Calcigénol

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Filipe_l
Membro
Registado: domingo jan 13, 2002 5:06 pm

quinta jun 02, 2005 7:30 pm

Com que regularidade se deve dar calcigénol ao cachorro e até que idade?
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 06, 2005 7:59 am

Qual a ração que está a dar e com que frequência ?
Para que efeito está ministrando o calcigenol ?
- para fortalecer genericamente o cachorro ?
- para ajudar a superar uma situação de carência (se sim, causada porque patologia)?
- para ajudar a "levantar orelhas" amputadas ?
- porque alguém lhe disse que não fazia mal nenhum dar um "apport" de vitaminas e sais minerais ?

Repare que antes de darmos uma dica seria importante saber mais (e examinar) o cachorro. Alguns problemas de desenvolvimento desta raça (e de outras) podem ser agravados se ministrarmos vitaminas em dosagem não adaptada ao peso e saúde do cachorro.
E mais tarde poderia arrepender-se de algo que decorre da sua vontade em proporcionar o melhor para o seu pirralho.
Como o fórum não existe para substituir a orientação veterinária, ok ?? ;) vou dar-lhe o melhor conselho nesta situação (penso eu de que ...)
pergunte ao seu vet .

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Filipe_l
Membro

segunda jun 06, 2005 10:42 am

Estou a dar CIBAU 3/4 vezes ao dia.E quero administrar o calcigénol como suplemento générico de fortalecimento segundo indicações do criador e do vet.Apenas quero saber mais opiniões da dosagem.Isso sim é uma resposta a uma pergunta Lindalba.
LindAlba
Membro Veterano

segunda jun 06, 2005 12:07 pm

Como está seguindo conselhos do criador e de um vet, não pretendo imiscuir-me relativamente ao suplemento vitamínico-mineral.
Em termos de dosagem, como se trata de uma suspensão oral na maior parte das situações a posologia genérica recomendada ronda 2 tomas diárias de 1 a 1,5cc/10kgs (se a memória não me falha). Mas deverá ser adaptada ou mesmo suspensa se ocorrerem perturbações gástricas (diarreias).

Não seria de considerar, pelo menos até à conclusão da mais importante fase de crescimento do seu cachorro uma ração de melhor qualidade e adaptada à idade – inicialmente “puppy” e depois “júnior” ?

Tenha em atenção que uma boa alimentação pode evitar despesas suplementares com complementos e , p.f. tenha em atenção que há riscos relacionados com excessos. Veja os seguintes artigos.

HIPERVITAMINOSES E DISPLASIA DA ANCA

Um excesso de alimentação, ligado, geralmente, à alimentação "ad libitum" influencia a velocidade de crescimento do animal.
Um animal jovem, com uma arquitectura óssea ainda não compacta, que tem de suportar um peso excessivo poderá estar disposto a desenvolver Displasia da Anca.
A sobrealimentação com dietas de elevado teor energético cálcio, vitaminas, etc. devem ser evitadas sobretudo na idade máxima de crescimento, entre os 3 e os 8 meses de idade.

CÁLCIO E VITAMINAS PARA OS OSSOS DE CÃES DE RAÇA GRANDE

É crença geral que administrar doses generosas de cálcio promove o bom crescimento ósseo e faz os cães crescer. Isto não é totalmente verdade. Sabe-se que a carência de cálcio, fósforo e vitamina D3 são responsáveis por problemas de crescimento mas o EXCESSO É PREJUDICIAL.

Esta prática promove problemas ósseos tais como a displasia da anca ou do cotovelo, osteocondrite dissecans entre outros. Estudos feitos nos EUA comprovaram que este tipo de suplemento pode inclusive deformar os ossos a nível das articulações durante o crescimento, e pode mesmo parar o crescimento do cão por ossificação precoce das cartilagens de conjugação.

Por outro lado os tecidos moles também podem ossificar (não é invulgar o excesso de cálcio acumular-se na camada interna dos vasos sanguíneos endurecendo-os!). O excesso de vit. D3 provoca anorexia e outros problemas.

Aconselhe-se com o seu veterinário.
Você sair-se-á bem se o seu animal comer uma ração equilibrada para raças grandes (e já existem algumas boas marcas no mercado, disponíveis através dos veterinários e lojas de animais – não hipermercados) sem suplementos nenhuns.
Filipe_l
Membro

segunda jun 06, 2005 12:16 pm

Esqueci-me de mencionar que a ração apesar de ser da CIBAU é CIBAU puppy.Fiquei esclarecido.Obrigado.Já agora,qual a ração que dá aos seus
?
LindAlba
Membro Veterano

segunda jun 06, 2005 12:52 pm

Papa de desmame : Royal Canin
Puppy : Royal Canin
Junior / Adulto : Proplan
Sénior : Hills

(mas tenho um fornecedor em Espanha, com preços de criador muito competitivos)
Responder

Voltar para “Boxer”