Rottweiler - Help

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta out 23, 2002 6:02 pm

Olá,

Precisava de uma ajudinha. Eu vou adquirir um(a) Rottweiler e, como não é uma raça que conheço em profundidade, gostava de saber que cuidado devo ter em relação à sua educação. Pelo que sei (e desculpem a ignorancia), o rott é um cão muito territorialista. neste momento tenho dois cocker spaniel, como tal, as coisas básicas sobre cães sei. Eu precisava de saber se tenho de ser muito dura com o cão, ou o que devo fazer.

Obrigada desde já,

Sandra
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 23, 2002 6:52 pm

Há aqui elementos do fórum de lhe darão a informação que precisa, mas você está preparada para ter um rottweiler? Qualquer cão de grande porte necessita de treino. Não me refiro própriamente a uma escola. Bastará um dono que perceba do assunto. O convivio com os cockers será bom, mas repare que para além do treino, um rottweiler precisa de exercicio, e para isso é preciso tempo.
É que ter um rottweiler sem ter conhecimento sobre a raça não sei se será bom. E não me refiro a um rottweiler por ser um cão dessa raça, mas sim por ser um cão de raça grande.

Mas como lhe disse, aguarde pelas respostas de alguns elementos que têm rottweilers.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta out 23, 2002 9:41 pm

Olá Linda!!
Tal como referiu o Kroz, melhor do que ninguém do que alguns membros deste fórum que possuem rotweillers para lhe darem essa informação.
Eu apesar de não possuir nenhum, posso-lhe dar algum contributo, pois tenho um Dogue Alemão.
Na realidade a educação dos cães de raça grande difere um pouco da dos cães de raça pequena, pois temos que ser mais rígidos em determinadas alturas, devido ao tamanho e à força que eles possuem.
Eu nunca tinha tido um cão desta raça e realmente a educação que dou d ao Òscaar é um poudo diferente da que dei ao Luso e à Luna.
Não se deve utilizar a violência obviamente, mas habituá-los desde pequenos a respeitarem os donos e a obedecerem às nossas ordens.
Há sempre uma altura em que eles tentam medir forças connosco e aí é necessário mostrar quem é que manda.
Eu lembro-me que o Oscaar, quando tinha três meses apanhou a mania de nos rosnar quando lhe ralhávamos e foi um pouco complicado pois tivemos que ser um mais rígidos nessa altura.
O que é certo é que nunca mais voltou a fazer.
Se o for habituando desde pequenino a obedecer-lhe e a respeitá-la, com muita calma e paciência (muita mesmo), juntamente com muitos mimos, vai ver que não terá problemas, apesar de também depender muito do temperamento do seu cão.
Nunca se esqueça é que é muito complicado possuir um cão de grande porte que seja desobediente.
Muitas felicidades para o seu novo cachorro e que corra tudo pelo melhor.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta out 24, 2002 10:36 am

Ola Linda
O Rottweiler não é uma raça de cão para toda a gente.Isto porque o Rott tem uma personalidade muito marcante em termos de dominância.Se quiser , e de uma forma simplista , o raciocínio do Rott é muito linear e que pode-se traduzir como " ou mandas tu ou mando eu ". Significa pois que o Rott testa continuamente os donos e estes terão que denotar a firmeza necessária na educação do cão afim de evidenciar ao cão qual o seu lugar na hierarquia.
No caso do Rott o treino em obediência não é opção é imprescindível.Não nos devemos esquecer que o cachorrinho agora muito engraçado ,se irá transformar num cão maciço e robusto com um peso próximo dos 50 kg sendo macho. É um cão com uma personalidade um pouco independente todavia ,não é de modo algum cão para se deixar no quintal abandonado sem o contacto com os donos.Aprende fácilmente mas tem um elevado grau de teimosia o que implica muita paciência no seu treino.Há que equacionar se em caso de necessidade o dono tem força para aguentar um Rott adulto pois essa circunstancia pode vir a ser precisa. É desconfiado com estranhos todavia ,desde que treinado aceita os estranhos caso os donos também os aceitem porém ficará sempre desconfiado ( é uma raça de guarda ).
O Rott é um excelente guarda e ladra pouco .
No seu caso vai notar uma diferença muito grande em relação aos cockers.Provavelmente o Rott vai ser o dominante da matilha o que poderá acarretar algumas quesílias de definição da hierarquia com os seus cães actuais.Porém não tenha dúvidas que o Rott se vai impor ou a bem ou a mal.Terá que estar preparada para isso.
Em termos de saúde o Rott é uma raça relativamente saudável mas é preciso muita atenção relativamente á displasia.
Normalmente não aconselho a pessoas que não têm experiência com cães médios/grandes e nomeadamente de guarda a aquisição de Rotts já que há outro tipo de raças de cães de guarda com personalidade menos dominante não exigindo tanto uma personalidade forte dos donos.Todavia se está mesmo decidida prepare-se para dedicar muito tempo ao cão pois não é de todo desejável vir a ter um Rott adulto não obediente e com comportamento instável.Já chega de problemas com Rotts derivados de inexperiência ou negligência dos donos.
Aconselho vivamente a ler o máximo possível sobre a raça ( existem muitos artigos disponíveis na internet e livros nas livrarias ) falando com outros donos de Rotts ou com criadores antes de ter o seu cão. Após isso poderá fazer um juízo se realmente o Rott é uma raça para si.
Estarei á disposição no caso de precisar de mais informações.
Saudações
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quinta out 24, 2002 10:40 am

