Boa Tarde a Todos!
Quais regras basicas que se devem ensinar a um caxorro de apenas 2,5 meses?
-Como impôr respeito sem uso da força?
-Como reagir ,caso o caxorro demonstre alguma agresividade em certas situações?
agradeço o vosso contributo,em especial aos Donos de raças grandes\molossos.
Respeitar o Dono
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 03, 2005 6:16 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Ola,
Tenho um Dobermann com quase 5 meses. Ele é muito teimoso e tem um carácter muito forte, o que é normal na raça, no entanto nunca demonstrou qualquer agressividade. Por vezes, tenho que me impôr e mandar uns berros bem fortes. Quando não é suficiente, dou-lhe palmadas no focinho ou onde quer que seja, tenho é que o aleijar minimamente. Digo isto, porque certas raças são muito resistentes e fortes. Raramente tenho que lhe dar uns "murros" no lombo, nem sempre o aleijo (porque não quero!), mas depende da gravidade do que ele tiver feito. Ele respeita-me (por vezes basta mandar-lhe um berro para ele obedecer e baixar a cabeça) e sabe quem manda. Tiro-lhe a comida, os brinquedos, mexo nele quando quero e não há cá alturas do género "não me toques que agora não me apetece!" ou coisas do género. Também o mimo imenso, mas tudo com equilíbrio, cada qual no seu lugar. Assim é que deve ser, e a educação tem de começar desde pequeno, mal ele chega a casa. Posso dizer, com satisfação, que tenho um cão muito meigo, não deixando de ser teimoso e orgulhoso. Educar bem um cão não quer dizer que ele perca a sua personalidade, por ex, um Dober há-de ter sempre, ou quase sempre, estes defeitos (ou qualidades!) que referi, assim como um forte instinto de guarda. Tudo isto não significa que seja um cão agressivo. Espero ter ajudado um pouco.
O seu cão demonstra alguma agressividade?
Joana Andersen
Tenho um Dobermann com quase 5 meses. Ele é muito teimoso e tem um carácter muito forte, o que é normal na raça, no entanto nunca demonstrou qualquer agressividade. Por vezes, tenho que me impôr e mandar uns berros bem fortes. Quando não é suficiente, dou-lhe palmadas no focinho ou onde quer que seja, tenho é que o aleijar minimamente. Digo isto, porque certas raças são muito resistentes e fortes. Raramente tenho que lhe dar uns "murros" no lombo, nem sempre o aleijo (porque não quero!), mas depende da gravidade do que ele tiver feito. Ele respeita-me (por vezes basta mandar-lhe um berro para ele obedecer e baixar a cabeça) e sabe quem manda. Tiro-lhe a comida, os brinquedos, mexo nele quando quero e não há cá alturas do género "não me toques que agora não me apetece!" ou coisas do género. Também o mimo imenso, mas tudo com equilíbrio, cada qual no seu lugar. Assim é que deve ser, e a educação tem de começar desde pequeno, mal ele chega a casa. Posso dizer, com satisfação, que tenho um cão muito meigo, não deixando de ser teimoso e orgulhoso. Educar bem um cão não quer dizer que ele perca a sua personalidade, por ex, um Dober há-de ter sempre, ou quase sempre, estes defeitos (ou qualidades!) que referi, assim como um forte instinto de guarda. Tudo isto não significa que seja um cão agressivo. Espero ter ajudado um pouco.
O seu cão demonstra alguma agressividade?
Joana Andersen
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Olá! Nunca, mas nunca o deixe mostrar agressividade ao dono! Ralhe, dê-lhe uma palmada, mostre quem é que manda! Só assim ele vai deixar de mostrar a sua agressividade! Caso não o faça, só está a deixar que o cachorro vá ganhando território e vá conseguindo aquilo que quer! Imponha-se desde já, pois a educação do cachorro começa desde o dia em que ele chega à nova casa! Tenho um Husky adulto que por vezes se mostra agressivo em certas situações, ( devido à minha culpa em não o ter educado da melhor maneira) e é só eu levantar a voz e mostrar-lhe a mão que ele muda logo de comportamento! Espero que tenha sucesso na educação do seu cachorro! Felicidades!
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 03, 2005 6:16 pm
Agradeço desde já os vossos depoimentos.
Eu tenho um Dogo Canario com quase 3 meses..e nunca mostrou sinais de agressividade,até ontem quando o virei de barriga para o ar e pressionei-lhe o peito..ele ficou fora de si..rosnou e mordeu-me, eu mexo na comida tiro faço-lhe festas e nunca rosnou,mas na situação que referi transforma-se.hj mesmo falei com o criador que não achou nada natural pois eu conheço os cães dele e so cria raças grandes e são todos calmos sem mostras de agressividade mais uma razão que me deixou perplexo.
Eu atribui esta agressividade ao facto dele ter estado internado a soro durante 5 dias com sintomas de parvavirose,mas não sei ..
