O meu Tomé fez há cerca de um mês o teste da leishmaniose no veterinário (um kit próprio onde foi feita a análise do sangue e esperámos cerca de 5 minutos para ver o resultado).
Foi negativo e fiquei descansada.
No entanto, recebi hoje a newsletter do hospital veterinário do Porto onde tinha uma referência à doença. Neste artigo referem-se vários dos sintomas bem como o facto de um resultado negativo não significar propriamente a ausência da doença.
O Tomé está óptimo de saúde, no entanto sempre tive um grande receio dado que habito numa zona com muitos mosquitos.
A análise à medula será um meio de rastreio mais aconselhável nestas situações?
É que ele sofre, já há bastante tempo, de um dos sintomas- seborreia seca. Nunca liguei muito a isso, nem o veterinário, mas agora fiquei deveras preocupada com os alertas que li.
Poderão dar-me algumas "luzes" sobre este assunto?
Obrigada.
Teresa
Dúvida- Leishmaniose
Moderador: mcerqueira
Se o teste deu negativo deve estar um pk mais descansada. Não querendo alarma-la há animais que são portadores da doença e em toda a vida nunca manifestão sintomas. ou então só manifestão muito mais tarde. O meu cão tem Leishmaniose e foi infectado à cerca de um mês e manifestão agora sintomas. Mas os exames que ele fez foram muitos e alguns demoraram 2 dias a saber os resultados. E foram super caros
Não sei como em 5 minutos o seu veterinário consegui ver que não tinha Leishmaniose.
Se quer um conselho já que mora numa zona com mosquitos use Pulvex no seu cão dizem que faz efeito para afastar os mosquitos. E não passei com ele ao pé de lagos ou riachos de manhã e ao anoitecer.
Na praia pode passear com ele à vontade que o mosquito não vai para lá.
Espero ter ajudado mas para ficar mais descansada nada como pedir a opinião a outro veterinário.

Não sei como em 5 minutos o seu veterinário consegui ver que não tinha Leishmaniose.
Se quer um conselho já que mora numa zona com mosquitos use Pulvex no seu cão dizem que faz efeito para afastar os mosquitos. E não passei com ele ao pé de lagos ou riachos de manhã e ao anoitecer.
Na praia pode passear com ele à vontade que o mosquito não vai para lá.
Espero ter ajudado mas para ficar mais descansada nada como pedir a opinião a outro veterinário.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Tenha calma, não faça testes desnecessários, em vez disso proteja o seu cão com Advantix e Scalibor, e evite tê-lo na rua nos horários onde proliferam os mosquitos, vai ver que não tem nada.
Essa seborei-a pode ser provinda de fungos ou alergias a ácaros por exemplo, peça ao veterinário um bom champô.
Essa seborei-a pode ser provinda de fungos ou alergias a ácaros por exemplo, peça ao veterinário um bom champô.
Penso que a calma é fundamental pois apesar das dores de cabeça que poderá provocar este " mosquito - gostava de saber para que é que ele serve
), não podemos andar em constante sobressalto.
O importante é tentarmos prevenir da melhor forma possível ( penso que o melhor ainda é a coleira Scalibor em conjunto com as pipetas Advantix ), evitar os passeios referidos em locais e horários de risco, monitorizar naturalmente o nosso companheiro, bater várias vezes na madeira quando se pensa neste assunto e fazer votos que a famosa vacina chegue de uma vez por todas ao n/país ( apesar desta não ser 100% infalível - como tudo na vida ).
Este ano vou para próximo de Portalegre nas férias com ( óbviamente ) o meu Bowie e irei com cerca de uma semana e meia de antecedência aplicar o acima referido e esperar que tudo corra bem e que ambos tenhamos as férias merecidas.
A Leishmaniose é preocupante mas não podemos deixar que esta ofusque a positividade que um dono zeloso deve cultivar.
Saudações Foristas,
Pmmp & Bowie

O importante é tentarmos prevenir da melhor forma possível ( penso que o melhor ainda é a coleira Scalibor em conjunto com as pipetas Advantix ), evitar os passeios referidos em locais e horários de risco, monitorizar naturalmente o nosso companheiro, bater várias vezes na madeira quando se pensa neste assunto e fazer votos que a famosa vacina chegue de uma vez por todas ao n/país ( apesar desta não ser 100% infalível - como tudo na vida ).
Este ano vou para próximo de Portalegre nas férias com ( óbviamente ) o meu Bowie e irei com cerca de uma semana e meia de antecedência aplicar o acima referido e esperar que tudo corra bem e que ambos tenhamos as férias merecidas.
A Leishmaniose é preocupante mas não podemos deixar que esta ofusque a positividade que um dono zeloso deve cultivar.
Saudações Foristas,
Pmmp & Bowie
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
POis... e depois de vermos nos foruns e nos vets tantos casos de Leishmaniose também nos pode tocar a um animal nosso e foi o que aconteceu cá em casa
O meu cão começou a coxear d euma pata, depois da pata do memso lado de tras, quase nem podia andar o pobre. Ainda pensei que tivesse escorregado no quintal molhado e se aleijado. mas depois ja´era aoutra pata da frente. Não era nada normal. Fez os testes e ... Leishamniose, com muitas leishmanias. Uma coisa que não tinah reparado poir ele é cruzado de malamute com husky e tem um pelo enorme, era que tinha uma caspa em algumas zonas. A começar porque nunca tinha reparado.
O cão vio cá para acsa há pouco mais de um ano e provavelmente terá sido antes de vir que apanhou, pois aqui andou quase sempre com a Scalibor.
Chorei baba e ranho no proprio dia, ams depois acalmei quando o vi melhorar de dia para dia so com os comprimidos, pois não pode levar a injecçoes enquanto estiver a tomar o antibiotico para a Erekniose, que também acusou
Passado pouco tempo deixou de coxear e ficou sem caspa. Começou a correr como antes e anda todo feliz
E isto sem as injecções. talvez nem sejam precisas. O vet admirou-se ele deixar de coxear e ficar sem a caspa tão depressa já que nem injecções levou
Fez novas análises, de controle, passado um mês, mas ainda não sei o resultado.
Prevenção: Scalibor
A protecção do advantix para os mosquitos só dura 15 dias, quer dizer, que a cada 15 dias se tem que colocar uma pipeta. Eu pensei que fosse mais tempo, ams o vet diz que todas as pessoas pensam, mas não é assim. Ainda não me dei ao trabalho de ler as letras piquenas, mas ele diz que no papel diz que é so 15 dias
Há uma planta que não temos cá em POrtugal, a Citronela de Java, que plantada no quintal afasta os mosquitos.

