Experiências.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Alcorucen
Membro
Registado: sexta jun 17, 2005 4:53 pm

sexta set 16, 2005 4:01 pm

Boa tarde ao fórum.

Tenho em viveiro um casal de Mandarins, sete Bengalins, dois Javas, um casal de Viúvas de Combassou, Canários de Moçambique e Tecelões. Amigos meus e outros criadores experimentados desanconselharam vivamente esta mistura, devido à agressividade dos Javas e ao habitual monopólio de ninhos por parte dos Bengalins.

Apesar do cepticismo, os Mandarins criaram com a facilidade do costume (já separei as crias) e os Bengalins já têm crias grandinhas.
Quanto aos Javas, têm neste momento uma postura de dez (!!!) ovos (junto foto).

Notei alguma agressividade dos Javas, mas nada de preocupante; talvez com o nascimento das crias ou a saída destas do ninho (caso os ovos estejam fertilizados) se tornem mais violentos, caso isso se confirme, retirarei as outras aves.

Serve isto apenas para mostrar que cada caso é um caso e tudo passa pela adaptação das aves ao habitat que lhes criamos, eu tenho tido sorte quer em gaiolas de criação, quer agora em viveiro.

No próximo ano, espero trabalhar com as Viúvas (tenho que comprar Amarantes) e com os Canários de Moçambique.

Numa próxima oportunidade, colocarei foto dos ninhos construídos pelos Tecelões (extraordinários) - Obrigado Mozungo pela ajuda neste campo.

Um abraço e obrigado.

Imagem
Última edição por Alcorucen em sábado set 17, 2005 5:32 pm, editado 2 vezes no total.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

sexta set 16, 2005 6:11 pm

Só uma pequena questão, como pela foto os ovos parecem não conterem um embrião, é possível que se trate de duas fêmeas de Java?

Pedro Ramalho
Alcorucen
Membro

sábado set 17, 2005 3:58 pm

Pedro21 Escreveu: pela foto os ovos parecem não conterem um embrião
Olá Pedro.

Sim, isso é possível e parece-me que provável. Não consigo sexá-los e testei os ovos do modo mais simplista: mergulhei-os em água.

No entanto, parece-me provável devido há falta de cor que os ovos apresentam. Como posso ter a certeza se os ovos estão ou não fertilizados?

Junto também fotos das duas aves; talvez ajudem.

Cumprimentos.

Imagem

Imagem
Última edição por Alcorucen em sábado set 17, 2005 4:50 pm, editado 1 vez no total.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado set 17, 2005 4:20 pm

olá ;)

Desculpa meter-me, até porque não percebo mto, de aves só tenho piriquitos.

Mas para os ovos, eu costumo vê-los através da luz de uma lanterna, para ver à transparência, depois depende da cor no interior, se tiverem embrião vê-se qualquer coisa + escura, tipo azulada. Pelo menos tem funcionado assim :? Que outros métodos é que utilizam :o ???
Alcorucen
Membro

sábado set 17, 2005 4:47 pm

Nyara Escreveu: costumo vê-los através da luz de uma lanterna, para ver à transparência,
Olá Nyara, benvinda a esta discussão.

Eu usei esse método de contra-luz; só que, comparando com outras ocasiões, não consegui chegar a uma conclusão sólida. O outro sistema que mencionei é ainda mais primário: mergulha-se o ovo em água, se flutuar é porque possui uma pequena câmara de ar devido ao embrião, se ficar no fundo, não está fertilizado.

Resta-me aguardar por comentários de criadores experientes.

Obrigado pela colaboração e cumprimentos.
Pedro21
Membro Veterano
Registado: sábado ago 30, 2003 9:25 pm

sábado set 17, 2005 7:11 pm

Nyara Escreveu: olá ;)

Mas para os ovos, eu costumo vê-los através da luz de uma lanterna, para ver à transparência, depois depende da cor no interior, se tiverem embrião vê-se qualquer coisa + escura, tipo azulada. Pelo menos tem funcionado assim ? Que outros métodos é que utilizam o ???
Ver á transparência, funciona muito bem para ver o desenvolvimento, com 5-6 dias já se consegue ver as veias, no entanto, com mais uns dias é perfeitamente possível ver se o ovo estão ou não a encher pela cor, os ovos cheios são de um branco leite, e apresentam diferenças no aspecto em relação a um não cheio, mas para poder-se acompanhar o desenvolvimento, nada como a transparência.

