gatinha com mastite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

segunda mai 02, 2005 4:44 pm

Oi!

Estou a precisar da vossa ajuda. A minha gata foi mamã há cerca de 2 semanas. Exactamente no dia em que eles faziam 2 semanas ela apareceu muito doente, não se mexia, não comia e miava desesperadamente com dores. Fui com ela ao veterinário e disseram que o diagnóstico seria uma inflamação nas maminhas. está a tomar antibiótico e anti-inflamatório. No entanto, a inflamação parece estar a aumentar, apresenta uns caroços grandes e as mamitas em sangue e com fissuras à volta. Por conselho do vet, separei-a dos filhotes e só a junto a eles de 3 em 3 horas para eles não estarem sempre a mamar o que lhe provoca muitas dores e não permite que a ferida cicatrize. Estou a dar aos bebes um leite suplementar.
Agora a minha dúvida (que também é a do vet) é se devemos, ou não desmamar os gatinhos. Por um lado, seria melhor para ele curar de vez aquilo. mas, por outro lado, ela anda completamente desorientada sempre a miar atrás de nós para nós a levarmos até aos filhos e ela própria, mesmo com dores não deixa de dar de mamar aos filhos. Aquilo que tenho feito é evitar que mamem todos ao mesmo tempo para não mamarem nas mamitas mais doentes. Enquanto ela dá de mamar a uns, eu dou a outros com o biberão e depois troco.

O que acham, devo ou não fazer o desmame dos gatinhos? O que será melhor para ela e para os gatitos? Agradeço a vossa ajuda!

;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda mai 02, 2005 5:44 pm

Consulte uma segundo opinião, de outro veterinário. ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 02, 2005 6:38 pm

Lamento pelo que a gata está a passar...

Não se desmamam gatinhos de duas semanas. Sendo amamentados pela gata ou por biberão, o desmame no mínimo sá a partir dos 21 dias e gradualmente.

Isto sendo que subentendo que desmame, normal, é redução de refeição só de leite passando a serem mistas (leite + ração) e ou intercaladas com ração e leite de substituição.

Agora se fala em desmame só da mãe, tudo bem. O que tem a fazer é passar a dar o biberão a todos nas refeições.

Se optar pelo desmame na mãe, total, o melhor é falar com o vet. para lhe secar o leite.

Desejo as melhoras da gatinha mãe e que os "piquenos" fiquem bem,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

segunda mai 02, 2005 6:39 pm

Consulte uma segundo opinião, de outro veterinário.
Penso exactamente o mesmo
sararp
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 8:18 pm

Peço desculpa pela má utilização do termo mas quando referi desmame foi mesmo só em relação à mãe e não em relação ao leite do biberão. Se fizer o desmame total da mãe iremos secar-lhe o leite, se o não fizer, e estando apenas 3 gatinhos a mamar em 3 maminhas (que são as que ela tem boas), será que ela vai reduzindo a quantidade de leite?

Provavelmente vou ter mesmo que impedir que eles continuem a mamar da mãe, apesar de a mastite estar a melhorar e já não lhe doer tanto, as feridas exteriores estão muito feias e ainda vão demorar a cicatrizar. Só tenho pena porque ela está sempre a pedir para ir para junto deles e só quer estar ao pé deles, acho que ela está a sofrer mais por estar a ser separada dos filhos do que pela doença em si...

Já agora só mais uma coisa que não posso deixar de referir: o facto de colocar este tópico na arca não significa que a Nina não esteja a ser alvo da atenção dos vets. Ela está, neste momento a ser seguida por 3 veterinários. Simplesmente é uma questão delicada em que se têm de pesar os prós e os contras para a prejudicar o menos possível (a ela e aos filhotes) e, por isso, pedi outras opiniões, até mesmo de donos que tenham passado pelo mesmo. Isso não invalida, obviamente, o aconselhamento e tratamento com o vet.

Muito obrigada pela vossa ajuda! ;)
idalina
Registado: sábado abr 09, 2005 9:52 pm

segunda mai 02, 2005 9:07 pm

A sua gatinha ainda não melhorou da mastite?

Se fosse comigo tentava dar aos bébés biberon e deixava-os mamar uma vez ao dia, se a mãe suportasse, só para eles não se desabituarem de mamar.

Cuidado com os bébés e o leite de biberon. Eu dou sempre a mistura com mais água do que a marca recomenda. No fim de cada mamada ponho-os sempre à beira da mãe para ela os lamber, para eles fazerem xi-xi e cócó. Depois disto retirava-os para ver se as maminhas melhoram.

