Faço-vos a vontade... GENÉTICA E CRUZAMENTOS...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 9:22 am

Espero que os interessados no assunto desenvolvam o assunto e despejem os seus sábios conhecimentos relativamente a Genética e Cruzamentos.

Quanto às críticas pelo facto de eu ter mandado encerrar o tópico que abri devido ao facto de o assunto desenvolvido não ter tido nada a ver com o tópico, peço desculpa aos intervenientes que realmente tentaram ajudar. Mas não há problema, que quis ajudar entrou em contacto comigo por pm.

E agora força aí com inbreeding, outbreeding, crossbreeding e todos os breedings que possam existir...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta out 20, 2005 10:28 am

Desculpe que lhe diga, mas esta aititude é de "menina mimada"... :roll:
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta out 20, 2005 10:31 am

Tanta gente a reclamar e ninguém desenvolve o tema porquê??

Eu ajudo:
Nebulosa Escreveu:
CindelP Escreveu:

Às tantas até é relevante saber a raça. Se for Serra tem um caracter tipico, se for cruzado de Serra com labrador já tem outro caracter.
E como deve calcular, as soluções passam tambem por saber que tipo de caracter/temperamento que o bicho possui, para se poder actuar. De tal forma, ser puro ou não ser, até é relevante.

No caso dsse cão, sendo mesmo o problema da consanguinidade não vai importar muito se o animal é puro ou não pois o temperamento acaba fugindo a qualquer padrão

Quanto à consanguinidade, sim, pode afectar o comportamento do cão, não só, há muitos problemas derivados à consanguinidade, mas o desvio comportamental é um deles.
Pode Texuga? Não será mais um mito ?
Será que pode então explicar ou/desenvolver ?

Isto porque, nunca ouvi falar em nenhum tipo de desvio comportamental associado à consaguinidade, por muito apertada que seja. Antes pelo contrario ...

A CBKC proibe o cruzamento entre irmãos completos, assim como tu deve saber o imbreeding mais proximo (pai com filho) é um tiro no escuro pois é comum muitos filhotes nascerem com má formação, mortos ou com problemas mentais (como minha beagle) além de que, no imbreeding proximo se algum dos cães tiverem problemas como APR ou o "gene" do albinismo, isso vai concerteza aparecer nos filhotes, pois o inbreeding assim como firma as boas caracteristicas, também firma as más.
Minha beagle não ganhou pedigree pois foi o cruzamento acidental entre irmãos inteiros, ela tem sérios problemas tanto de saúde quanto de temperamento sendo extremamente agressiva.
Te aconselho a dar uma estudada sobre o inbreeding (pai com filho filho com filho) e vais ver os problemas que isso pode causar.
CindelP Escreveu:
Nebulosa Escreveu: A CBKC proibe o cruzamento entre irmãos completos, assim como tu deve saber o imbreeding mais proximo (pai com filho) é um tiro no escuro pois é comum muitos filhotes nascerem com má formação, mortos ou com problemas mentais (como minha beagle) além de que, no imbreeding proximo se algum dos cães tiverem problemas como APR ou o "gene" do albinismo, isso vai concerteza aparecer nos filhotes, pois o inbreeding assim como firma as boas caracteristicas, também firma as más.
Minha beagle não ganhou pedigree pois foi o cruzamento acidental entre irmãos inteiros, ela tem sérios problemas tanto de saúde quanto de temperamento sendo extremamente agressiva.
Te aconselho a dar uma estudada sobre o inbreeding (pai com filho filho com filho) e vais ver os problemas que isso pode causar
Frequentes mal-formações?

Quantos e quantos campeões proveem que pai-filho ou mesmo entre irmãos de ninhada...
Como a Nebulosa diz, o inbreeding fecha a linha, aumentando a concentração dos mesmo genes, obrigando alguns "escondidos" a se manifestarem e a outros a "aumentarem" o seu leque de acção. Tão simples quanto isto.
A nivel de caracter, em geral ou mantem-se ou aumenta o que já se tem, seja a dominancia seja a timidez.
Problemas mentais nepias ... aliás, também ja agora, gostava que me dissessem o que é, um cão problemas mentais.