O meu cão começou a coxear d euma pata, depois da pata do memso lado de tras, quase nem podia andar o pobre. Ainda pensei que tivesse escorregado no quintal molhado e se aleijado. mas depois ja´era aoutra pata da frente. Não era nada normal. Fez os testes e ... Leishamniose, com muitas leishmanias. Uma coisa que não tinah reparado poir ele é cruzado de malamute com husky e tem um pelo enorme, era que tinha uma caspa em algumas zonas. A começar porque nunca tinha reparado.
O cão vio cá para acsa há pouco mais de um ano e provavelmente terá sido antes de vir que apanhou, pois aqui andou quase sempre com a Scalibor.
Chorei baba e ranho no proprio dia, ams depois acalmei quando o vi melhorar de dia para dia so com os comprimidos, pois não pode levar a injecçoes enquanto estiver a tomar o antibiotico para a Erekniose, que também acusou

Passado pouco tempo deixou de coxear e ficou sem caspa. Começou a correr como antes e anda todo feliz

Fez novas análises, de controle, passado um mês, mas ainda não sei o resultado.
Prevenção: Scalibor
A protecção do advantix para os mosquitos só dura 15 dias, quer dizer, que a cada 15 dias se tem que colocar uma pipeta. Eu pensei que fosse mais tempo, ams o vet diz que todas as pessoas pensam, mas não é assim. Ainda não me dei ao trabalho de ler as letras piquenas, mas ele diz que no papel diz que é so 15 dias

Há uma planta que não temos cá em POrtugal, a Citronela de Java, que plantada no quintal afasta os mosquitos.
Li num outro forum que iam começar testes clinicos de uma vacina para esta doença no mês de Novembro (como os testes vão decorrer em Espanha, será uma versão para a Europa).
No entanto, mesmo que os resultados sejam positivos, não sei quanto tempo levará até que seja comercializada.
PS: Estou a fiar-me na palavra do forista em questão: Já lhe pedi para que me indicasse de onde retirou a informação, mas como foi à pouco tempo ainda não obtive resposta. Vamos rezar para que seja verdade.
No entanto, mesmo que os resultados sejam positivos, não sei quanto tempo levará até que seja comercializada.
PS: Estou a fiar-me na palavra do forista em questão: Já lhe pedi para que me indicasse de onde retirou a informação, mas como foi à pouco tempo ainda não obtive resposta. Vamos rezar para que seja verdade.
-
- Membro
- Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am
Eu moro numa zona com muitos mosquitos devido ao arrozal que esta plantado aqui perto, por isso a vet receitou-me uns comprimidos enormes que ele adora roer, que dou 1 todos os meses.
Mellkart
uma pessoa nunca sabe ás quantas anda"
pois era a ideia que eu tinha até ao dia em que uma vet me disse que era justamente na praia que se podia apanhar, até pq o mosquito vive muito bem na areiaNa praia pode passear com ele à vontade que o mosquito não vai para lá.

uma pessoa nunca sabe ás quantas anda"

Curioso a mim o veterinário disse-me exactamente o contrário.
Que eles gostam de água mas é mais ao pé de riachos,rios, lagoas etc.
Onde houver muita vegetação. E como também li exactamente o mesmo num panfleto sobre a doença pensei que na praia se podia levar os cães.
Valha-me Deus não estamos sossegados em lado nenhum. Vamos ver se a vacina chega depressa.
Que eles gostam de água mas é mais ao pé de riachos,rios, lagoas etc.
Onde houver muita vegetação. E como também li exactamente o mesmo num panfleto sobre a doença pensei que na praia se podia levar os cães.
Valha-me Deus não estamos sossegados em lado nenhum. Vamos ver se a vacina chega depressa.

-
- Membro
- Registado: terça nov 25, 2003 12:45 pm
- Localização: Bulky(boxer); Spock(dobermann) e Pipinha(chinchila)
Boa tarde!
Maria Sofia esses comprimidos que fala devem ser o Heartgard que são administrados para a prevenção da dirofilariose e não para a leishmaniose.
Para a leishmaniose o que uso é o pulvex e a coleira scalibor.
Tenho dois canitos (bem gandes
) e um deles tem a leishmaniose...portanto espero não ter que passar pelo mesmo com o outro.
Mais vale prevenir
Cumprimentos,
Filipa Carronda
Maria Sofia esses comprimidos que fala devem ser o Heartgard que são administrados para a prevenção da dirofilariose e não para a leishmaniose.
Para a leishmaniose o que uso é o pulvex e a coleira scalibor.
Tenho dois canitos (bem gandes

Mais vale prevenir

Cumprimentos,
Filipa Carronda