Por isso estou preocupado com esta atitude dele..
cumprimentos
Eu tenho um Dogo Canario com quase 3 meses..e nunca mostrou sinais de agressividade,até ontem quando o virei de barriga para o ar e pressionei-lhe o peito..ele ficou fora de si..rosnou e mordeu-me, eu mexo na comida tiro faço-lhe festas e nunca rosnou,mas na situação que referi transforma-se.hj mesmo falei com o criador que não achou nada natural pois eu conheço os cães dele e so cria raças grandes e são todos calmos sem mostras de agressividade mais uma razão que me deixou perplexo.
Eu atribui esta agressividade ao facto dele ter estado internado a soro durante 5 dias com sintomas de parvavirose,mas não sei ..
Por isso estou preocupado com esta atitude dele..
cumprimentos
Será que não o magoou? Talvez essa agressividade embora despropositada tenha sido para se defender de o estar a magoar! Experimente outra vez para ver a reacção e se o voltar a fazer mostre quem manda!
Ai se me saísse o Euromilhões...
-
- Membro
- Registado: domingo out 16, 2005 8:21 am
Olá!
Eu tenho actualmente um APBT com dois meses, mas tenho tido ao longo da vida vários cães fortes e dominantes...
Contudo, tal como tu, já tive alguns que quando pequenos rosnavam em algumas situações. O que sempre fiz foi pegar neles pelo cachaço e olhar bem nos olhos e dizer: não!!! se mesmo assim o continuassem a fazer, levavam uma palmada e não brincava com eles durante algum tempo.
Até agora tem dado bons resultados.
Este menino da foto que está no meu colo a dormir, hoje rosnou e levou uma palmada pois já tinha sido advertido hoje pela mesma razão. Na mesma situação ainda à pouco já nem mostrou qualquer tipo de mudança de comportamento.
Espero ter que o ponhas no lugar dele.
Abraço
Eu tenho actualmente um APBT com dois meses, mas tenho tido ao longo da vida vários cães fortes e dominantes...
Contudo, tal como tu, já tive alguns que quando pequenos rosnavam em algumas situações. O que sempre fiz foi pegar neles pelo cachaço e olhar bem nos olhos e dizer: não!!! se mesmo assim o continuassem a fazer, levavam uma palmada e não brincava com eles durante algum tempo.
Até agora tem dado bons resultados.
Este menino da foto que está no meu colo a dormir, hoje rosnou e levou uma palmada pois já tinha sido advertido hoje pela mesma razão. Na mesma situação ainda à pouco já nem mostrou qualquer tipo de mudança de comportamento.
Espero ter que o ponhas no lugar dele.
Abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
É o que digo Draco (e também os outros foristas), começa desde já a tomar uma atitude! Nunca o meu Dober rosnou, apenas o fez com 1 ou 2 estranhos, mas isso é natural. Também tenho um Serra D`Aires com 12 anos, que foi educado pelo meus pais (quando o compraram eu ainda estava no início da adolescência, não era propriamente eu que ditava as regras ou fazia qualquer coisa), mas "mal" educado. Agora é um mandão, faz o que quer etc. Isto porque nunca o meteram no seu lugar, a culpa é deles, claro, nunca se preocuparam em ler qualquer tipo de literatura sobre a raça. A minha mãe é uma pessoa muito boa, é incapaz de ser mais agressiva com um animal...é muito branda e isso não pode ser, especialmente com certas raças. Ela não consegue controlar o meu Boris, se ele salta para cima dela ou lhe tentar roubar um biscoito, daqueles para cães, ela limita-se a a dizer "não" ou "senta" numa voz muito melodiosa. Ele até lhe põe as patas em cima e ela não faz nada. Resumindo, a minha mãe não tem feitio para ter certas raças...o Serra D`Aires é super independente e maniento, mas como é a raça preferida do meu pai (teve um na infância)...
Como disse uma forista, deve experimentar voltar a fazer aquilo na barriga para ver como ele reage. Pode realmente tê-lo aleijado, é uma hipótese!
Já sabe, um tom de voz forte e firme e , se necessário, umas boas palmadas. Quando o reprimir faça questão que ele olhe para si, nem que tenha que lhe segurar o focinho. É uma maneira de o forçar a ouvir o que está a dizer (por vezes os cães gostam de se fazer de distraídos, isso só mostra que não o estão a respeitar). Comece a actuar já!
Boa sorte!
Joana Andersen
Como disse uma forista, deve experimentar voltar a fazer aquilo na barriga para ver como ele reage. Pode realmente tê-lo aleijado, é uma hipótese!
Já sabe, um tom de voz forte e firme e , se necessário, umas boas palmadas. Quando o reprimir faça questão que ele olhe para si, nem que tenha que lhe segurar o focinho. É uma maneira de o forçar a ouvir o que está a dizer (por vezes os cães gostam de se fazer de distraídos, isso só mostra que não o estão a respeitar). Comece a actuar já!
Boa sorte!
Joana Andersen
J.A.