Mal-formações e problemas mentais são apenas mitos ... ainda estou para ver estatisticas fiaveis sobre esse tema.

Por isso, aconselhava também a Nebulosa a esquecer um pouco as regras do CBKC e a pesquisar um pouco mais.
No caso do Serra o inbreeding foi, e ainda é, praticado pelos pastores e até hoje problemas de caracter não os há.

Se todos os problemas de caracter /mas-formaçoes viessem de inbreeding ...

E se por um lado o in-breeding tem este problema (trazer ao de cima certas coisas más) o out-crossing não é melhor, pois tb nc sabemos o que a combinação pode originar. Por essa logica muitos problemas de caracter também poderiam advir de out-cross.
PauloSantos Escreveu: A consaguinidade não pode ser também uma das causas de uma anormal agressividade nos cães ?

Pode e não pode, mas muito raro.

E em geral quando está associada à consaguinidade está também associada a fracos nervos, a individuos nervosos e inseguros, o que não parece de maneira nenhuma ser o caso.

sclourenco Escreveu: Serviu imenso a discussão sobre se a agressividade provém da consanguinidade ou não...
Às tantas se prestar um pouco de atenção, até poderá ver algum beneficio, pois, pelo menos eu, acho interessante tentar saber de onde vem a tal agressividade.
sclourenco Escreveu:
Pode ser que outros membros queiram participar de uma forma mais construtiva do que até ao momento. De momento, as hipóteses apresentadas estão de parte, mas agradeço na mesma.
Não me leve a mal, não sei a idade que tem, mas se tiver oportunidade pergunte a alguém que viva no campo, que já tenha alguma idade, se algum dia um cão deles mostrou algum tipo de agressividade. E se sim, como resolviam a questão ...

Nanci
Nebulosa Escreveu:
CindelP Escreveu:
Nebulosa Escreveu: A CBKC proibe o cruzamento entre irmãos completos, assim como tu deve saber o imbreeding mais proximo (pai com filho) é um tiro no escuro pois é comum muitos filhotes nascerem com má formação, mortos ou com problemas mentais (como minha beagle) além de que, no imbreeding proximo se algum dos cães tiverem problemas como APR ou o "gene" do albinismo, isso vai concerteza aparecer nos filhotes, pois o inbreeding assim como firma as boas caracteristicas, também firma as más.
Te aconselho a dar uma estudada sobre o inbreeding (pai com filho filho com filho) e vais ver os problemas que isso pode causar
Frequentes mal-formações?

Quantos e quantos campeões proveem que pai-filho ou mesmo entre irmãos de ninhada...
Como a Nebulosa diz, o inbreeding fecha a linha, aumentando a concentração dos mesmo genes, obrigando alguns "escondidos" a se manifestarem e a outros a "aumentarem" o seu leque de acção. Tão simples quanto isto.
A nivel de caracter, em geral ou mantem-se ou aumenta o que já se tem, seja a dominancia seja a timidez.
Problemas mentais nepias ... aliás, também ja agora, gostava que me dissessem o que é, um cão problemas mentais.

Mal-formações e problemas mentais são apenas mitos ... ainda estou para ver estatisticas fiaveis sobre esse tema.

Por isso, aconselhava também a Nebulosa a esquecer um pouco as regras do CBKC e a pesquisar um pouco mais.
No caso do Serra o inbreeding foi, e ainda é, praticado pelos pastores e até hoje problemas de caracter não os há.

Se todos os problemas de caracter /mas-formaçoes viessem de inbreeding ...

E se por um lado o in-breeding tem este problema (trazer ao de cima certas coisas más) o out-crossing não é melhor, pois tb nc sabemos o que a combinação pode originar. Por essa logica muitos problemas de caracter também poderiam advir de out-cross.
PauloSantos Escreveu:

A consaguinidade não pode ser também uma das causas de uma anormal agressividade nos cães ?
Pode e não pode, mas muito raro.

