Pantera

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Licinia
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 6:03 pm

quarta nov 09, 2005 2:15 pm

Olá, boa tarde a todos!

Tenho uma história para vos contar:

Quinta-feira da semana passada, peguei numa cadela arraçada de labrador preto que estava a vaguear pelo parque de estacionamento exterior do meu prédio e levei-a à Sociedade Protectora dos Animais Domésticos do Funchal (SPAD), para ser vista por um vet, porque coxeava da pata esquerda traseira (que, já agora tinha feridas bem profundas), estava magra, muito triste e cabisbaixa. O meu irmão de 13 anos (que, por incrível que pareça, tem medo de cães que até enerva!) ajudou-me a levá-la, e pelo caminho foi-me contando a história da Pantera.

A Pantera pertencia a uns moradores do prédio ao lado do meu. Pelos visto já a tinham à cerca de dois anos, pois essa é a idade da cadela e o meu irmão diz que se lembra de ver a filha desse casal passeá-la no parque de estacionamento quando era pequenina. Ora, não sei o que se passou, mas no início do último fim-de-semana grande, a Pantera começou a vaguear pelo parque de estacionamento sem coleira nem identificação. Sempre muito triste, passava o dia deitada à porta do prédio onde vivia e não comia nada do que os outros moradores (incluindo o meu irmão) lhe davam. Ora pois, os antigos donos desfizeram-se da Pantera da forma mais fácil possível... Abandonada à sua sorte, deve ter acabado por ser atropelada ou atacada por outro cão, daí coxear e ter as feridas grandes e profundas na perna esquerda traseira.

Ora bem, na 5ª feira passada, e depois de um trajecto de carro muito atribulado, que me permitiu reparar que ela é uma cadela muito dócil pois deixou-se apanhar com facilidade, mas muito nervosa, pois tremia como varas verdes dentro do carro, levo-a à SPAD, onde foi examinada pelo vet, medicada para evitar uma possível gastroenterite e internada durante dois dias, sempre a receber soro por via intravenosa. Fui visitá-la no primeiro dia e no segundo acabei por trazê-la para casa, pois na SPAD existem cerca de 200 animais para adopção e nenhum espaço para a Pantera.

Trago-a para casa, sempre com a ideia que seria provisoriamente, pois tal como tinha sido aconselhada noutro post que coloquei à pouco tempo, aqui na Arca, um cão provavelmente não seria o melhor animal para me fazer companhia, dado passar 11 horas consecutivas fora de casa durante 5 dias na semana. Portanto, a Pantera estaria ao meu melhor cuidado até eu encontrar um dono responsável que a quisesse acolher.

Dei-lhe banho no sábado, comprei-lhe uma coleira anti-pulgas, uma coleira normal, uma trela, malgas, comida, biscoitos... Vou passeá-la durante meia hora às 7h30 antes de ir para o trabalho e passeio-a assim que chego às 19h00 durante o tempo que ela desejar.

A Pantera é linda! É igual a um labrador preto, mas mais pequeno e não tão corpulento. A não ser que existam labradores anões ;), é claramente arraçada. Ah! E também tem a língua preta, o que é muito curioso.

Estou contente por a ter cá, e todos os dias penso se não seria melhor ficar com ela. Ainda por cima, se tivesse que decidir neste momento que a dava a alguém, tenho quase a certeza que me recusaria a fazê-lo. Ela é meiga, só me dá beijinhos, nada barulhenta, muito sossegada e sabe que tem que fazer as suas necessidades na rua.

Porém, o pior é quando tenho de a deixar sozinha em casa... Parte-me o coração, pois sei que ela detesta estar sozinha. Já reparei que esteja eu fora 15 minutos ou 11 horas, a reacção quando me vê é a mesma: fica tão feliz que até chora! Salta muito, abana o rabo com tanta força, enche-me de beijinhos, mas gane tanto tanto, que eu só fico cheia de remorsos de a ter deixado sozinha, principalmente quando é por muitas horas.