A Mastite costuma resolver-se depressa.

Melhoras e um beijinho

Idalina
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 02, 2005 10:12 pm

idalina Escreveu: Cuidado com os bébés e o leite de biberon. Eu dou sempre a mistura com mais água do que a marca recomenda.
Porquê? :? :o

Tenho criado gatinhos a biberão e desde horas de nascidos e nunca fiz tal coisa...
Sempre dei as doses recomendadas descritas na embalagem e até pelo contrário, conforme foram desenvolvendo-se mais, os próprios vets indicaram-me a aumentar um pouco mais a dose. Ir vendo como se davam com o aumento do pó em relação à água e sempre se deram bem. Só houve um gatito que entrou em diarreia pois era o mais fraquinho da ninhada e estranhou o dito aumento, então a esse passei a dar mesmo só a quantidade recomendada... ;)

Sararp,

Eu sei que há uma loção, não me lembro do nome, mas pergunte ao vet, que se costuma massajar nas mamas das gatas para o tratamento da mastite e especialmente para quando há fissuras.

A parte mais dolorosa são mesmo as fissuras, coitadinha :(
Quanto menos vezes eles mamarem nela, melhor para a recuperação da gata.

As melhoras

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
martynha2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 30, 2005 3:41 pm

terça mai 03, 2005 10:38 am

olá

não vou acrescentar nada...mas queria só dizer para teres paciencia e calma ;)

"amanha" tudo foi um pesadelo...que já passou!
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça mai 03, 2005 1:09 pm

Tive á pouco tempo 2 ninhadas e nas duas se passou o mesmo, o leite da mãe era muito grosso e começou a criar mastite. Resolvi o assunto da seguinte forma, comecei a dar anti-inflamatório e com paciência expremi as mamas da gata. No início dá a impressão que não sai nada, mas conforme se vai apanhando o jeito o leite chega a esguichar.. com o copo pequenino apanhava o leite e dava aos bébés, para além do artificial. Nunca dou o leite com biberon dou sempre com seringa, pois é muito perigoso dar com biberon, se vai uma quantidade maior provoca-se uma pneumonia por aspiração. Dou sempre com uma seringa e nos primeiros dias é de insulina.
Verifiquei que espremendo a mama da gata e com o anti-inflamatório o leite saía cada vez mais, e os bébés finalmente conseguiam puxar o leite. O que acontecia antes é que eles não conseguiam , não mamavam, choravam e as mães cada vez mais nervosas e inquietas e, daí se ter criado a mastite. Quando há bébés, é necessário ir vendo sempre para perceber se há mamas com demasiado leite e colocar lá os bébés, pois quanto mais cedo se começar a detectar, mais fácil é resolver a situação.
Não sei se o que fala são mesmo feridas as minhas gatas têm as vezes é as mamas secas, e quando os bébés começam a mamar essa pele acaba por sair.
No que respeita ao leite dou sempre a medida indicada, vou é dando também um pouco de ultra-levur para ir controlando a situação.

Um abraço
sararp
Membro Veterano

terça mai 03, 2005 3:28 pm

Mais uma vez, obrigada pelos conselhos!

A mastite da gatinha está a melhorar, os caroços estão a diminuir e ela já não se queixa tanto com dores. O grande problema agora são mesmo as feridas. As feridas não são apenas pele seca. Ela tem uma camada enorme de pele morta, que neste momento está preta e está a começar a cair, começando a ficar em carne viva. Ela agora anda com o colar e eu vou pondo betadine e a pomada que o vet receitou nas feridas. Só tiro o colar quando ela vai para junto dos filhotes.
Tenho-a deixado ir menos vezes para junto dos bebés porque eles, com as patitas, arrancam as peles da ferida e assim é difícil cicatrizar. Só a deixo ir depois de eles mamarem para eles já não terem fome e já não quererem todos mamar. E assim, ela sempre os vai limpando. Só que ela fica numa tristeza que só visto. Passa o dia a miar na porta do lugar onde eles estão... Estou mesmo a pensar em secar-lhe o leite, para ver se eles deixam de mamar nela e aquilo cicatriza. Depois poderei até voltar a juntá-los, não sei...

Quanto aos gatinhos, fazem 3 semanas na quinta-feira, devo começar a tentar outras comidas para além do leitinho?
Outra coisa, quanto às necessidades, eles fazem o xixi na camita, tenho de estar sempre a trocar os lençois, é possível começar a ensinar gatinhos tão pequeninos a ir à caixa? E quanto às fezes, não tenho notado que as façam, o que devo fazer?