E em geral quando está associada à consaguinidade está também associada a fracos nervos, a individuos nervosos e inseguros, o que não parece de maneira nenhuma ser o caso.
sclourenco Escreveu:
Serviu imenso a discussão sobre se a agressividade provém da consanguinidade ou não...
Às tantas se prestar um pouco de atenção, até poderá ver algum beneficio, pois, pelo menos eu, acho interessante tentar saber de onde vem a tal agressividade.
sclourenco Escreveu:
Pode ser que outros membros queiram participar de uma forma mais construtiva do que até ao momento. De momento, as hipóteses apresentadas estão de parte, mas agradeço na mesma.
Não me leve a mal, não sei a idade que tem, mas se tiver oportunidade pergunte a alguém que viva no campo, que já tenha alguma idade, se algum dia um cão deles mostrou algum tipo de agressividade. E se sim, como resolviam a questão ...

Nanci
Individuos nervosos mais donos com pena gera um animal que tem uma liderança agressiva, serve?

Sobre os campeões que são gerados por inbreeding entre irmãos (eu particolarmente nunca vi um imbreeding desses ser um campeão mesmo pq aqui não recebem pedigree), pergunte para quem criou um quantos nasceram na ninhada, quantos tinham problemas de má formação e por ultimo quantos sobreviveram, provavelmente vais cair pra tras com os numeros.

Sobre as regras da CBKC, acho que ela não existiria se não tivesse um motivo muito forte, não acha?

Um Inbreeding com esse grau é um tiro no escuro.
no Aoutcrossing os filhotes nascem com o que chamamos de Vigor do Hibrido.
Inbreeding e Outcrossing são coisas completamente opostas, já viu SRD nascer fracos (em relação a doenças) ou então com má formação?
só se for uma população de srd isolada, pq em geral os SRDs são outcrossings, e tem essa resistencia devido ao vigor do hibrido.
mas no mais outcrossings não vem ao caso agora.
E por aí fora...

Podem continuar a ler em: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15

Espero ter ajudado a recomeçar a conversa que a tantos interessa...

Xuga
Última edição por texuga em quinta out 20, 2005 10:35 am, editado 1 vez no total.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 10:34 am

Bullie Escreveu: Desculpe que lhe diga, mas esta aititude é de "menina mimada"... :roll:
Cutchi cutchi... :roll: :roll:

Os mimos agora sou eu que os dou, mas à minha filha de 2 anos e meio... ;)

Xuga
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta out 20, 2005 11:11 am

texuga Escreveu:
Bullie Escreveu: Desculpe que lhe diga, mas esta aititude é de "menina mimada"... :roll:
Cutchi cutchi... :roll: :roll:

Os mimos agora sou eu que os dou, mas à minha filha de 2 anos e meio... ;)

Xuga
:roll:
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 20, 2005 11:16 am

texuga Escreveu: Tanta gente a reclamar e ninguém desenvolve o tema porquê??
Talvez porque, ao contrário do que afirma, as pessoas não venham para aqui 'despejar' sabedoria ;) As coisas surgem na sequência de uma determinada conversa, e no caso foi na sequência da conversa sobre o Serra da Estrela. Não se abre um tópico a dizer 'despejem' e toca lá toda a gente a debitar informação tipo enciclopédia!!!
A discussão em causa, perdeu a oportunidade, agora é esperar que outra surja e acompanhar o desenvolvimento.........se ninguém bloquear o tópico entretanto ;)

Já agora aproveito para dizer que lamento que tenha ficado com a ideia que ninguém ajudou, porque houve muita gente que tentou fazê-lo. Se não gostou das ideias, isso já é outra história. Mas é pena...porque, por exemplo, gente com mais experiencia em Serras da Estrela do que a CindelP é dificil encontrar por aqui.
Mas pronto...desde que os donos vão andando mordidos mas felizes é o que é preciso ;)
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta out 20, 2005 11:20 am

pérolas !!!

Nelson
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 11:26 am

nelsonk Escreveu: pérolas !!!

Nelson
A porcos... :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 20, 2005 11:44 am

Eu, estas coisas não compreendo.
Estão sempre a dizer que um dono comum não deve procriar - senão passa a fazer parte da troupe dos criadores de vão de escada - e depois querem saber as regras genéticas da procriação ?
Para quê ?

Como dona comum - e vulgar - a mim interessa-me a selecção de um bom cão - o que faço selecionando um bom criador, de um bom vet, de uma boa ração, de um bom treinador.
Interessam-me as regras básicas da educação e saúde de um cão e providenciar à sua felicidade na minha companhia.

