Procuro um Aquário...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
corwynn
Registado: segunda out 31, 2005 9:43 pm

segunda out 31, 2005 10:31 pm

;) Oi, estou a iniciar-me na Aquariofilia e pretendia adquirir um aquário grande (entre 200 a 300 litros).

Gostaria que me ajudassem na escolha do equipamento, nomeadamente que tipo de filtros, aquecimento e lampadas a adoptar para um aquário de água doce.

Agradeço qualquer ideia ou sugestão :idea:

Obrigado ;)
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

quarta nov 02, 2005 12:10 pm

Bom dia corwynn.

Bem isto vai ser uma resposta mais apressada, se quiseres informações mais especificas podes sempre entrar em contacto por PM.

Para um aquário de 200/300 L, aconselho-te o seguinte(divido em topicos):

--- ILUMINAÇÃO ---

O ideal é teres um sistema de iluminação que tenha 1watt por litro, mas isto para poderes desenvolver qq tipo de planta, senão queres ter um aquario super plantado, podes optar por 0.5watt por litro, que maior parte das plantas aguentam. Depois há que ter em conta o tipo das lampadas, os seus espectros e etc... mas isso podes-te informar na loja ou veres em qq site.

--- Aquecimento ---

Mais uma vez a regra é 1watt por Litro, nada mais há a mencionar aqui.

--- Filtros ---

Para um aquario desses só te aconselho um filtro externo, pq assim permite-te fazer todos os tipos de filtragens (mecanica, biologica e quimica), existem vários no mercado, poderás informar-te melhor em qq loja ( PS-> não compres logo o primeiro que apareca, por vezes só querem é vender, considero os Fluval muito bons).

Espero já ter dado uma luz :)
corwynn

sábado nov 12, 2005 11:44 am

oi Hugo,

Obrigado por me estares a ajudar, já agora podias me esclarecer em relação à iluminação, qual a diferença das calhas T5 e T8, as lampadas não são iguais??? :?
paixao
Membro Veterano

domingo nov 13, 2005 8:06 pm

Olá corwynn.

Aqui deixo um texto que te explica algumas das diferenças entre uma lampada T8 e T5.
Lâmpadas T5 (5/8'' de diametro)
O rendimento luminoso de uma lâmpada T5 de 35 W (95lm/W) é 7% maior que o de uma T8 de 36 W equivalente ( 89lm/W) . Além do aspecto económico as T5 apresentam uma vantagem ecológica devida a redução da quantidade de mercurio adicionada a cada lampada.
corwynn

quarta nov 16, 2005 11:16 pm

Obrigado pelo esclarecimento Hugo.

Mais uma vez fico-te agradecido, pela tua disponibilidade em me ajudar.
paixao
Membro Veterano

quarta nov 16, 2005 11:40 pm

Boa noite corwynn.

Não precisas de agradecer é para isso que cá estou, para partilhar o maximo do meu conhecimento com outros aquariofilistas :)

Já começaste a comprar o material para o teu aquário... vai dando noticias sobre isso :)
corwynn

domingo nov 27, 2005 12:16 pm

Oi Hugo,

Tenho uma nova duvida, vê se me podes esclarecer:

Tenho em vista dois filtros externos ambos da Eheim, o 2028 (tipo canyster) e o 2229 (wet/dry).

Pretendo que o meu aquário seja de água doce e comunitário, podias me dizer as diferenças entre ambos os filtros? será um deles mais indicado para água salgada? qual a diferença em termos de trocas de água e filtragem, etc...

Obrigado mais uma vez.

P.S. ainda não comprei nada, mas já tenho a lista daquilo que pretendo e já contactei alguns vendedores do material em que estou interessado.
nfdc
Registado: sábado nov 26, 2005 11:46 pm

domingo nov 27, 2005 5:33 pm

Oi,

Não sei se me estou e intrometer mas, pensa bem antes de entrar na aquariofilia com um aquário dessas dimensões.

É frequente acontecer um certo entusiasmo no inicio mas o mesmo pode desaparecer com o tempo.

Para quem não tem experiencia, aconselho um aquário até 100 lts para começar. Depois podes aproveita-lo, quando tiveres um maior, para servir de maternidade, quarentena, etc...

Eu tenho um de 450 lts mas, estive 5 anos com um de 80 lts.

Regra geral na aquariofilia é que, quanto maior for o volume de água no tanque, mais facil é estabilizar a mesma. Mas também os custos são mais elevados quando não se tem um pequeno aquário para realizar certas tarefas de rotina.

Quantos aos filtros que mencionaste, a Eheim tem uma excelente reputação no mercado de filtros externos. Embora não conhecendo os modelos em causa, o modelo canister é o tradicional filtro externo em forma de "balde", o WetDry é mais completo embora deva ser mais caro. Em caso de dúvida escolhe o Wet Dry.

Já agora, que tipo de espécies estás a pensar colocar?
nfdc

domingo nov 27, 2005 5:42 pm

Tal como eu pensava.

O 2229 é cerca do dobro mais caro mas muito melhor.

Na internet podes conseguir o 2028 por cerca de 100 eur. mais gastos de envio. O 2229 vai para os 180 mais envio.

Esses filtros, de acordo com a marca são para aquários até 600 lts!!!

Não precisas de tanto. podem até ser prejudiciais caso tenham um débito demasiado elevado para o tamanho do tanque.

A água não se quer "parada" mas não pode ser muito movimentada sob pena de causar algum stress aos habitantes e de provocar perda de CO2.

Se queres um tanque até 300 lts, pensa num filtro com menor débito lts/hora.
corwynn

domingo nov 27, 2005 6:38 pm

Obrigado pelos esclarecimentos, e não te estás a meter, por isso agradeço!!!

Eu já tive um aquário, de 70l, à muitos anos atrás e durante uns bons anos, mas depois dei-o ao meu irmão.

Pretendo voltar à aquarofilia e por isso estou a fazer uma pesquisa do equipamentos e a tirar duvidas.

Já agora podias me dizer onde posso comprar esses filtros na net? se me puderes dar os links agradecia-te.

Cumprimentos, Nuno.

P.S. pretendo por cardumes de Arlequins, Neons, e uns outros peixes maiores assim como alguns de fundo.
nfdc

domingo nov 27, 2005 7:07 pm

É o seguinte corwynn:

São vendas através do ebay, neste caso alemão. Comprar coisas no Ebay é relativamente seguro, desde de que se saiba falar inglês e desde que se tenha atenção ao volume de feedbacks positivos.

2028 em leilão e usado mas em bom estado:
http://cgi.ebay.de/EHEIM-Professional-I ... dZViewItem

2229 preço fixo e novo com garantia:
http://cgi.ebay.de/EHEIM-professionel-2 ... dZViewItem

A estes preços acresce o custo de envio.

Devo referir que já comprei muita coisa no ebay, desde filtros a caracois e correu sempre tudo bem, mas todo o cuidado é pouco.

Se tiveres alguma dúvida sobre o Ebay diz que eu posso ajudar.

Com esses peixes, uma boa plantação faz um aquário lindo.
Só compro plantas no Reino unido e na Alemanha.
São mais baratas e podemos escolher as especies que queremos. Não estamos limitados ao stock do fornecedor como aqui em portugal.
Tenho plantas no meu aquário que são rarissimas em Portugal e, quando as há custam o triplo.

Cumprimentos...
paixao
Membro Veterano

domingo nov 27, 2005 10:41 pm

Acho que está tudo dito corwynn :) Bemvindo nfdc
Responder

Voltar para “Peixes”