XIXI!!AJUDA!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luisbarcelos
Membro
Registado: quinta fev 10, 2005 5:05 pm

terça abr 26, 2005 10:40 pm

Olá a todos. Tenho um canito com 5 meses e tentei habituá-lo a fazer xixi na rua e ao início parecia estar a resultar pois fazia poucas vezes dentro de casa. Coloquei também um jornal na casa de banho mas no jornal nunca fez nada :cry:
Só que agora vamos à rua, andamos às voltas imenso tempo, ele faz um xixi pequenino e quando chega a casa vai à cozinha e faz um xixi que parece uma lagoa :D Não sei o que se passa? Alguém me pode ajudar?
Obrigado a todos.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

terça abr 26, 2005 11:13 pm

chegar a casa e voltar para a rua!! antes de ele chegar à cozinha... bem não sei bem mas eu habituei a minha indo variadissimas vezes à rua...
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quarta abr 27, 2005 8:21 am

Se calhar deve ficar com ele na rua mais tempo.

Já li aqui que levar o animal para casa logo depois dele fazer as suas necessidades vai levá-lo a associar isso a um castigo. Daí o animal poder estar a evitar fazer na rua.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta abr 27, 2005 8:50 am

se ele já faz na rua e tem passeios diários suficientes para evitar o xixi em casa quando o vir fazer em casa está na altura de o começar a repreender. Da mesma maneira que quando ele fizer na rua o deve elogiar. ;)
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

quinta abr 28, 2005 3:49 pm

Leve uma guloseima que ele goste quando vao a rua, sempre que ele fizer xixi na rua de-lhe guloseima, se fizer em casa, repreenda-o e nao lhe de atencao.

Quanto tempo fica com ele na rua? Deve ser 20-30 minutos. Ha outrois que fazem mais rapidamente.

Atencao, que eles fazem muitas vezes seguidas. O meu cao nao faz logo de uma vez. Faz um bocadinho, 2 minutos depois, mais a frente outro bocadinho etc... nem as fezes faz de 1 unica vez. Ando com ele 3 vezes por dia, de manha, ao final da tarde e a noite. 25 minutos em media, cada passeio.

Se quando o leva a rua o traz para dentro logo apos a 1ª mijinha, e natural que ele ainda tenha muito para deitar. Ta,bem pode ser da emocao de ter chegado a casa.

Atencao, nao sei se aquilo da guloseima podera dar nele associar a guloseima simplesmente ao xixi e nao ao 'xixi NA RUA', o que poderia resultar mal caso ele quisesse pedir guloseimas em cas fazendo xixi em casa. Veja se resulta. Pergunte ao vet.

Tal como ja foi dito, no inicio e natural que tenha que o levar a rua mais vezes, ate ele se habituar a fazer SO na rua. Convem que ele nunca faca nada em casa, sob quaisqier circunstancias.
Se o passear muitas vezes ele acabara por fazer na rua e as tantas ja nao se ve a fazer xixi em casa, de tanto so ter feito na rua.

*******s
Cristina
spiral222
Membro Veterano
Registado: sexta abr 25, 2003 12:58 am

quinta abr 28, 2005 8:31 pm

ATENCAO, esquecam as guloseimas, pois parece que podem induzir desvios de comportamento... esqueca a minha sugestao anterior, portanto.

Encontrei as seguintes dicas num site sobre pit-bulls:

FAZER AS NECESSIDADES NO LUGAR CERTO

• Limpo por natureza, o cão procura fazer as necessidades longe do local onde dorme. O ideal é que a primeira aula seja aos 45 dias (cães que passaram da idade também aprendem). O aprendizado normal leva de 3 a 8 semanas.

Antes de iniciar o condicionamento, escolha o local que será o banheiro oficial do cão. Considere a facilidade de acesso, a praticidade de limpeza (perto de ralos) e a possibilidade de uso permanente. Uma vez definido, não convém mudá-lo. Forre-o com diversas folhas de jornal. Passe uma delas, para motivá-lo, na urina dele. Ponha-o por cima das outras.

Na refeição seguinte, assim que ele comeu, fique atento. Normalmente, ele mostra certa inquietude. Anda de lá para cá, fareja o chão e se move em círculos. É nesta hora que deve agir. Diante destes sinais, leve-o imediatamente ao local escolhido para fazer as necessidades. Carregue-o se for pequeno, ou conduza-o pela guia se for maior. Ponha-o em cima das folhas. Tendo evacuado, elogie-o. A seguir, troque o jornal, mantendo uma folha suja por baixo das demais (evita a afluência de moscas), para o odor atraí-lo na próxima vez.

A partir daí, a cada refeição deve-se observá-lo. Se o fizer corretamente, elogie-o . Se não, repreenda-o. Neste caso, recolha as fezes, limpe bem o chão, desodorize o local (use creolina, cloro ou vinagre) para eliminar o cheiro e, após a refeição seguinte, leve-o novamente, reiniciando o ciclo didático. Siga a rotina de vigiá-lo após as refeições até ele usar apenas o local escolhido. A partir daí, diminua, gradativamente, a área forrada até restringí-la a uma folha de jornal (duas, se ele for grande).

COMO ELOGIAR

• Mostre a sua satisfação e entusiasmo, usando palavras animadoras (muito bem, assim mesmo, etc.) Simultaneamente, acaricie-o, faça-o imediatamente após a ação, para uma perfeita associação de idéias. Petiscos não são recomendados, podendo causar desvios de comportamento.

COMO REPREENDER

• Imediatamente mostre que não gostou. Não o agrida (bater ou esfregar o focinho nas fezes) nem o ponha de castigo. Olhe nos olhos dele e diga NÃO em tom enérgico, sem gritar e deixar espaço para contestação. Passe, com naturalidade, a idéia de que o lidera. Se o cão desconhece o significado do NÃO, veja mais à frente como introduzir este comando
Responder

Voltar para “Cães”