Que me interessa a genética se não vou procriar ?
E se fosse, não era melhor recorrer a um profissional ou a um criador para orientação directa ?

Enfim, não gosto de "meter o bedelho" nos domínios dos outros (já me bastam os meus para me encherem de stress) e confio no profissionalismo dos outros (depois de escolher quem).

Talvez haja fóruns que sejam escolas de pró-futuros criadores, que acho muito úteis.
Por algum lado se deve começar...

Mas não seriam do meu interesse.

Já o assunto do Serra quanto ao seu comportamento parece-me interessante para todos os donos de cães.
Mas não tanto no sentido genético como no da educação.

Há de facto casos de loucura - eu sei de um, em que um cão sempre meigo se tornou repentinamente violento (parece que tinha um tumor no cerébro, foi o que me disseram...), e talvez a loucura seja hereditária (nos humanos pode ser...).

Mas se fôr simples mimo em excesso - como me parece - o que interessa é que os donos se saibam impôr.

O que exige coragem, determinação e algumas pistas sobre o que fazer.
Neste aspecto acho que a Cindelp deu todas as pistas.
Ela não pode é dar a coragem e determinação.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 11:52 am

aisd Escreveu: Eu, estas coisas não compreendo.
Estão sempre a dizer que um dono comum não deve procriar - senão passa a fazer parte da troupe dos criadores de vão de escada - e depois querem saber as regras genéticas da procriação ?
Para quê ?

Desculpe lá aisd, mas não percebo esta atitude.

Não podemos ver a ementa, sem termos que a "provar" ?

A genetica é um tema comum, que muito interesse gera, não só para criadores. Quantos "comuns mortais" é que a têm como passatempo?

Ou será que agora também é preciso ser criador para se interessar/discutir sobre genetica?

Sinceramente esta ultrapassou-me ... bem como a atitude da texuga em se armar em "Deus", mas isso já são outros 500s

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SDPMG_
Membro
Registado: sábado jul 16, 2005 8:17 am

quinta out 20, 2005 11:57 am

aisd
Eu, estas coisas não compreendo.
Para quê ?
:roll: sabe, é que nem todas as pessoas se ficam pela visão limitada do próprio umbigo ... :roll:
Última edição por SDPMG_ em quinta out 20, 2005 12:58 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta out 20, 2005 12:26 pm

Pois, sinceramente, cada um se interessa pelo que quer.
Eu gosto de literatura, arte, filosofia e afins.
Agora, para mim, a genética tem o mesmo interesse da astronomia ou da mecânica dos carros.
A partir de um certo detalhe é uma enorme maçada.

Cada um gosta do que gosta...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 20, 2005 12:30 pm

aisd Escreveu: Pois, sinceramente, cada um se interessa pelo que quer.
Eu gosto de literatura, arte, filosofia e afins.
Agora, para mim, a genética tem o mesmo interesse da astronomia ou da mecânica dos carros.
A partir de um certo detalhe é uma enorme maçada.

Cada um gosta do que gosta...
Exactamente ... então acho que é escusado virem para o forum afirmar que devemos falar disto e daquilo, mas não do outro ..

Give me a break please

bom fim de semana,
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta out 20, 2005 12:38 pm

Dou-lhe razão.
Estou sempre a aconselhar que se passe por cima dos tópicos que não interessam e, agora, baldei-me ao meu próprio conselho...

Não quero dizer com isto que a genética não interesse.
Só não me interessa a mim.
texuga
Membro Veterano

quinta out 20, 2005 1:23 pm

Eu nunca disse que genética não interessa, mas o propósito do tópico não era esse, ou acha que eu vou fazer uma lavagem cerebral aos donos do cão, ou mesmo ao cão e as coisas resolvem-se??? :evil:

Sinceramente, se quer falar de genética, abra um tópico e desenvolva como quiser...

Eu pedi conselhos para o adestramento do cão, a CindelP aconselhou a bater no cão e fazê-lo passar fome :evil: . Daí partiu para os conceitos de inbreeding e por aí fora... Sinceramente, acha que é isso que vai ajudar????

Xuga
Responder

Voltar para “Cães”