Por isso não sei o que fazer! Estou num impasse tremendo. Não consigo evitar sentir que ninguém cuidaria melhor dela do que eu, mas por outro lado, parece-me que ela não é feliz... Não brinca comigo, já tentei aliciá-la com bolas, pauzinhos e brincadeira à cão mesmo, mas nada... Raramente me olha nos olhos e baixa muito a cabeça quando lhe faço festinhas. Quando me afasto dela, chamo-a para vir ter comigo, mas ela não vem. Fica a olhar para mim, até cerrar os olhos devagarinho. Acho que a Pantera está deprimida, apesar de comer bem e passear com vontade. Às tantas, preferia continuar na rua, mas eu não a posso deixar ir!! Por isso, parece-me que o ideal era uma casa com um quintal grande e de preferência, outros animais que lhe fizessem companhia (ela fica muito desobediente quando a vou passear e vê outro cão; só quer brincadeira com ele!). Mas tenho medo de a entregar a alguém que não compreenda o que esta cadela passou e não lhe consiga dar a atenção que merece.

É aqui que preciso da vossa opinião e ajuda. O que faço?

Um abraço,
Licínia

P.S. - Vou agora levá-la de novo ao vet da SPAD, para ela ser desparasitada e tentar negociar uma esterilização. Cruzem os vossos dedos por mim!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 09, 2005 2:22 pm

Pois...

Na rua não acredito que estejam melhor do que numa casa aonde gostam deles. Penso que se continuar com os passeios diários o mais prolongados possiveis ela se habitua à nova vida. E quem sabe um companheiro... ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acacia
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:34 pm

quarta nov 09, 2005 2:25 pm

Eu também sou da opinião que deve continuar com esta menina. Em sua casa pelo menos está protegida. De certeza que está muito melhor do que na rua. Continue a dar passeios com ela e vai ver que ela acaba por se habituar a si. O que ela precisa é de carinho e amor.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta nov 09, 2005 2:30 pm

Situaão complicada a sua.. :? Mas antes de mais fez bem em acolhe-la... Estara certamente melhor do que entregue a sua propria sorte... como ja foi comprovado com a lesão na patinha...

Realmente o tempo que a cadela fica sozinho é exagerado... Ainda que lhe compense com passeios quando esta em casa... É muito deprimente para a cadela passar tantas horas seguidas sem ter movimento em casa nem ninguem para brincar...

O meu conselho é que tente arranjar um dono fiavel para ela... Ou então se viu que ganhou grande carinho por ela e que não gostava de ficar sem ela... ja pensou em arranjar um amigo para ela, nem que fosse um cao muito pequenino, ou mesmo um gato... :?

Pense bem..
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 09, 2005 2:33 pm

Olá Licínia!

Essa história parece a do meu Noddy :roll: ... Apregoei aos sete ventos a ver se alguém podia ficar com ele, e passado 1 semana :oops: retirei todos os anúncios, quer em papel, quer da net, porque já não fui capaz de me separar dele... :roll: :p .

Eu acho que a sua Pantera só vai precisar de mais algum tempo até se habituar a essa mudança. O meu Noddy também fica em casa desde as 10h da manhã até às 19h... Só com os gatos! Apenas dá um passeio grande de manhã e à noite outro de 1h30 mais ou menos. A diferença nas horas do meu caso para o seu não é muita ;) .

Se fosse comigo, provavelmente arranjava uma gatinha ou um gatinho para fazer companhia à Pantera e fazia 2 animais muito felizes :lol: :lol: !!! Mas dar a Panterinha eu não dava ;)

Ela precisa de tempo, os cães abandonados costumam demorar algum tempo até ganhar toda a confiança do novo dono, a reacção dela é normal, tanto é que ela lhe faz uma grande festa quando chega a casa, é sinal que gosta de si ;)

Só a título de exemplo, o meu marido começou ontem a fazer um curso de formação em que o horário dele é das 15h às 22h. Eu chego a casa às 19h. Quando eu cheguei, entrei, fiz as festinhas todas ao Noddy, o único dentro de casa 8) , e ele sentou-se a olhar para a porta à espera que o meu marido entrásse, durante meia hora :o ... Até que desistiu :roll: ... Tal é o amor que um abandonado tem pela pessoa que o tirou das ruas ;) .

Boa sorte e não desista, vocês, e qui çá, mais um gatinho :oops: , podem ser muito felizes :lol: :lol: ...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta nov 09, 2005 2:40 pm

Os animais abandonados, têm quase sempre essa reacção, sabem que ali não é o espaço deles, e muitas vezes até fogem.