Viva,

Não é bom adiquirir um cão de determinada raça, sem conhecer o mais possivel sobre a mesma. Todas as raças tem caracteristicas e necessidades próprias. Será bom conhecê-las, afim de garantir que são compativeis com a nossa vida do dia-a-dia. O Rottweiler, não é excepção, pelo contrário.

Espero que não tenha optado pelo Rottweiler, apenas pela sua beleza. Esta, sempre discutivel, não deve ser unica e exclusivamente o motivo da opção. Quando se junta o util ao agradável, optimo.

O Rottweiler, ao contrario do que muitas pessoas pensam ou querem fazer crer, é um excelente cão de companhia e de familia. É um cão que necessita de se sentir como parte integrante da familia, o que obriga a disponibilidade de tempo e tolerancia. Entenda-se como tolerancia, permitir que o cão nos acompanhe na maior parte do tempo, quer dentro ou fora de casa.

Não é o tipo de cão que queira crescer sozinho num quintal (mesmo que solto), sem qualquer orientação. Se tal acontecer, ele irá tentar impôr as suas leis: Ninguem me comanda, comando eu. Esta situação, jamais pode acontecer.

O Rottweiler é um cão que necessita de um dono dedicado e com alguns conhecimentos sobre comportamento canino. Este irá facilitar, a educação e a sociabilização do cão. Sobre estes dois ultimos aspectos, há que recair (durante os primeiros dois anos e meio), uma discipilina e rigor muito grandes.

A possibilidade de ter que recorrer a uma escola de adestramento canino, deverá ser considerada.

Em termos de saude, embora sensivel na fase de crescimento (requer alguns cuidados), é um cão que não traz problemas de maior. Esta situação, é verdeira, se as origens do cão forem de confiança. Certificados de Displasia da Anca/Cotovelo dos progenitores, devem ser exigidos ao criador. Embora, como em tudo na vida, também é preciso uma boa dose de sorte.

Os custos com o veterinário e com uma alimentação de qualidade devem ser considerados.

Sendo integrado desde cachorro com outros animais e com a devida orientação, não lhe irá trazer problemas de maior.

Fico desde já à disposição para qualquer esclarecimento adicional, aconselhando no entanto, a consulta dos seguintes sites:

www.rottpt.net
www.amigodorottweiler.com (Ver tópicos: Será o cão que procura?,Perguntas frequentes,Cachorro)
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quinta out 24, 2002 1:09 pm

Olá Linda76,

Creio que os meus colegas do fórum já responderam com exactidão e objectividade à maior parte das questões que eventualmente poderia ter em relação à aquisição de um Rottweiler, e mais importante aínda, do porquê de um Rottweiler.

Só queria com este post acrescentar um pequeno promenor... a escolha do cachorro. Se por acaso entender que é mesmo um Rottweiler que quer, adquira-o a um criador de renome ou pelo menos registado no CPC, e não vá pelos low-prices que por aí há, ou poderá mais tarde poderá vir a ter dissabores. Na escolha do cachorro, devido à sua falta de exeperiência procure o menos dominante. Há uma série de testes que podem ser feitos para determinar o grau de dominância de um cachorro, se quiser fazer um deles pode seguir o seguinte link: http://www.pet.vet.br/teste.html

Tire as suas elacções.

Boa sorte,
Nokio.
Responder

Voltar para “Cães”