GATA COMEÇOU A FAZER XIXI POR TODO O LADO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

terça fev 07, 2006 2:12 pm

Foi para minha casa, há cerca de 3 meses, uma gata com 2 anos e meio.

É uma gata que viveu sózinha (não havia mais bichos) e portava-se bem.
Agora em minha casa faz xixi em todo o lado, nos estofos, nas almofadas, em cima dos móveis de madeira, o outro dia até dentro de um cesto de missangas onde eu punha o porta-chaves, que é um coelhinho de pano. :o :o :o . Ainda pensei que seria só para cima de tecidos, mas não, este fim-de-semana, fez em cima da cómoda do meu quarto e pior, contra a parede, o xixi escorria pela parede.

Era muito brincalhona, agora tornou-se arisca. :( :( :(

Já não sei mais o que fazer, nem como tentar resolver a situação :oops:

Agradeço sugestões.

Um abraço

Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 07, 2006 2:51 pm

Olá Isabel,

Ela está esterilizada?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça fev 07, 2006 3:08 pm

Olá Lu,

Não, não está e eu já pedi à minha afilhada para mandar esterelizar a gata, os meus estão, mas como a Vet, dela, disse que se ela fazia os cios calminhos e a minha afilhada não lhe dava nada, não havia necessidade de o fazer :o :o :o
A minha dificuldade tem sido essa, também não sei se a esterelização vai resolver, por si só, porque sofreu várias alterações no ambiente. Penso que será também a marcar território, não sei :oops: :oops: :oops:

Um abraço
Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 07, 2006 3:20 pm

Pois ela está a marcar território e gato a marcar território é de uma pessoa dar em doida. Pode colocar vinagre nos sitios onde ela faz xixi, mas depois acaba por optar por outros. Ela faz xixi nas suas barbas, ou só quando está sózinha? É que se for quando está sózinha, o melhor é deixá-la fechada com um caixote. Na minha gata, a esterilização resolveu esse problema, se não resolvesse tinha-lhe arrancado a bexiga à dentada :oops:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça fev 07, 2006 4:53 pm

Eu acho que com a esterilização esse problema acaba.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça fev 07, 2006 7:17 pm

Pois Lu, esta menina já teve o descaramento de fazer xixi nas minhas barbas e parece-me que ela o faz, sobretudo, quando estamos em casa.

A minha casa começa a ter aquele tão agradável cheiro "a velha dos gatos" :x :x :x Ando eu a gastar dinheiro em óleos para a casa, em perfumes, para agora isto :evil: :evil: :evil:

Eu não me apetece dar-lhe dentadas, apetece-me "extrafugá-la",(nem sei se isto se escreve assim) mas, como não quero que ela me deteste, vou aguentando, qualquer dia passo-me e é ela e a "mamy" dela, apanham as duas ;) ;) ;)

Vou vêr se consigo convencer a minha afilhada a operá-la, não vai ser fácil :x :x :x E eu que ando cá com uma paciência!!!

Bjnos e obrigada.

Isabel
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

quinta fev 09, 2006 5:39 pm

Que desespero!!!

Sinceramente não faço a mais pequena ideia do que se deve fazer nestas situações!
Mas é uma daquelas coisas que por fofos que sejam, nos dá cabo da paciência! Põe-nos doidos!

Boa sorte.

ulisseia
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

quinta fev 09, 2006 10:01 pm

É realmente um desespero, o meu período de boa vontade, para a conquistar, está-se a esgotar, estou a ficar mesmo zangada, ainda agorinha, voltou a fazer o mesmo, saltou para cima do sofá à minha frente (nas minhas barbas como diz a Lu) e vá de fazer xixi :roll:

Ainda lhe faço umas fraldinhas e prendo-lhas ao pescoço ;) ;) ;) bem ela pode berrar que fica na mesma, de fralda, até aprender ;) ;) ;)

A minha condescendência para com ela e a "mamy" dela está mesmo, mesmo a esgotar-se e se não põe a sua menina na ordem, vamos ter guerra, nesta casa. Porque os meus rafeiritos, esses sim estão bem educados, não fazem nada fora da sua caixa e não nasceram em Cascais, como estou sempre a ouvir em relação a esta negrinha desgraçada, ái, ái, ái que isto vai acabar mal ;)

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 09, 2006 11:45 pm

Os seus gatos aceitam-na bem?
É que pode ser um caso de auto afirmação... ;)

Já foi ao vet ver se haverá problemas urinários...? Ela pode estar a fazer uma cistite nervosa...
Fale com o vet sobre isso pois há medicação para a acalmar.... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

sexta fev 10, 2006 3:02 am

Olá!!