O método de pô-los em agua, é mais complicado e problemático.

Pedro Ramalho
Alcorucen
Membro

sábado set 17, 2005 7:18 pm

Pedro21 Escreveu: com 5-6 dias já se consegue ver as veias, no entanto, com mais uns dias é perfeitamente possível ver se o ovo estão ou não a encher pela cor,
Olá Pedro.

Através da transparência, consigo observar uma massa de perímetro regular, que pode muito bem ser a gema.

As aves estão a rodar no choco.

Confirmando-se a não fertilização dos ovos, o que aconselhas? Limpeza do ninho e aquisição de dois machos, possivelmente...

Obrigado e cumprimentos.
Última edição por Alcorucen em sábado set 17, 2005 7:41 pm, editado 1 vez no total.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado set 17, 2005 7:39 pm

Muito obrigado aos dois pelo esclarecimento, já aprendi alguma coisa hoje ;) :lol:
gviatl
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2004 11:08 am

sábado set 17, 2005 10:44 pm

Boas , Desculpe meter- me no assunto diga-me algum deles canta?
o macho tem de cantar, não tenho mta expriencia em javas mas
mas parecem duas femeas na foto, acho muitos ovos para um java só
6-8 ovos já vi mas 10 não .
Boa sorte e boas criações.

Cumprimentos Ornitofilos

Vitorino Guerreiro
Alcorucen
Membro

domingo set 18, 2005 12:04 am

gviatl Escreveu: algum deles canta?
Olá Vitorino, benvindo.

Não sei se as fêmeas emitem algum som, mas uma das minhas aves emite um trinado, não muito alto, que não posso confirmar ser o cantar de um macho. A minha experiência em Javas não é muita, resume-se a algumas criações em gaiolas para esse efeito, com machos e fêmeas garantidos...

Obrigado pela ajuda e cumprimentos.
caranguejo18
Membro Júnior
Registado: quarta set 14, 2005 12:46 pm

domingo set 18, 2005 1:21 am

espera mais um tempinho, agora estão na muda da pena, tornam-se timidos, mas os machos fazem barulho, brevemente darás conta se tens macho ou nao. ;)
Comprimentos
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo set 18, 2005 3:32 pm

De aves, só lido com periquitos, mas através destes "aprendi" a gostar de todas. Não pude deixar de me meter devido à referência às Viúvas. Adoro-as, :-). Os canários de Moçambique, esses, tenho de comfessar que não sou apreciadora, :oops: . Bonitos, mas muito nervosinhos. A verdade é que eu prefiro os passarocos domesticáveis, que podem interagir consosco. E com o pardalito de Moçambique tudo se revelou impossível, :lol: .

É verdade que cada caso é um caso. :D Não sei se é comparável, mas tenho um viveiro com piris, roseólas, viúvas, degolados e caturras. Dão-se lindamente. Em tempos também tivemos rosa-colis, mas dada a sua agressividade e tendência para atacar os outros pássaros, tivemos de desistir. ;)
gviatl
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2004 11:08 am

quarta set 21, 2005 9:03 pm

Olá boas Amigo, então já conseguio destinguir os javas?
tente juntar outro que tenha certeza que é macho pode ser que dê certo,
tenho um casal de brancos ,estão a fazer ninho o macho canta e anda
sempre junto da femea vamos lá ver se tenho sorte a primeira
Vá dando noticias .

Cumprimentos Ornitofilos

Vitorino Guerreiro
Alcorucen
Membro

quarta set 21, 2005 9:53 pm

gviatl Escreveu: já conseguio destinguir os javas?
tente juntar outro que tenha certeza que é macho pode ser que dê certo,
Olá Vitorino.

Ainda não há certezas: há quem jure que um é macho, há quem garanta que são dois machos (o que não é possível, pois há postura) e há quem diga que são duas fêmeas. Sábado passam os quinze dias, não havendo crias, vou abrir alguns ovos (só para certificação) e limpo o ninho; depois faço precisamente isso: junto um macho e vejo no que dá...

Obrigado pela atenção e boa sorte também com os seus.
(também fico à espera de notícias dos resultados)

Um abraço.
Responder

Voltar para “Aves”