PauloSantos Escreveu:
Eu também estou de acordo, mas...
Parece-me que a histeria não está no comum dos cidadãos, mas sim nas instituições.
Por exemplo, parece que se proibiram todos os eventos com aves, exposições, e porquê ? o que é que esta medida tem de preventivo na questão da gripe das aves ?
Paulo, eu acho é que está difundida um pouco por todo o lado, quer na cabeça de muitos cidadãos (histerismo) quer em muitas instituições (histerismo e incompetência).
E o exemplo que deste no fim do teu post, prova essa mesma incompetência por parte das instituições!
Fera38 Escreveu:
Se a gripe cá chegar tanto pode chegar a uma ave da nossa casa como a algum vendedor ou criador. Será que os órgãos de cominicação social estão a fazer um alarido desnecessário ?
Logo veremos o desenrolar dos acontecimentos. Ainda á pouco no canal 1 estavam a dizer para evitar que aves da rua podessem entrar em contacto com as aves "caseiras". Como ???
Se as pessoas executassem os procedimentos normais de aquisição de aves, garanto-te que isso nunca aconteceria, e isto porque, o primeiro procedimento quando um cliente compra uma ave (o mesmo se aplica por exemplo, na aquisição de peixes tropicais), se se quiser juntar a ave comprada áquelas que já tem, essa ave deveria de ser posta numa gaiola à parte, de quarentena por alguns dias, e fazer-se uma observação cuidada dela e uma desparasitação exterior e interior. Assim via-se se a ave estava em condições de ir para uma gaiola onde já existissem aves.
O problema é que quase ninguém faz isso!
Mas se fizessem, não sei como poderia haver contaminação com esta doença, nas aves que a pessoa já tivesse em casa.
Por outro lado, também não estou a ver as aves que andam aí á solta chegarem-se ao pé dos meus piris e canários (que estão na varanda) e da parte de fora da gaiola dizerem-lhes "olá... tomem lá uma gripe das aves". É ridiculo!!!
O vírus por aquilo que eu sei, não se transmite pelo ar, mas sim pelo contacto directo entre os animais.
Já tenho aves há mais de 20 anos, e até hoje só me apareceu 1 rola e 1 agapornis (possivelmente fugidos) na minha varanda.
Quanto aos vírus feitos em laboratório... deve de haver poucos deve!!!
Cumps