(Antes: Serra da Estrela Agressivo -> Consanguinidade) Agora: Discussão sobre Genética e cruzamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado out 15, 2005 6:33 pm

Olá a todos!

Cá estou eu mais uma vez!

Estou aqui desta vez para vos pedir sugestões para tentar solucionar um problema que uns amigos nossos, meus e da minha irmã, têem.

Eles têm um Serra da Estrela com 4 anos e com graves problemas comportamentais, nomeadamente a agressividade derivada ao facto de existir outro problema, a consanguinidade...

O cão morde aos donos em circunstâncias específicas, ou seja, morde quando eles estão a sair do carro, aparece surrateiramente e morde, quando eles saiem de casa, do mesmo modo, e já mordeu a dona quando esta lhe deu um bocado de comida à mão, deu o 1º pedaço de comida e quando ía dar o 2º ele atirou-se à cara.

O casal em questão mora numa terriola onde não existe nada, incluindo escolas de treino, portanto essa hipótese está fora de questão.

O cão já esteve num treinador que a primeira coisa que fez quando o cão chegou foi molhá-lo com uma mangueira para "testar a agressividade dele" :evil: :evil: :evil: ... Dizia que era para ver se ele era submisso ou agressivo :evil: :evil: :evil: ... Ele encolheu-se todo e ficou aparvalhado e a partir daí o "treinador" nunca mais se conseguiu chegar ao cão... No comments...
Ainda teve a lata de dizer que para o cão ser "amansado" tinha de lá ficar "internado" durante 1 mês :o :o :o . Claro que não ficou!

Portanto, se alguém tiver uma sugestão que possa ajudar, eu agradeço.

Não vale a pena questionarem o porquê da consanguinidade, isso é um problema que já existe, não há volta a dar, portanto se quiserem dizer que "isso foi um erro", etc, etc... Não vale a pena. O mal está feito e as pessoas apesar de tudo gostam do cão e não tencionam dá-lo nem mandá-lo abater, só querem melhorar a condição de vida deles e do cão...

Se tiverem alguma questão que queiram colocar, façam-no; eu ou a minha irmã, a sclourenco, responderemos.

Obrigado a quem possa ajudar!

Xuga e sclourenco!
Última edição por texuga em sábado out 15, 2005 11:06 pm, editado 1 vez no total.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

sábado out 15, 2005 6:42 pm

Boas a todos!

Quero apenas fazer um correcção no que respeita aos ataques. O cão atacou a dona e a mãe do dono (que, por sinal, convive com o cão desde pequeno), mas o rapaz e o pai dele nunca foram atacados.

A dona do cão quer ter um filho, mas tem receio do que o cão lhe possa fazer à criança, pelo que estão angustiados com esta situação toda... :(

Agradeço toda a ajuda que puderem dar! ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado out 15, 2005 7:16 pm

Boas,

Primeiro queria perguntar se já falaram com o criador e se esse mesmo cão foi adquirido a um criador ou a um canicheiro?

Segundo, porque razão atribuem a razão da agressividade à consaguinidade?

Se me puderem responder ...

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
sclourenco
Membro

sábado out 15, 2005 7:36 pm

Eu apenas sei que o cão foi comprado, a quem é que eu não sei... :roll:

Nós não atribuímos a agressividade necessáriamente à consanguinidade, mas julgo ser essa a causa mais provável.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 15, 2005 7:46 pm

sclourenco Escreveu: Eu apenas sei que o cão foi comprado, a quem é que eu não sei... :roll:

Nós não atribuímos a agressividade necessáriamente à consanguinidade, mas julgo ser essa a causa mais provável.
Perguntei a quem foi comprado porque "Serras" há muitos e não é so ter patas grandes e mascara escura para ser um Serra da Estrela ... e muitos desses denomidados "Serras" têm um caracter pouco estavel.

A consaguinidade não será a razão de tal desvio comportamental e estar a indicando como causa, demonstra um grande desconhecimento da criação/treino de um cão.
Já agora, o cao tem LOP?

O meu conselho é das duas, e partindo do principio que se trata de um Serra da Estrela

- ou aprendem a se impor. Sempre que o dito cão tentar morder a alguem, que apanhe uma sova (seja com mão, seja com pé, seja com ferro) de tal modo que da proxima vez pense duas vezes antes de mostrar a placa.
Se se armar em engraçado também o pode deixar dois ou três dias sem comer, só a agua, e só virá comer à mão do dono quando tiver a "bola baixa", e muito pouco - de maneira a perceber que come quando, como e onde o dono quiser, e que está, dependente deste.

