Ajuda Para Começar!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
BrunoA
Registado: sábado mar 04, 2006 11:25 pm

domingo mar 05, 2006 12:51 am

Boas!

Estou a tentar começar neste hobby e preciso de um pouco de ajuda...
Ainda não comprei o meu aquario e preciso de um pouco de ajuda a decidir, depois de correr varias lojas aqui perto de casa tinha decidido comprar um aquario com capacidade cerca de 90 L. Aquario este que vinha com um filtro de fundo e um filtro tipo de uma caixa na parte de dentro do aquario onde se punham as materias filtramtes e a agua circulava num pequeno "s".

Tudo estava decidido até me deslocar a uma loja mais conhecida e alguem que percebe do assunto ou apenas queria vender, não sei, me fez ver as coisas de outra maneira...

Pelo mesmo preço mais coisa menos coisa optar por um aquario de 54 L da WaterHome (segundo o homem uma boa marca...) com um filtro cascata da AquaClear (AquaClear 20 Power Filter).
Que mais tarde seria muito util se comprasse um aquario maior e seria um bom conjunto, muito superior em termos de qualidade ao primeiro.

Gostaria de saber por qual opção voces seguiriam...

Outra questão que gostaria de colocar seria sobre os peixes a aquirir.
Sempre gostei dos peixes pekeninos e com cores giras, tipo guppies e neons, e quando cheguei a essa loja e olhando para o aquario mais pekeno e falta de experiencia o homem aconselhou olhar para os ciclideos africanos por serem mais resistentes, dentro dos ciclideos africanos gostaria de saber quais as especies que aconselham e que tambem sejam pekenas(se possivel)...

Obrigado pela atenção!
tiagobarreira
Membro Júnior
Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am

domingo mar 05, 2006 11:08 am

Ola.

Pelo que sei, e pelo que se diz quanto maior o aquario mais facil é a sua manutençao. Porque? Dou sempre este exemplo mesmo que possa nao estar totalmente correcto.... imagina uma gota de veneno em 10L e essa mesma gota em 100L... onde ficaria mais concentrada? agora imagina doenças e outras coisa más para os peixes....
Por isso se eu fosse a ti e se pudesses optava pelo aquario de 90L em vez do de 54L suponho que tenha a volta de 57 a 60cm de comprimento. ja agora diz o preço que o senhor te quer vender o de 54L.
Em relaçao ao filtro do aquario de 90 litros nao uses o filtro de fundo... se é o tal com placas de plastico que metes no fundo e com uma bomba de ar.... a sujidade fica toda no fundo... e é horrivel. é o filtro mais barato que existe foi bom noutros tempo mas agora os filtros internos e externos sao os melhorzinhos. Por isso se o filtro interno que vem com ele tiver capacidade filtrante ai de 400L/hora parece-me que seja bom porque acho que um filtro deve ter 4x a capacidade por hora da litragem do aquario ou seja 90X4=360 logo 400L é capaz de ser bom.
:arrow: Agora em relaçao aos peixes. guppies, neons, espadas, mollys sao peixes faceis de cuidar e tirando os neons com os outros consegues fazer reproduçao visto que sao peixes.... que tao sempre no activo (se me faço entender) eu por exemplo no meu aquario agora tenho guppies e neons e tenho 4 femeas pequenas de guppie e ja tao gravidas... (4 femeas e 2 machos).
:arrow: Depois deves sempre comprar peixes para a ajuda de limpeza do aquario. Ottos e Corys ou seja chegas a loja e pedes Limpa vidros e Limpa fundos. Basta 2 de cada.
:arrow: Compra entao o aquario que gostares mais e depois passas a fase seguinte que é o layout.Gostavas de ter um plantado, diga-se um aquario cheio de plantas a retratar o espaço onde os teus peixes vivem, onde os alevins (filhotes) se possam esconder sem serem comidos, onde os peixes mais timidos podem arranjar um esconderijo... ou preferes um aquario simples com umas pedritas?
No meu gosto pessoal é os plantados....
Caso escolhas um plantado tens que ter em atençao estes aspectos
:arrow: Substracto do aquario
:arrow: iluminaçao
:arrow: Dioxido de carbono (estes podes ser tu a fazer)

Caso queiras ir pelo plantado depois avisa que eu escrevo o que necessitas

Depois de feito o layout e plantares as plantas (imaginando que fazes um plantado)
Deves encher o aquario e ligar o filtro e o termoestado e deixar o aquario ciclar durante 2 semanas pelo menos ou se colocares bacterias nitrificantes podes ser mais rapida a colocaçao dos primeiros habitantes.
O que é ciclar? é o periodo em que se começam a formar as primeiras bacterias no filtro e no proprio solo do aquario. Isto tudo serve para melhorar a qualidade da agua pois estas bacterias decompoem os restos de comida e os dejectos dos peixes em compostos inofensivos para estes. sao sem duvida muito importantes e passares esta fase do ciclo é estares a arriscar a vida dos peixes.

:arrow::arrow: Resumindo

:arrow: Se puderes compra o aquario maior caso gostes dele
:arrow:Escolhe que layout queres fazer (plantado entre outros)
:arrow:Escolhe os peixes que queres, tem em atençao que cada peixe tem condiçoes diferentes em termos de Ph, por exemplo os guppies sao ph 7.2 +- e os neons sao 6.5+- e como sao mto resistentes a estas variaçoes podes meter as 2 especies no mesmo aquario
:arrow:e o mais importante de tudo nao tenhas pressa, este hobbie é para pessoas com tempo e dedicaçao ao aquario, se nao tens... sinceramente acho que nao vale muito a pena.

Boa sorte

Qualquer coisa avisa ou podes sempre adicionar ao msn

Cumprimentos

Tiago Barreira
Responder

Voltar para “Peixes”