O que é preciso é tempo. Tempo para eles se habituarem à casa , às pessoas, e ao ritmo do novo dono.

Estar consigo é muito melhor que estar na rua, ou com alguém que não a trate bem. Vá lá força! :)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Licinia
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 6:03 pm

quarta nov 09, 2005 6:09 pm

Isto hoje é que foi uma esfrega!

Levar a Pantera pela 2ª vez ao vet custou-me mais que à 1ª! Mas pronto, desta vez ia sozinha, sem ajuda de ninguém... Mas confirma-se aquilo que eu pensava: não gosta muito de andar de carro! Fica muito nervosa, baba-se imenso!

Mas o pior é que penso que a esterilização da Pantera vai ter que ser rápida: ao sair de casa com ela, passei por vizinho meu que ficou muito contente de alguém a ter acolhido, mas apressou-me a informar-me que pensava que ela deverá estar prenhe, pois diz que a viu ser coberta por um cão durante a semana passada, ainda antes de eu a ter recolhido. Por isso, ficou já marcada para dia 7 de Dezembro. Felizmente, não terei que pagar os €149 que custa a cirurgia todos de uma vez. A SPAD facilita e deixa-me pagar com 6 cheques pré-datados, o que é muito bom e motivante.

Foi desparasitada, mas o nervosismo era tanto que acabou por vomitar parte do comprimido lá mesmo em cima da bancada. E o restante penso que também não deve sequer fazer efeito porque acabou por vomitar uma boa parte do seu pequeno-almoço no regresso a casa. Escusado será dizer que o meu carro ficou a cheirar "lindamente"...

O vosso incentivo para que eu fique com ela é exemplar! :D Mas não quero tomar já a minha decisão definitiva. De qualquer modo, pelo menos até ser esterelizada e ter recuperado da esterilização, a Pantera continuará comigo. E vamos ver o que o futuro nos reserva...

Quanto ao amiguinho para ela, sinceramente até já tinha pensado nisso... Tinha particular interesse que fosse um gatito, mas tenho a sensação de que se fosse adulto seria melhor. Pelo menos parece-me que se defenderia melhor no caso de não se darem bem. Isto porque já reparei que a Pantera não faz lá muitos amigos entre os cães: rosna ao caniche anão dos donos do ginásio que fica no rés-do-chão e hoje no hospital veterinário, enquanto esperávamos, rosnou a uma cadelinha pequenina que toda mimosa, lhe veio dar uma lambidinha no focinho.

Mas novamente, adoptar um gatinho que faça companhia à Pantera, apenas no caso de eu efectivamente ficar com ela. O que, diga-se em abono da verdade, me apetece muito! Mas se calhar é melhor deixar passar mais uns dias e ver o que acontece. Talvez esteja a ser precipitada, afinal de contas ela só cá está desde sábado passado.

Bom, de cada vez que escrevo, lá vai um testamento! Desculpem lá!

Um abraço,
Licínia
libre
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 1:46 pm

quarta nov 09, 2005 6:52 pm

Licinia é de louvar a sua atitude!houvesse muito ser humano a ter a sua GRANDE atitude e não ficar indiferente aos problemas.Desde já gostaria de a felicitar por tudo que está a fazer.

Em relação à sua grande dúvida ficar ou não ficar com a Pantera terá de ser sua a última decisão mas não se desmotive pelo facto de ela ter de passar o dia sozinha, está a dar-lhe mais felicidade do que pensa.
Isso que descreveu na sua primeira msg faz parte da personalidade do animal nada tem a ver de não estar a gostar de si mas sim e deve pensar bem nisso que recentemente a Pantera perdeu a sua "familia" que nem vou perder tempo a classificar mas que para ela era a sua única e mais preciosa "familia".

E, como deve entender, custa num cerebro animal de quatro patas entender o porquê da mudança, temos de ser nós a proporcionar-lhe tudo e ainda mais do que eles tinham anteriormente...se me faço entender.

Se realmente não se consegue imaginar sem a sua amiga não exite ela depressa vai sentir que também já não vive sem a sua Amizade!