Com a minha gata tambem se passa o mesmo!
Depois de muitas idas ao veterinario e muitos exames e mais uma data de coisas, chegou-se á conclusão que a minha miaua faz o xixi(só!) fora do wc porque anda meio deprimida!!
Vou começar um tratamento com uns comprimidos que sao adequados a este tipo de comportamento, ou seja, a «combater» os maus habitos sejam eles quais forem, que o animal adquiriu durante um periodo de ausencia, separaçao do dono e/ou depressao.
Ainda não comecei mas ja ando a pedir a todos os anjinhos para que resulte ;) é que já há mais de um ano que não sei o que é não ter que limpar xixi do chao todos os dias...
Fica o meu testemunho e quando eu tiver mais novidades acerca do tratamento venho aqui postar ( na esperança que sejam as melhores...)

Vanessa
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta fev 10, 2006 10:30 am

Bom Dia,

Leo, os meus gatos aceitaram-na bem, ela é que lhes batia e soprava que nem uma louca, hoje o panorama é este: com o Pierre já brincam, de vez em quando, a pequenina Susie é que se fartou e agora responde ou, até provoca as situações, é engraçadissimo, a Susie está deitada, muito quieta, de repente a Maria Gaspar passa e leva com cada corrida :lol: :lol: e a Susie também se armou em defensora do irmão que é quase o dobro do tamanho dela :p mas o Pierre tem sido um cavalheiro, com muita paciência tem conquistado a fera. ;)
Mas Leo deixou-me preocupada com a possibilidade da cistite nervosa, eu penso que não, que será só uma tentativa de auto-afirmação, mas como tenho que ir hoje à Vet com a Susie, que me desenvolveu uma mastite e já está em tratamento há dias, aproveito e falo desta situação e logo vejo o que ela aconselha.

Obrigada

Isabel
sofia_s
Registado: segunda jul 14, 2003 5:53 pm

sexta fev 10, 2006 6:24 pm

Olá, ISABELLYZGIROU

Eu tenho uma gatinha com um ano e meio e sempre se portou bem nos assuntos de higiene, mas, não há muito tempo, começou a fazer xixi na caminha dela, no puff da sala... Era uma porcaria.
E parecia que o fazia apenas quando chegávamos a casa.

Ralhávamos com ela para perceber que estava a fazer mal, mas, sinceramente, não parecia estar a desafiar-nos.

Às vezes, temos que ser um bocadinho "profilers" dos nossos bichos e olhar com atenção para a "cara" que fazem e os olhares que nos dirigem quando fazem maldades. Por exemplo, quando a minha gata arranha o sofá, fá-lo sempre com aquele olharzinho de "estou a fazer maldades e não me consegues apanhar"...

De uma das vezes em que a apanhei em flagrante no puff (estava naquela posição "esticada" que os gatinhos adoptam antes de fazerem o seu xixi), pareceu-me que estava desesperada e até envergonhada (a sério!).

Acabei por perceber que o problema era MEU!

Tinha-lhe comprado, recentemente, uma caixinha tapada (daquelas que têm uma portinha) e não percebi que ficava ao sol durante o dia. No fim-de-semana, como passei o dia em casa, é que vi que dentro da caixinha estava um calor insuportável! A gatinha não conseguia simplesmente estar lá dentro.
Por outro lado, reparei que não se entendia muito bem com a porta - demorava imenso tempo até conseguir entrar (cheguei a ajudá-la, pensando que, com o tempo, se habituaria).

Naturalmente, mudei a caixinha para um sítio fora do alcance do sol e retirei a porta (a caixa não perde o efeito por isso).
Bom, ela adorou! Entrava e saía da caixa vezes sem conta, ficava lá dentro a olhar cá para fora... Foi um alívio para ela (mais do que para nós).
Nunca mais fez xixi noutros sítios.

Permita-me esta sugestão. Observe-a para perceber se é desafio ou se, por outro lado, é outra coisa que lhe está a "passar pela cabeça". Pode não estar, simplesmente, "satisfeita" com o sítio que lhe reservou para as suas necessidades.
Não percebi se tem outros animais. Também podem ser ciúmes e ela pode estar só a chamar a sua atenção - nesse caso, mime-a muito para perceber que também é da casa.

Bom, não sei se ajudei. São só conselhos amadores.
Espero que tudo se resolva.

