Ora então , depois de ter lido 3 páginas de discusão sobre comida de chins que não interressam nada a ninguem, cá vai a minha opinião em relação à comida para chinchilas.
Lobcar- optima marca, só granulado, tem umas bolinhas verdes e laranjas, tipo golusiema, mas pouco, e traz alfarroba, o meu Ramiro, come disso há mais ou menos seis meses(desde que lá está em casa) e não tem problemas de digestão, está sempre cheio de energia. Dou-lhe alfafa, e feno próprio para Roedores, de vez em quando um pinhão, ou uma noz.
Até ao momento nunca teve problemas de opstipação, ou diarreia.
A primeira ração que lhe comprei foi quando o comprei, e tinha imensas porcarias, quando fui á exposição de chinchilas ao Jardim Zoologico, algures no fim de outubro, aconselharam-me outra marca, e explicaram-me o porque de da ração lobcar, fiquei satisfeita com a argumentação, e até á data o Ramiro não se queixa.
Em relação à agua , dou-lhe agua mineral, não é mania, mas como eu não bebo agua da torneira porque não gosto, achei que ele tb tinha direito a beber agua da boa.
Em relação á gaiola, é limpa de 5 em 5 dias, ou menos consoante o estado da mesma, utilizo granulado a base de madeira, sem tratamentos, e sem aditivos, e também coloco no chão da gaiola, feno.
A gaiola quando é limpa, significa lavada com detergente, e muita agua, nunca fica a cheirar a detergente, só a agua mesmo.
Brincadeiras , basicamente são uns quadradinhos de madeira que lhe compro para roer, e sai da gailoa duas vezes por dia, de manhã enquanto tomo o pequeo almoço, e á noite enquanto faço o jantar.
Só é preciso ter cuidado com fios electricos, e batatas, que ele adora roer.
Comida Chinchilas e outras coisas
Pois, eu descobri que o meu ramiro gosta de batatas, mas só das vermelhas, como tenho um carrinho na cozinha, com as ditas, e com cebolas, o ramiro gosta de saltar lá para cima e andar a roer as batatas e as cascas de cebola, agora quando compro batatas, tenho que as lavar, antes de as colocar no cesto, não vá existir venenos nas mesmas,
, mas de qualquer forma, faço o possivel por ele não comer muito, não vá fazer-lhe mal, mas como é um tuberculo, e originalmente os chins, tb comem coisas do genero, pode ser que não lhe faça, muito mal, pelo menos já come batatas á 6 meses e não as larga