- se acharem isto cruel, muito violento ou apenas não tiverem mão para esse cão, entreguem-no a quem tiver mão, de preferencia a uma casa de trabalho.

Muito boa sorte,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado out 15, 2005 8:18 pm

Olá Nanci,

Antes do mais, acho que a questão do LOP ou do ser "puro" ou "impuro" não é relevante para esta situação. Mas se isso é assim tão importante, a mãe tinha LOP e o pai era "apenas" um Serra, mas tinham grau de parentesco, daí a consanguinidade.

Quanto às suas 2 soluções, são completamente descabidas, no entanto obrigado pelo esforço.

Então diga-me lá uma uma coisa, acha que é a fazer um cão passar fome que o vai educar? O problema dele não é SÓ quando lhe dão de comer à mão, aliás, isso aconteceu uma única vez. Onde é que aprendeu essa técnica da fome??? :o :o

Não foi a este tipo de respostas que a Nanci nos habituou, não sei o que se passa consigo, mas sinceramente desiludiu-me... :?

Quanto à consanguinidade, sim, pode afectar o comportamento do cão, não só, há muitos problemas derivados à consanguinidade, mas o desvio comportamental é um deles.

Obrigado na mesma pela contribuição.

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 15, 2005 8:25 pm

texuga Escreveu: Olá Nanci,
Antes do mais, acho que a questão do LOP ou do ser "puro" ou "impuro" não é relevante para esta situação. Mas se isso é assim tão importante, a mãe tinha LOP e o pai era "apenas" um Serra, mas tinham grau de parentesco, daí a consanguinidade.
Às tantas até é relevante saber a raça. Se for Serra tem um caracter tipico, se for cruzado de Serra com labrador já tem outro caracter.
E como deve calcular, as soluções passam tambem por saber que tipo de caracter/temperamento que o bicho possui, para se poder actuar. De tal forma, ser puro ou não ser, até é relevante.
Quanto às suas 2 soluções, são completamente descabidas, no entanto obrigado pelo esforço.
Sempre às ordens. Se quiser o numero do Dr Paixão também o tenho ;)
Então diga-me lá uma uma coisa, acha que é a fazer um cão passar fome que o vai educar? Onde é que aprendeu essa técnica da fome???
Às tantas vai educar ...
Onde fui buscar? Ao manual do Dr Bruce Fogle não foi concerteza. Talvez por experiencia propria e conversas com pessoas que criam/teem/treinam esse tipo de cães.
Não foi a este tipo de respostas que a Nanci nos habituou, não sei o que se passa consigo, mas sinceramente desiludiu-me...
Às tantas desiludi, porque a texuga como o resto da arca estão habituados a respostas cor-de-rosa ...
Já agora,
Quanto à consanguinidade, sim, pode afectar o comportamento do cão, não só, há muitos problemas derivados à consanguinidade, mas o desvio comportamental é um deles.
Pode Texuga? Não será mais um mito ?
Será que pode então explicar ou/desenvolver ?

Isto porque, nunca ouvi falar em nenhum tipo de desvio comportamental associado à consaguinidade, por muito apertada que seja. Antes pelo contrario ...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado out 15, 2005 8:28 pm

texuga Escreveu: Olá Nanci,

Então diga-me lá uma uma coisa, acha que é a fazer um cão passar fome que o vai educar? O problema dele não é SÓ quando lhe dão de comer à mão, aliás, isso aconteceu uma única vez. Onde é que aprendeu essa técnica da fome??? :o :o

Não foi a este tipo de respostas que a Nanci nos habituou, não sei o que se passa consigo, mas sinceramente desiludiu-me... :?

Obrigado na mesma pela contribuição.

Xuga
Eu é que começo a ficar desiludido...

Que raio tem a consanguinidade a ver com a agressividade do cão??

