Dirofilariose - verme do coração

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Nikasj
Membro
Registado: quarta mar 02, 2005 12:23 pm

segunda mai 09, 2005 6:59 pm

Boas tardes,

Lembrei-me de um tema, que ainda não vi ser muito falado aqui (posso estar errada, e se assim for peço desculpa a quem já se lembrou do mesmo). O assunto é a Dirofilariose, ou como é mais conhecido - verme do coração.

Quem me chamou a atenção foi a veterinária das minhas meninas. Este parasita ataca o coração,e só é detectado quando a doença já está bastante avançada. O parasita é transmitido por um insecto, e é bastante comum em locais onde haja águas paradas....

Existe uma vacina e tratamento, mas o ideal é a prevenção. As minhas meninas vão ser vacinadas, agora, pois o tempo está a aquecer e com isso os mosquitos "andam que nem loucos", principalmente porque onde moro existe uma ribeira.

Falem com os veterinários, e perguntem-lhes a opinião.
Deixo aqui um excerto de um artigo, e peço a quem conheça casos ou saiba mais informações para partilhar...

http://www.hospvetprincipal.pt/dirofila.htm

Os cães, como outros animais, são infectados por parasitas que causam doenças debilitantes. Estes parasitas podem instalar-se em vários órgãos, porém os mais comuns são os vermes gastrointestinais e o verme do coração (vulgo Dirofilariose ).

A Dirofilariose é provocada por um parasita, a Dirofilaria Immitis, precisamente por sua forma larvar que penetra no organismo do cão quando este é picado por mosquitos que já picaram um cão infectado. Após cerca de 90 a 100 dias da infecção, a larva desenvolve-se e aloja-se na região entre o átrio direito e a veia cava do coração.No estado adulto, o parasita alcança cerca de 30 cm de tamanho e, após 7 a 8 meses da infecção, já podemos encontrar microfilárias a circular no sangue.

Sintomas

Os principais sintomas do cão com Dirofilariose são: tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua, intolerância ao exercício e, quando a insuficiência cardíaca já se instalou, pode ocorrer falência do fígado e dos rins, podendo surgir aumento de volume abdominal e líquido nos pulmões. A tosse geralmente é crónica.

Diagnóstico

O diagnóstico feito pelo médico veterinário é baseado nas informações obtidas junto ao proprietário, no exame clínico e nos exames complementares que detectam a presença de microfilárias no sangue e de anticorpos, na radiografia do tórax, no eletrocardiograma e no ecocardiograma, além de exames para avaliação da função dos rins e fígado nos estágios mais avançados da doença.
É importantíssimo salientar que o diagnóstico pode e deve ser feito com precisão e, uma vez o cão apresentando a doença, as formas de tratamento devem ser expostas para o proprietário para que seja realizado. O tratamento pode ser dirigido à extinção dos vermes adultos (tratamento adulticida) e/ou das microfilárias (tratamento microfilaricida), associado ao tratamento sintomático da insuficiência cardíaca.

Mais importante que termos conhecimento de que existe tratamento para a doença e que ele deve ser feito, é sabermos que a única forma de evitarmos a doença é prevenindo-a, através do uso de medicamentos que podem ser administrados mensalmente pelo proprietário, conforme a orientação de seu médico veterinário.
Para finalizar, podemos dizer que a melhor forma de tratar a Dirofilariose Canina é através da prevenção:zonas de águas paradas são favoráveis à proliferação dos mosquitos vectores.A zona do Vale do tejo é uma região endémica

Beijocas,

CatarinaJ
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

terça mai 10, 2005 8:17 am

A minha cadela quando tinha 6 meses e foi ao vet para umas vacinas foi-lhe retirado um pouco de sangue para ver se tinha esta doença. Era apenas por precaução disse o vet., uma vez que resido junto à ria formosa.
Agora toma um comprimido em forma de osso (parece 1 guloseima) 1 vez por mês.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta mai 20, 2005 1:39 pm

Boa tarde,

peguei neste tema de novo, porque além de ser importante, encontrei cá em casa aqueles folhetos q vemos nos vets, mas que n damos muita importância. No entanto, aqui temos oportunidade de os ler com mais calma, acho eu.

Não irei acrescentar nada de novo, em relação ao que aqui foi dito, só que de outro modo.
Dividi-os em duas partes, a 1ª refere-se ao comprimido mensal:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 20, 2005 1:44 pm

A 2ª é o novo método, a injecção anual:

Imagem

Imagem

Como é o tipo de assunto, em que não tenho nenhuma experiência, e ainda bem, prefiro deixar para quem sabe.

Cumprimentos,
mjluna
Membro
Registado: sexta mar 18, 2005 11:44 am

segunda mai 23, 2005 1:31 pm

oi!
eu falei sobre essa doença ao vet mas ele só disse pra por frontline combo, não me falou de nenhum comprimido! deve mesmo dar-se ou é verdade q o frontline chega pra prevenir?
devo da-lo á minha cadelinha com 4 meses e meio?
todos dao aos vossos amiginhos?

bjokas
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 23, 2005 1:40 pm

mjluna Escreveu: eu falei sobre essa doença ao vet mas ele só disse pra por frontline combo, não me falou de nenhum comprimido! deve mesmo dar-se ou é verdade q o frontline chega pra prevenir?
devo da-lo á minha cadelinha com 4 meses e meio?
todos dao aos vossos amiginhos?
Boa tarde,

o frontline nada tem a ver com esta doença. Porque ela é transmitida pela picada de um mosquito. O Pulvex e o Advantix, ajudam na prevenção da picada do mosquito, mas o Frontline não, quer a fórmula antiga, quer o Combo (que foi lançado o ano passado).

A minha opinião, seria insistir com o vet, uma vez que eu não tenho a certeza, de qual a idade, a partir da qual se pode tomar os comprimidos (que são mensais), ou tomar a injecção (que é anual). A minha dúvida é mesmo a idade.

Nota: Falei com algumas pessoas, que deram a injecção aos seus cães (os vets, claro), e transmitiram-me que por vezes ocorrem efeitos secundários, tais como diarreia. Não é q seja grave, é só para estarem atentos, e não se alarmarem, já que é uma consequência aparentemente normal.

Imagem

Imagem

Imagem

Como tenho os 3 cá em casa, tirei umas fotos para poderem ler a embalagem, e confirmarem para que é que cada um serve.

Cumprimentos.
mjluna
Membro
Registado: sexta mar 18, 2005 11:44 am

terça mai 24, 2005 8:31 am

obrigado golden, como sempre muito empenhada em ajudar :)

acho que vou comprar advantix e logo que possa vou ao vet perguntar apartir de q idade pode tomar o comprimido, já agora como se chama esse comprimido? há mais que uma marca?

bjokas
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

terça mai 24, 2005 10:06 am

como referi num topico acima, a idade para despitagem da doença é aos 6 meses.

Procedimentos feitos na minha cadela:

1 - Retirou-se um pouco de sangue para amostra
2 - Esperei 10-15 mins
3 - Veio o resultado: tudo certo :D
4 - foi-lhe receitado HEARTGARD 30 Plus (uns comprimidos em forma de ossinho)
5 - Dou-lhe os comprimidos todos os meses.

Junto um link para melhor conhecerem o produto:

http://www.infarmed.pt/pt/medicamentos ... -10820.pdf

Ainda segundo o vet, deve ser administrado a quem vive junto a rios, mar, lagoas, sitios onde exista água e onde é maior a probabilidade de apanhar estes mosquitos . :evil:
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”