quarta abr 27, 2005 1:05 pm
Bem,... Realmente Carla não havia nexexidade.
Conhece-sea Anja pela forma como escreve, e realmentenão percebo porque se ofendeu, bem mas talvez possa ajudar alguma coisa, mas possívelmente a criadora que lho vendeu ainda mais.
É normal os persas terem a lágrima castanha pois vão-se acumulando bactérias. Se ele for tipado esta acaba por secar nas narinas. Deve limpar muito bem o cantinho do olho com água morna numa compressa e se necessário utilizar até um cotonete para retirar bem tudo. Depois usar oprex a embalagem grande, que pode comprar na farmácia.Depois secar muito bem o olhinho com papel higiénico macio.
No nariz molha um cotonete e retira isso da narina rodando o cotonete molhado na narina. Penso que isto não são remelas, pois é normal no persa. No entanto se forem remelas é porque o gatinho tem o olho inflamado e aí necessita de um colírio que só o vet lhe poderá indicar,pois alguns serão perigosos se o gatinho tiver por exemplo uma ulcera ou arranhão.
Se ele não expirra penso que só será isso que referi, e não nenhuma coriza, no entanto deverá ir ao vet. No que respeita ao dente o mesmo, apesar de tudo não deverá ser preocupante pois deve ser a primeira dentição. Deverá precaver-se se fôr uma cárie o que dúvido,antes de nascer a segunda por volta dos 4 meses.
Faço criação de persas e, um pouco para ajudar deixo aqui a parte mais uma vez correspondente à higiene que normalmente dou a quem fica com os meus bébés talves possa ajudar. Lembrando sempre que deve ser bem seco o gatinho. sempre penteando com uma escova de forma ao pêlo ficar bem esticado e no sentido contrário.
• HIGIENE
Depois da vacinação completa (panleucópia /coriza) (reforço de Ciana) poderá dar-se banho ao fim de quinze dias, devendo-se secar bem o pêlo com o secador. Aconselho primeiro a dar-lhe banho com Hexaderme e posteriormente com Proderme.
O gato persa de exposição deve tomar banho todas as semanas. Mas atenção tem que ser com um champô apropriado. Deve tomar banho de 15 em 15 dias se ir habituando com um champoo apropriado ao seu pêlo e cor, para não dar dar cabo da camada protectora da pele do gato. O banho é necessário ao gato persa, pois como tem muito pêlo não consegue limpar-se sozinho. Os champôs que aconselho são o Hexaderme que é desinfectante e o Proderme, que restitui a gordura natural à pele do animal; deverá de vez enquando lavá-lo com nizoral que é anti fúngico... mas não abuse... . Deverá ser habituado desde pequenino, ao banho e ao barulho do secador. Os gatos têm muitas vezes seborreia (gordura no pele), que se traduz por muitos pontinhos pretos no pêlo. Há no entanto champôs adequados ao problema, como por exemplo o Sepiderma. O importante é por exemplo o último champô ser desinfectante e para isso deve conter como componente a Chlorhexidina (A Vetriderm, é uma boa linha, assim, como o proderma, hexaderm e sepiderma). Não utilize os champôs indiscriminadamente, utilize-os conforme o caso. Os criadores por exemplo antes das exposições especialmente os machos que criam muita gordura lavam-nos primeiro com um desengordurante, ou com fairy azul anti-bacteriano, enxagua-se muito bem e depois aplica-se o champô. Podem-se lavar com estes produtos mas não abusar.
Deverá igualmente penteá-lo com frequência (preferencialmente uma vez por dia) para lhe retirar o pêlo morto, a pele do seu gato respirar e ser mais saudável. Uma vez por semana deve penteá-lo com pó de talco (mas só um pouco de pó talco para a pele poder respirar, coloca-se como a canela se coloca no arroz doce). O pêlo deve ser penteado em sentido contrário, de trás para a frente.
As orelhas devem se limpas regularmente com uma loção, adequada para as mesmas.
As unhas devem ser cortadas uma vez por mês, devendo ter cuidado para não chegar ao sabugo. Estas, devem apertar-se para a unha sair para fora e, só então cortar.
Os olhos devem ser limpos interiormente com soro fisiológico e as manchas exteriores devem ser limpas com água morna de preferência e depois com Optrex (embalagens grandes na farmácia), ou Água Bórica ou Água Bóricada.
Ingredientes da Água Bórica:
1/2 Litro de água fervida
15 Gramas de Ácido Bórico em pó
No caso de o gato apresentar manchas nos olhos poderão ser retiradas fazendo um preparado com optrex e ácido bórico, aplique e quando secar retire os restos com uma escovinha, que poderá ser de dentes. Deverá ter cuidado para que o preparado não atinja os olhos.
Espero ter ajudado