O meu coelho não come a pedra para os dentes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
koelho
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2004 8:34 pm

segunda ago 15, 2005 8:51 am

Assim que entramos na época do verão o meu coelho deixou de comer a pedra para os dentes, em alternativa dei-lhe madeira não tratada. Ao principio ainda roeu um bocado mas depois nunca mais lhe tocou, já tentei obriga-lo a roer tanto a pedra como a madeira mas ele só quer coçar o pescoço.

Alguém tem alguma ideia de como fazer ele roer a pedra ou a madeira? É que se não os dentes começam a crescer e depois têm que ser cortados, coisa que eu não gostava, nem ele.

Desde já obrigado
susy21
Membro Júnior
Registado: segunda jun 20, 2005 12:58 pm
Localização: 1 coelha - Pantufa, 3 periquitos e peixes de água doce
Contacto:

segunda ago 15, 2005 11:40 am

Oi! Ja experimentou trocar de pedra? Ou entao compre daquelas barritas compridas, sabe quais sao? Assim tb desgasta um pouco os dentes, a minha coelha tem uma barrita e vai-se entretendo pq aquilo tb é um pouco rijo. A minha pedra é em formato de banana, a primeira pedra q comprei era um morango mas ela não gostou lá mto demorou um mês para roer aquilo dp la começou a roer e no espaço de dois dias roeu o morango todo, dp optei por comprar uma pedra em formato de banana, ja a comprei à uns dias e ela ao principio nao a roia, agora ja pouco tem. Mas o melhor é experimentar comprar outra pedra e uma barrita.
Não deve ser caso para se preocupar por enquanto.
Espero ter ajudado de alguma maneira...
willelmina
Membro Veterano
Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm

segunda ago 15, 2005 6:58 pm

Nos coelhos não sei, mas nos porquinhos-da-índia o feno é usado também para isso. Os meu porquinhos não ligam muito às pedras nem à madeira, mas o feno compensa! Boa sorte ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda ago 15, 2005 10:17 pm

Não o feno só por si não basta, a pedra, quando o coelho (macho principalmente) atinge os 2 anos é quase que essencial. O meu como tem mau temperamento, é só chegar lhe a pedra à frente do focinho, que ele fica furioso e rói a pedra só para a destruir... :lol:
Não sei se isso resulta com o seu, mas insista nele ;)
koelho
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2004 8:34 pm

terça ago 16, 2005 9:06 am

Obrigado susy21, willelmina e leoa_nova_ pelas respostas, mas já resolvi o meu problema.

Como a gaiola do meu coelho é muito grande, tem 1 metro, pus um banco pequeno lá dentro e prendi a madeira no cimo da gaiola ele assim só tem que subir para o banco e roer, parece que ele assim já gosta mais.

PS: Já agora sabem se existe á venda gaiolas de 1,30m para coelhos, ou tem de ser por encomenda?
susy21
Membro Júnior
Registado: segunda jun 20, 2005 12:58 pm
Localização: 1 coelha - Pantufa, 3 periquitos e peixes de água doce
Contacto:

segunda ago 22, 2005 9:13 am

Pois, ainda bem q já resolveu o problema, às vezes é preciso mudar-lhes o esquema para eles se interessarem. Gostam de investigar.... ;)
Quanto às gaiolas desse tamanho, ainda não vi com 1,30... Possivelmente deve ser só por encomenda. O máximo q vi foi de 1m não mais q isso!! Mas é questão de perguntar numa loja de animais q lá eles saberão lhe dizer!!
Witch
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 8:52 am

terça ago 23, 2005 9:38 pm

Olá.
O meu coelho tem esse problema. Como não rói absolutamente nada (nem quando está solto pela casa, nem pedras, nem nada!), e como ainda por cima tem os dentes um pouco tortos (o que dificulta mais a erosão que deveria existir ao baterem uns nos outros), ao princípio íamos à veterinária para ela cortar o dente.
Depois, ela ensinou-nos, comprámos o alicate próprio e cortamos cá em casa mesmo.
Ela também me disse que se pode fazer uma operação e retirar os dentes da frente, já que eles comem/mastigam com os de trás e os da frente acabam por não fazer muita falta.
Adriana
Responder

Voltar para “Exóticos”