Boas!
Tenho 2 Dogues Alemães da mesma ninhada, um macho e uma fêmea com 7 meses. E ainda há mais um cão pequeno, aí com uns 8 kilos a andar cá por casa que pertence aos empregados da quinta que também cá vivem.
Acontece que dá-me ideia que a cadela está quase a entrar no 1º cio. Por isso vou deixar um deles separado do outro num jardim grande, enquanto que o outro continuará a andar livre pela quinta. O problema é que o que servirará de separador é uma rede que deixa passar animais pequenos.
A minha pergunta é a seguinte:
Devo-me preocupar com um cão adulto, que pesará aí uns 8 kilos, visto que a minha cadela pesa 40kilos e ainda tem 7 meses?
Sabem-me dizer quais os sintomas mais evidentes de quando uma cadela entra em cio? Qual a duração? Quanto tempo mais ou menos a devo deixar isolada?
Obrigado desde já pelas respostas!
Abraços,
Luís Caetano
Cio...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Todo e qualquer macho pode fertilizar uma cadela.O ciclo do cio das fêmeas é semestral. Algumas fêmeas têm ciclo quadrimestral, porém um, alternadamente, é falso. Assim, na realidade, esse cio tem um ciclo de oito em oito meses.
O tempo de duração do cio é de duas semanas, assim descrito:
dez dias de sangramento, três a quatro dias de período fértil, sendo que os dias melhores são os 11º e o 12º para o acasalamento.
Às vezes, o sangramento pode ir até 21 dias.
Em especial quando a cadela entra no período em que ela também quer ter relações...
Deve pois separar a sua cadela dos 2 machos durante todo o cio.
Isto porque sei de algumas (incluindo a minha) que engravidaram fora dos tais 3 a 4 dias de período fértil (dentro do sangramento, no meu caso).
Assim eu opto por manter a minha cadela recolhida durante 21 dias após o começo do sangramento.
Este é o primeiro e mais evidente sinal do cio - as cadelas começam a largar sangue.
Também a área vaginal incha.
No 1º cio o sangramento é mais abundante que nos seguintes.
Veja este link, que tem informação mais científica
http://www.vetpermutadora.pt/caes_cuida ... produtivos
Se não tem interesse em procriar a sua cadela, deve ponderar mandar esterilizá-la.
Se têm nunca permita que ela fique grávida no 1º cio.
É perigoso para ela e para os cachorros.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
- Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes
Tenha muito cuidado durante o período de cio, é que os cães grandes e pequenos arrajam estratagemas que nem imagina, para chegarem às cadelas. Certifique-se de que não conseguem passar a rede, e lembre-se que os cães até parece que diminuem de tamanho só para passar os buracos que conduzem às cadelas com cio.
Aisd: Muito esclarecedora, obrigado.
Marciamachado: Parece-me então que vou ter de arranjar uma vedação melhor, pois a que tenho deixa passar cães pequenos.
A cadela ainda não começou a sangrar, mas deve estar prestes a isso!
Obrigado pelas respostas!
1 abraço!
Luís Caetano
Marciamachado: Parece-me então que vou ter de arranjar uma vedação melhor, pois a que tenho deixa passar cães pequenos.
A cadela ainda não começou a sangrar, mas deve estar prestes a isso!
Obrigado pelas respostas!
1 abraço!
Luís Caetano