Um beijo
Sofia Martinho
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta fev 10, 2006 6:47 pm

Olá Sofia, obrigada pelas sugestões.

Se verificar na minha assinatura estão os meus dois gatos, os gémeos, Susie a mais clarinha e o Pierre, o meu rapagão (têm 10 meses e 2 semanas). Esta gata a que me refiro é da minha afilhada, como disse acima, tem 2,5 anos, veio cá para casa no início de Dezembro, tenho, como não podia deixar de ser, mais cuidados com ela do que com os meus, para lhe atenuar ao máximo o sofrimento da mudança. :o

Já vem, de vez em quando, para o meu colo, já aparece com os meus gatosos à porta, quando chego a casa, faço mimos aos três, converso muito com ela e claro que compreendo que levará tempo até conseguir que ela volte a ser a gata amorosa que era e tenho que tentar substituir o mais possível a "mamy" dela, porque a minha afilhada por motivos profissionais chega muito tarde a casa e já muito cansada, pouco tempo lhe pode dedicar e a gata estava habituada a grandes brincadeiras e muitos mimos que agora não tem recebido, faz-me muita pena, ela e a minha afilhada que sofre com toda esta situação, mas a minha afilhada como é uma granda "maluca" e muito alegre, brincava com a gata de uma forma que eu não faço.

Tudo isto tem contribuído para o que se está a passar e ainda o não ser esterilizada.

Eu quando faço ameaças de que "desanco" as duas, claro que estou a brincar :p :p Mas, que não é fácil não é.

Um abraço
Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 10, 2006 7:56 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu: Mas, que não é fácil não é.
Não é fácil, não!
Eu tive um problema desses com um sofá novo que comprei para a cave. Ora, como foi para um local onde anteriormente estava um baú que elas adoravam estar deitadas nele, uma das gatas começou por urinar no sofá. Bem... passei-me porque nem sequer sabia qual delas o andava a fazer...? :roll:
Até que um belo dia foi mesmo nas minhas barbas que a Siamesa o fez. Afinal era a sacrista...!
Não tive outro remédio senão voltar a lavar o dito sofá e dei-o a uns Romenos.
Foi remédio Santo. Nunca mais a gata urinou fora ou em cima de alguma coisa! (minto! De vez em quando vai urinar dentro da banheira e ou :roll: ou do lavatório :evil: )

Enfim...gatices ;) :lol:

Mas não deixe de a levar ao vet ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado fev 11, 2006 12:23 pm

Bom dia.

Leo já falei com a Vet e, claro, a gata terá que ser operada, também muito a correr já falei com a minha afilhada, este fim-de-semana espero conseguirmos ter uma conversa mais a sério e com alguma calma.

Aqui em casa, com a Inês, é sempre tudo a correr. Quero mostrar-lhe que tenho tido os cuidados necessários para não ter grandes problemas com os meus gatos e mesmo assim, as coisas não correram nada bem em relação à Susie. Eu sei que sou muito "chata" com a casa, gosto de tudo em ordem, limpo, arrumado e não suporto maus cheiros. :x

Eu sei muito bem, que quem tem animais tem que pôr o "coração ao largo" com algumas coisas, tenho tido animais quase toda a minha vida, mas também não estou disposta a abdicar do meu conforto.

Não deixo de ter a casa arranjada como gosto, por causa dos bichos, se estragarem, ou partirem, substituo, o máximo que faço é manter as portas de algumas divisões fechadas, quando não estou em casa.

Mas, quem tem gatos, também sabe que eles sobem para todo o lado mas também conseguem passar por entre as coisas, sem as partir, raramente os meus gatos, estes e a minha velhinha que morreu, me partiram alguma peça. Os sofás e os tapetes é que o pior. Mas a gata da minha afilhada tem feito algumas descobertas que me deixam atónita, ela quase que trepa pelas paredes, a melhor até hoje foi ter conseguido pendurar-se numa tapeçaria de parede :o eu ía tendo um colapso, levei dois anos a criar e executar esta tapeçaria, confesso que tenho um certo orgulho porque a acho linda e me deu muito trabalho, aí apeteceu-me mesmo esganá-la.

Desde o final do ano passado, que tenho estado a passar por um período menos bom da minha vida e daí, talvez a minha falta de paciência para ultrapassar toda esta situação, às vezes necessito de ir buscar todas as minhas reservas de auto-controlo, para não explodir ;)

Vamos vêr se consigo "levar a água ao moínho" sem perder a calma.

Desculpem o desabafo, obrigada pelas sugestões.

Um abraço
Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”