem, mas geralmente n abro a janela porque embora tenha as outras janelas da casa fechadas sempre entra uma brisa q não sei se lhes fára mal. O q devo fazer?
Os estores estão sempre ebertos. E a janela apanha sol directo.
Também tenho 1 filtro interno: SWORDFISH 380 l/h, mas de 3 em 3 dias está tudo um bocado sujo e cheio de restos de comida e mudo a água.
Uso aquele produto p tirar o cloro da água.
Tb dentro do aquário está aquela cena branca para o cálcio.
A água esta sempre entre entre os 20 graus à noite e os 25/30 graus de dia, naturalmente, não uso termóstato.
Nos primeiros dias fugiam de mim e mal comiam, agora já não. Comem granulado para elas, camarões, carne crua às vezes.
Nadam, mergulham, já pedem comida e festas...

PERGUNTA:
Li aqui que geralmente elas morrem no 1 ano de vida!!!
NÃO QUERO Q ISTO ME ACONTEÇA!
Como devo prevenir essa morte prematura?

Quando souber como postar fotos aqui, mostro elas e o aquaterrário!
Já meti uma foto de uma delas no concurso semanal aqui do fórum é a tartas 1!

Podem dar-me dicas! Mostar fotos de aquaterrários?
Obrigada pessoal!!

Vou meter tudo sobre elas sempre aqui neste tópico.

;) 8)
ana_sl
Membro Júnior
Registado: quarta set 24, 2003 4:22 pm

quinta abr 28, 2005 4:37 pm

As condições do aquário (espaço e higiene) e a alimentação são dos factores mais importantes para ter tartarugas saudáveis.
Em relação ao sol que as tartarugas apanham, através do vidro deixa de ter efeito, pois os raios UVA e UVB essenciais às tartarugas não passam através dos vidros. Manter a janela aberta penso que nao será uma boa ideia, visto haverem mais janelas resultando em prováveis correntes de ar, que há que evitar, apesar das tartarugas serem animais bastantes resistentes às doenças. Se as tartarugas não tiver mesmo oportunidade de apanhar sol frequentemente, o ideal será utilizar uma lâmpada própria para tartarugas, à venda nas lojas de animais, que de certa forma substitui o sol.

Daqui a uns meses, qd as tartarugas começarem a crescer, eu recomendava a compra de um aquário maior, de 1 metro, visto que as tartarugas gostam de ter espaço e são duas.

Como as tartarugas ainda são novinhas, daqui a cerca de 2 meses quando tiverem um bocadinho maiores, convém variar a alimentação. Além da alimentação actual (a carne crua convém ser de vaca), podes acrescentar peixe cru, fígado, comida de gato (pode ser daquelas latinhas pequenas de paté) e até fruta ou legumes como banana, maça cenoura ou alface.
Por exemplo como óptima fonte de cálcio podes raspar um osso de choco para obter o seu pó e envolver na carne que dás.

Agora que se aproxima o Verão não é muito problemático, mas qd vierem os dias frios, o melhor é utilizar um termostato.

Bem... entre outras coisas, estas são o essencial para as tartarugas crecerem saudáveis. Ficou aqui um grande testamento... :D
Tartas
Membro
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

quinta abr 28, 2005 5:47 pm

obrigada outra vez por me responderes! Qual grande testamento qual que!!? Ainda bem que me estás a judar!! TKSSS!!

Pois é, tenho que lhes arranjar um aquario maior! Mas por agora estão neste! Se eu te pudésse mostrar uma foto do aquário era mais fácil avaliares... mas claro que tens razão, mais cedo ou mais tarde...

Qt à higiene, mudo sempre que acho que aquilo está sujo e como sou exigente não as deixo estar na porcaria! O meu filtro não é grande coisa!

Em rel. ao sol... falei com o vet dos meus cães que tem 12 tartas e ele diz que elas são resistentes, as dele vivem na rua! Ele disse q desde q as outras janelas estejam fechadas, não há problema em abrir nas horas de maior calor a janela!! O q achas? é o q tenho feito pq das 13h até as 19h a cozinha leva c sol directo e muito... e eu abro tipo umas 3 horas por dia... de resto serve para aquecer o aquario... e a agua... percebes a cena!?

Tks e se puderes mostra-me as tuas tartas e as suas instalações!!!

8) ;)
ana_sl
Membro Júnior

quinta abr 28, 2005 5:59 pm

Em relação ao que o vet dos teus cães disse, concordo. Se as outras janelas estiverem fechadas, não ha problema. Acho que devias deixar a janela aberta por mais tempo...
Eu só tenho uma tartaruga fêmea e, infelizmente, não tenho hipotese de a por ao sol... por isso utilizo a tal lampâda própria para tartarugas. A lâmpada chega a estar quase o dia todo ligada. A vet aconcelhou-me a deixa-la ligada cerca de 12 horas.
Tenho-a à cerca de 3 anos e no primeiro ano cresceu muito, cerca de 12 cm... Neste momento tem 23 cm de carapaça... sempre me preocupei com as condições dela, daí ela ter crescido tanto e nunca ter ficado doente :)

As duas fotos dela tao no album dos répteis nas tartarugas ornamentadas de caixa.. á a caskinha
Tartas
Membro

quinta abr 28, 2005 11:22 pm

oi, sim já vi as tuas fotos! É linda! é pena não dar para ver as suas instalações!

Quanto ao sol, os estores estão sempre abertos, mas nem sempre abro a janela, pois há dias em que mesmo com as outras janelas fechadas entra algum ventinho, e stresso! Concordo com o terem sol 12 horas mas aqui em casa o sol de manha está do lado dos quartos e á tarde vai para a cozinha! Apanham tipo 6 horas de sol directo e toda a claridade do dia inteiro!

Eu também tenciono tratar bem delas e ve-las crescer, vou acabar por ter q arranjar um aquario maior, com um bom filtro, termóstato e tb luz, para receberem mais horas de raios UV e tb pq no Inverno não há sol!

Mas acho que se elas as duas se derem bem é bom para terem companhia pois na natureza elas vivem umas com as outras e interagem imenso! A tua já não aceita companhia?? Não sei se elas depois de grandes e sozinhas aceitam uma nova companhia!? sabes?

Obrigadão pelas dicas!

;)
ana_sl
Membro Júnior

domingo mai 01, 2005 3:38 pm

As tartarugas não sofrem por estar sozinhas num aquário, mas se tiverem companhia convém ser desde pequenas, no caso de estarem num aquário. No caso da minha, se eu arranjar outra tartaruga,ela pode não a aceitar bem, por considerar o aquário como o seu território. Acho que também vai depender do temperamento de cada tartaruga.
Tartas
Membro

domingo mai 01, 2005 5:02 pm

ok!

Tem lógica claro!

Espero que as minhas não rivalizem uma com a outra! Elas estão juntas desde sempre! Já estão comigo há 1 mês e meio!

tkss. :p
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”