L.A.
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quarta nov 09, 2005 7:19 pm

Fico muito contente que tenha tirado essa menina da rua!!!!
Vai ver que quanto mais tempo ficar com ela, mais difícil vai ser a separação, e ainda bem para a Pantera porque assim quase de certeza que vai ficar consigo!
Quanto ao tempo que a deixa sózinha, não tem com que se preocupar, pois é simplesmente uma questão de tempo, e vai ver que ela se habitua! Deixe-lhe distracções, como brinquedos, ossos próprios, e um ou outro biscoito,ou então como já foi sugerido um amiguinho de quatro patas, também é uma boa opção! A Pantera de certeza que vai ser bem mais feliz, ficando esse tempo sózinha em casa durante o dia, do que se ficasse na rua entregue à sua própria sorte!
Muita sorte para a Pantera e para a sua nova dona!
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 10, 2005 9:43 am

E prontes... Mais uma...

Já estou a ver:
Tadinha da bebé... não sei se fico com ela...apetece-me tanto ficar com ela...vou esterlizar e tratar do pós operatório...se calhar adopto um gatinho... :p :p Quando der por si já não se vai conseguir separar da menina :D !! Eu fiquei com um por muito menos :roll: :roll: 8)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

quinta nov 10, 2005 9:56 am

libre Escreveu: E, como deve entender, custa num cerebro animal de quatro patas entender o porquê da mudança, temos de ser nós a proporcionar-lhe tudo e ainda mais do que eles tinham anteriormente...se me faço entender.
Se nos colocarmos no lugar de um cérebro de 4 patas se calhar vamos descobrir que a situação é igual para quem tem 2 ou 4 patas. Imaginem perderem na totalidade os vossos pontos de referência, familia, casa, amigos, comida, tudo. Caiem de repente num outro local, pessoas desconhecidas, hábitos completamente diferentes, regras diferentes... Deve ser um sentimento terrivel de digerir.

Por isso, estes animais merecem toda a nossa compreensão, calma, carinho e muito amor. Uma pessoa não sería capaz de recuperar e recomeçar tão depressa como eles são capazes. Não é um cérebro de 4 patas, é sim, um fantastico coração de 4 patas e uma capacidade incrivel de começar de novo, as vezes que forem necessárias.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tucha101
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 5:28 pm

quinta nov 10, 2005 2:40 pm

Olá Licinia,
Parabéns pela sua atitude, tem um grande coração! Mesmo que decida não ficar com a pantera (coisa que não acredito), pelo menos não conseguiu ficar indiferente ao sofrimento dela e isso é raro ver-se!

Quanto ao facto dela fazer-lhe grandes festas, quer esteja fora 10 minutos ou 10 horas, acho normal, pois os cães estão sempre prontos a fazer uma grande festa, sempre prontos a dizer-nos que gostam muito de nós... Ela está a habituar-se à nova casa, novo dono e ainda não se sente segura, dê-lhe tempo e muito carinho ...

Licinia, já viu os lindos gatões que a Spad tem no gatil? Não lhes vai resistir, acredite... o problema vai ser escolher um...

Espero ter o prazer de cruzar-me convosco um dia destes na Spad...

Felicidades
tucha
libre
Membro

quinta nov 10, 2005 2:47 pm

Lumaria não interprete mal a minha frase por favor, eu não quis atribuir nada a nenhum animal não foi essa a intenção mas sim explicar que muito facilmente conseguimos colocar amor a girar novamente nestes amigos de 4 patas.

Apenas isso...

L.A.
LuMaria
Membro Veterano

quinta nov 10, 2005 2:56 pm

libre Escreveu: Lumaria não interprete mal a minha frase por favor, eu não quis atribuir nada a nenhum animal não foi essa a intenção mas sim explicar que muito facilmente conseguimos colocar amor a girar novamente nestes amigos de 4 patas.

Apenas isso...

L.A.
;) Não levei nada a mal. Tento é colocar-me na pele deles para sentir o desespero por que passam.
libre
Membro

quinta nov 10, 2005 3:03 pm

Eu também não lhe disse que tinha levado a mal eu disse "Não interprete mal".

Mal o era se tivesse levado a mal..porquê?

L.A.
Responder

Voltar para “Cães”