Xiiiiiiiiii, acho que são perguntas a mais :oops: :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 03, 2005 6:22 pm

Com essa idade, se já estão a urinar por eles, uma vez que diz que fazem na caminha, deduzo que estão a urinar sem terem de ser estimulados..certo? Portanto já os pode ensinar a irem à caixinha do areão, só que tem de ser uma bem baixinha para que possam trepar para lá.

Para defecarem se eles ainda não defecam por eles, tem mesmo e já, estimulá-los para largarem as fezes.

Mais detalhes em : http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... b833aaad33

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano

quarta mai 04, 2005 11:56 am

Tem que fazer um "parque para os gatinhos", coloca o areão numa caixinha mais pequenina, água e comida. Eu tenho umas tábuas unidas com dobradiças que abrem em forma de harmónio. Deve também por ração seca molhada. Deve por volta das 3 semanas/ 1 mês começar a dar ração na boca para eles sentirem o sabor e, um pratinho com leite, depois eles começam a ir por eles á comida, água e areão e, a mãe gata ensina-lhes. Se fizer este espaço limitado eles nunca irão fazer fora.
Eu daria também aos gatinho as vitaminas feloviteII e estaria sempre muito atenta para ver se não entram em desnutrição.
De manhã e á noite daria uma papa um pouco líquida com a ração baby cat da royal canin esmagada num coador, para os grumos não emperrarem a seringa juntaria vitaminas e leite e daria á boca.
Eles são desmamados por volta das 3 semanas por isso o pior já passou.
Se a gata fosse minha, não a afastava dos bébés, mas tratava as mamas e tapava-as com um penso até estarem melhores, isso disse-se o vet o que disse-se, pois os bébés precisam da mãe e ela deles. Pois já comecei a perceber quando dão a sua opinião baseados no bom senso e aí eu também tenho o meu, ou quando o saber é de ordem científica e aí cumpro á regra.
Leia o artigo que a Leo lhe enviou pois está muito bem feito e diz tudo o que é essencial para quem não tem muita experiência com estas situações.
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

quarta mai 04, 2005 3:45 pm

olá!

so uma pergunta, um bocadinho fora do contexto, mas como falou de vitaminas....

fui ontem buscar dois gatinhos, com pouco mais de um mês, que abandonaram e na loja de animais onde eu costumo ir adoptaram-nos.

a vet, que segue os bichinhos da loja, aconselhou a dar por enquanto ração humedecida e com umas gotinhas de vitaminas Protovit!

eu sei que essas vitaminas para pessoas são boas...... mas para gatos? :o já dei vitaminas a outros gatos mas não eram destas!

mas como foi a vet que aconselhou, acho que ela deve saber o que faz!

o que acham?

obrigada!
uaimori
Membro Veterano

quarta mai 04, 2005 4:02 pm

olhe Joana se a vet aconselhou quem sou eu para a desdizer? Parece-me que essas eram vitaminas que antigamente davam alguns criadores, mas eu sinceramente não conheço. Também optei por outras que me satisfizeram.
Não sei se conhecem o Nutriplus-gel, esse é muito importante, pois, se um gato deixar de comer é quase um substituto da ração.
A minha vet gosta muito da felovite II e eu também, é própria para gatos e tem taurina, um aminoácido que é necessário ao músculo cardiaco.
É essencial supervisionar, ... mesmo,... se os bébés ficam de barriguinha cheia, pois muitas vezes têm preguiça de mastigar e podem ficar desidratados. Pelo menos nos persas é assim que acontece, especialmente quando são muito tipados, têm dificuldade de agarrar a comida e deixam-na cair da boca, e, depois fartam-se. Tantas vezes que depois de os ver ir embora, agarrei na ração e lhes dei biscoito a biscoito á boca e ainda se fartaram de comer,... e com vontade.
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

quarta mai 04, 2005 4:56 pm

eles tem bebido agua e têm comido bem (acho eu)!

hoje de manha fui eu que lhes dei comida, comeram um pires de café de biscoitos humedecidos e com protovit.

á hora de almoço comeram um bocadinho, mas como eles ficam com a ração durante o dia vão comendo!

já estão muito mais espertinhos do que ontem quando os trouxe!

já agora, um dos gatinhos é de cor tipo siamês, e volta e meia tem uma ramelita, eu limpo com soro e sai bem. mas as vezes tem o pelo colado ao pé do olho, eu lavo com soro, mas não consigo tirar aquelas ramelas mais escuras,que já parecem estar secas.
como é que as posso tirar sem massacrar o gatinho?

obrigada!
Responder

Voltar para “Gatos”