Várias dúvidas sobre tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Speedy78
Registado: sexta set 09, 2005 9:54 am

sexta set 09, 2005 10:14 am

Olá a todos!

Tenho vindo ao fórum todos os dias porque adquiri recentemente uma tartaruga e tenho lido informações muito úteis.
O facto é que a ignorância faz muito mal ao animais e como muita gente faz, comprei a tartaruga e um daqueles famosos aquários de plástico com a palmeirinha. Achei que a pobre Speedy tinha pouca agua e pouco espaço para se mexer e decidi investigar ( pecado meu, porque as investigações devem fazer-se antes de adquirir um animal! ).
Resumindo, tenho lido muito nos últimos dias e já adquiri uma tartarugueira da aquapor, filtro, termómetro e termostato.
Seguem as dúvidas:

1ª Numa loja de animais vi umas lâmpadas UV ( reptisun ). Depois do que li aqui decidi adquirir uma. Na dita loja o empregado disse que não vale a pena uma lâmpada UV para tartarugas porque mesmo que apanhem pouco sol ficam debaixo de água... fiquei estupefacta e confusa. Em que é que ficamos?

2ª Há algum inconveniente em soltar uma tartaruga no chão? Pensei fazer um pequeno lago com terrário na minha varanda ( grande ) e colocá-la lá durante o verão. Se houver uma rampa que lhe permita circular na varanda há problema? Li que o sistema respiratório delas é muito frágil e na varanda sempre há pó no chão.

3ª Uso água canalizada para encher o aquário. Apesar de me parecer fria o termometro que comprei marca 26 graus sem o termostato ligado. Neste caso será necessário apenas ligar o termostato quando o tempo arrefecer? ( a tartaruga é bebé e li algures que não deve hibernar... )

4ª Caso seja mesmo para colocar lampada UV, devo colocar qualquer outra para aquecer?

5ª Um bom veterinário de répteis na margem sul ( só para o caso... ).

Acho que chega... desculpem o testamento!
ivaladares
Membro
Registado: segunda ago 08, 2005 11:06 pm

sexta set 09, 2005 10:41 am

assim muito rapidamente, podes fazer um "search" neste forum sobre tartarugas. vais encontrar toda a informação necessária e resposta às tuas perguntas.

veterinário, posso te aconcelhar os do jardim zoológico em lisboa, mas carece de confirmação. ouvi falar que davam consultas a particulares. mas tem qu ser confirmado.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta set 09, 2005 10:55 am

Oi :)

Tal como disseste, devemos informar-nos o mais possível antes de adquirir os animais; mas o que é certo é que isso nem sempre acontece e por vezes até somos mal informados - nas lojas por exemplo- importa sim é que agora te estás a elucidar quanto a tartarugas e até já corrigiste o erro do aquário da palmeirinha por isso os meus parabéns :D
Tentando ajudar às tuas perguntas...

1º As tartarugas gostam de Sol. As tartarugas precisam do Sol por causa da vitamina D. Ponto acente. Na falta do sol,as lâmpadas UV são necessárias, e tb porque agora no inverno não se vão por as tartarugas a apanhar sol directo por causa das diferenças de temperatura portanto as lâmpadas dão jeito!!!
Agora que eu tenho lido aqui na arca alguns foristas a queixarem-se que as suas tartarugas não gostam de sol, isso tb é verdade. Eu disso não me queixo. Acredito que nesses casos não será bem assim, enquanto pequenas gostam muito de se esconder mas de certo que nalgum momento apanham as UV.

2º As tartarugas enfiam-se nos cantos mais impensáveis, soltá-la no chão :? :? Quanto ao fazeres um lago para ela, primeiro deixa-a crescer um pouco, depois o ideal era ela ter uma parte seca que fosse vedada e não deixá-la andar pela varanda toda, assim evita-se acidentes e ela tb se sentirá mais segura na sua "casa de Verão". Elas são um pouco tímidas e estão sempre a fugir por isso o melhor é um cantinho só para ela :D mas na altura volta a falar nisso que de certeza que aqui na arca te consegues recolher ideias para te ajudar na construção do espaço novo ;)

3º Verifica com certeza se o termostáto funciona. Põe-o ao pé de uma fonte de calor para ver quanto marca

4º Tens de saber tb qual é a temperatura ambiente, para que não existam grandes diferenças com a temperatura da água, mas se a colocares em casa num sítio quentinho talvez não seja necessáro mais uma lâmpada de infravermelhos/aquecimento. Mas isto é a minha opinião.
Creio que tb existem umas lâmpadas com as duas funcionabilidades uva+uvb , mas creio não serem de rosca e um pouco mais caras :? :o

5º o vet vai por PM tá! ;) ;)

Mais qualquer dúvida diz. Tou à disposição :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta set 09, 2005 6:43 pm

Speedy78 Escreveu: 3ª Uso água canalizada para encher o aquário. Apesar de me parecer fria o termometro que comprei marca 26 graus sem o termostato ligado. Neste caso será necessário apenas ligar o termostato quando o tempo arrefecer? ( a tartaruga é bebé e li algures que não deve hibernar... )
O termostato apenas permite que a resistência se ligue quando a temperatura desce para além da temperatura indicada, por isso pode deixá-lo sempre ligado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”