E os métodos apontados pela Nanci, são válidos sim. Quando se dá largas a um cachorro (que parece ter sido o caso), para lhe dar a volta em adulto, por vezes tem que se recorrer a medidas mais drásticas, que no entanto serão as mais perceptiveis por parte do cão.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
texuga
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 8:34 pm

Ok, obrigado a todos.
texuga
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 8:58 pm

Já agora uma última pergunta:

Os Srs. Gurus também concordam com a técnica da "mangueirada"? Pelo menos é radical... :roll:

Texuga
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 15, 2005 9:06 pm

texuga Escreveu: Já agora uma última pergunta:

Os Srs. Gurus também concordam com a técnica da "mangueirada"? Pelo menos é radical... :roll:

Texuga
Não ... a mangueirada não ensina nada nem quebra nada ... isso é so circo ...

Mas já agora Texuga, não me leve a mal, mas será que podia explicar a sua teoria da consaguinidade?

Nanci
texuga
Membro Veterano

sábado out 15, 2005 9:20 pm

CindelP Escreveu: Não ... a mangueirada não ensina nada nem quebra nada ... isso é so circo ...

Mas já agora Texuga, não me leve a mal, mas será que podia explicar a sua teoria da consaguinidade?

Nanci
Eu não sou nenhuma expert, ao contrário de vocês, e não tenho "teorias", apenas leio muito e essa foi uma das coisas que li. Eu também sei que o inbreeding é usado com alguma frequencia para correcção de pequenos problemas mesmo com o risco dos "contras" do inbreeding.

Mas como eu não sou "croma" na criação, isso é só para alguns, não me vou sequer dar ao trabalho de colocar aqui 500 links para sites onde explicam alguns dos problemas provenientes do inbreeding, incluindo desvios comportamentais.

Quanto ao método da fome, continuo absolutamente contra, já o da rigidez das atitudes e do uso de alguma agressividade, já concordo dentro de certos limites.

Xuga
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sábado out 15, 2005 9:23 pm

CindelP Escreveu:
Às tantas até é relevante saber a raça. Se for Serra tem um caracter tipico, se for cruzado de Serra com labrador já tem outro caracter.
E como deve calcular, as soluções passam tambem por saber que tipo de caracter/temperamento que o bicho possui, para se poder actuar. De tal forma, ser puro ou não ser, até é relevante.
No caso dsse cão, sendo mesmo o problema da consanguinidade não vai importar muito se o animal é puro ou não pois o temperamento acaba fugindo a qualquer padrão
Pode Texuga? Não será mais um mito ?
Será que pode então explicar ou/desenvolver ?

Isto porque, nunca ouvi falar em nenhum tipo de desvio comportamental associado à consaguinidade, por muito apertada que seja. Antes pelo contrario ...
A CBKC proibe o cruzamento entre irmãos completos, assim como tu deve saber o imbreeding mais proximo (pai com filho) é um tiro no escuro pois é comum muitos filhotes nascerem com má formação, mortos ou com problemas mentais (como minha beagle) além de que, no imbreeding proximo se algum dos cães tiverem problemas como APR ou o "gene" do albinismo, isso vai concerteza aparecer nos filhotes, pois o inbreeding assim como firma as boas caracteristicas, também firma as más.
Minha beagle não ganhou pedigree pois foi o cruzamento acidental entre irmãos inteiros, ela tem sérios problemas tanto de saúde quanto de temperamento sendo extremamente agressiva.
Te aconselho a dar uma estudada sobre o inbreeding (pai com filho filho com filho) e vais ver os problemas que isso pode causar. ;)
Última edição por Nebulosa em sábado out 15, 2005 9:32 pm, editado 2 vezes no total.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado out 15, 2005 9:25 pm

fang Escreveu: Que raio tem a consanguinidade a ver com a agressividade do cão??

A consaguinidade não pode ser também uma das causas de uma anormal agressividade nos cães ?

Pergunto-te isto a ti e à CindelP, porque vocês obviamente reúnem maiores conhecimentos nesta área.

( atenção que isto é mesmo uma dúvida e não uma pergunta irónica ;) )
sclourenco
Membro

sábado out 15, 2005 9:29 pm

Eu apenas quero agradecer a contribuição que já foi dada para uma possível resolução ou atenuação do problema que foi colocado neste tópico.

Serviu imenso a discussão sobre se a agressividade provém da consanguinidade ou não... :x

Pode ser que outros membros queiram participar de uma forma mais construtiva do que até ao momento. De momento, as hipóteses apresentadas estão de parte, mas agradeço na mesma.
Bloqueado

Voltar para “Cães”